sexta-feira, março 25, 2022

CHAMUÇAS DE FRANGO

 



Chamuças já não fazia há bastante tempo, tinha um resto de massa filo, e um resto de frango assado, resolvi o problema. Que boas ficaram, vamos ver como fiz. No final da receita está uma foto que retirei da net, para perceberem como se embrulha as chamuças, claro que a foto só interessa, a quem não sabe.


Ingredientes:

-frango picado (utilizei restos de frango assado, sem ossos e peles)

-1 c. de sopa de farinha

-50 ml de leite de coco

-manteiga sem sal 

-4 folhas de massa filo refrigerada 

-1 c. de sopa cheia de gram masala 

-1 c. de chá de caril 

-1 c. de chá de açafrão 

-azeite virgem 

-1 cebola media 

-1 dente de alho

-sal marinho q.b. 

-1 c. de café de pimenta cayena (usem o picante ao vosso gosto) 


 Numa frigideira grande coloquei a cebola, o dente de alho e azeite e sempre em lume brando deixei murchar a cebola, nessa altura juntei o frango e envolvi muito bem, deixei cozinhar em lume brando. Adicionei gram masala, caril, açafrão, pimenta cayena e temperei com sal, juntei a farinha misturada com o leite de coco e envolvi tudo, e deixei cozinhar sempre em lume brando com a frigideira tapada, ao fim de 10 minutos destapei a frigideira, rectifiquei temperos e deixei harmonizar sabores sempre a mexer foi o tempo de secar a mistura dos ingredientes. Quando se faz as chamuças o recheio não pode ter molho. Depois cortei umas tiras de massa filo, que as pincelei com manteiga derretida, rechear embrulhar e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, para finalizar pincelei as chamuças com manteiga derretida. Levei o tabuleiro a forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de alourar o que foi rápido. Depois coloquei as chamuças numa travessa com papel de cozinha para absorver qualquer gordura o que até era inexistente.


Estou no Instagram e Facebook aqui! 


 "Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas, depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o."  

(Buda)