segunda-feira, janeiro 17, 2022

BOLO DE CHOCOLATE MOLHADÃO [BOLO DO MEU ANIVERSÁRIO]

 




Dia 15 de Janeiro, foi o meu aniversário. Fiz 63 anos, mais um ano para eu agradecer aos meus saudosos pais, por me deixarem nascer e escolhe-los para serem os meus pais. Quem me segue sabe que gosto de acrescentar anos à idade, mas nunca festejar, sei que é um contra senso, mas quem sou eu para ser tudo direitinho como manda a vida😂 Agora o bolo, há pessoal que gosta de bolos simples para festejar os aniversários, no meu caso, adoro sempre escolher algo de especial para o dia seja meu ou o dos filhos. A simplicidade deixo para os outros dias do ano😎 Esta receita saltou da Dulce, uma jovem que adoro, ou seja ela sabe mesmo. Enfeitar? Já foi ao meu gosto, apesar que ando sem apetites de grandes enfeites.😇

P.S. Produções fotográficas? Peço desculpas, mas não estou nem aí, estou no momento, aproveitar o dito, com quem mais amo: filhos❤❤


Cobertura mousse:

-575 g de chocolate amargo (3 xícaras) 
-240 ml de creme de leite (1 xícara) 
-30 g de mel (4 colheres de chá) 
-200 g de manteiga (14 colheres de chá) 
-30 g de açúcar de confeiteiro (¼ xícara) 
-1 pitada de sal 

Bolo molhadão 
-200 g de manteiga + para untar (14 colheres de sopa) 
-340 g de chocolate amargo (1 ¾ xícara + 2 colheres) 
-450 g de iogurte (1 ¾ xícara + 1 colher de sopa) 
-25 g de cacau em pó (¼ xícara) + para untar 
-45 ml de água fervente (3 colheres de sopa) 
-300 g de açúcar (1 ½ xícara) (usei 200 g de açúcar amarelo)
-6 ovos 
-250 g de farinha (2 xícaras) 
-10 g de fermento (2 ¼ colheres de chá) 
-10 g de bicarbonato de sódio (2 ¼ colheres de chá) 
-1 pitada de sal 

Mousse:

 Em uma vasilha de vidro ou cerâmica, derreta o chocolate em banho-maria. Retire do fogo e reserve 

2 Em uma panela adicione o creme de leite e o mel e em fogo alto cozinhe até levantar fervura. Assim que ferver, tire do fogo e misture com o chocolate derretido. Mexa com uma espátula para emulsificar e deixe esfriar em temperatura ambiente. 

3 Em uma vasilha bata com um fouet a manteiga, o açúcar de confeiteiro e o sal até ficar um creme fofo esbranquiçado. 

4 Com o creme de chocolate já frio, misture na manteiga batida e mexa para incorporar. 5 Deixe descansar em temperatura ambiente por 2-3 horas, até que a cobertura fique com uma consistência firme porém fácil de ser espalhada. 

Bolo 

1 Preaqueça o forno a 180°C. Unte as duas formas de 17 cm com manteiga e polvilhe com cacau em pó ou apenas uma forma de 23cm 

2 Em uma vasilha de vidro ou de cerâmica, derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Retire a panela do fogo e misture com o iogurte. Reserve. 

3 Em uma outra vasilha, misture o cacau em pó com 3 colheres de sopa de água fervente. Adicione na mistura de chocolate derretido e mexa. 

4 Em uma terceira vasilha (haja louça pra lavar), bata os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adicione na mistura de chocolate e mexa. 

5 Adicione a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal e com uma espátula mexa apenas até incorporar na massa. 

6 Despeje a massa nas formas e asse o bolo na prateleira do meio por 35 minutos ou até que o palito saia limpo do centro do bolo 

Montagem 

1 Assim que os bolos estiverem frios, desenforme virando-os de ponta cabeça e com uma faca de serra corte o topo de do bolo para deixa-lo reto. Corte os bolos ao meio na horizontal. 

2 Coloque uma das metades do primeiro bolo no prato de sua preferência e cubra com uma generosa camada de recheio. Coloque uma fatia de bolo por cima e repita o processo com o restante dos bolos e cobertura. 

3 Leve para congelar por 15 minutos para ficar firme. 

4 Retire o bolo do congelador e com uma espátula offset espalhe o restante da cobertura no exterior do bolo. 

5 Sirva em temperatura ambiente.

Avaliação: B-R-U-T-A-L

Estou no Instagram e Facebook aqui!