sexta-feira, janeiro 14, 2022

PUDIM DE LEITE À ANTIGA DA ISABEL TERESA

 



A receita deste pudim, saiu dos meus livros👉 Cozinha Regional Portuguesa de Maria Odette Cortes Valente. Uns livros que nunca engana, já os tenho desde 1987, e como eu muito já escrevi por aqui no blog, livros de culinária? Já não compro há muito tempo, e penso que não vou voltar a comprar. Tenho as Bíblias, para quê encher mais com livros, que no fim e principio, é sempre mais do mesmo, de onde saiu as ideias ou receitas todos sabemos de onde, só não sabe quem não quer ver.😎


Ingredientes:

-350 g de açúcar (utilizei 200 g de açúcar)

-18 gemas

-0,5 l de leite

-150 g de açúcar para queimar (caramelo)

Coloquei o açúcar numa tigela, juntei as gemas passadas por um passador de rede. Envolvi muito bem a mistura, sem bater, depois adicionei o leite e envolvi. Deitei a mistura na forma barrada com o caramelo e levei ao forno em banho-maria a 180ºC, durante 40 minutos. Desenformar depois de frio. A simplicidade no seu melhor. Um pudim Magistral.

Nota: Utilizei só 200 g de açúcar, mas podem utilizar as 350 g, eu achei mais que suficiente, não esquecer o açúcar do caramelo.


Estou no Instagram e Facebook aqui