segunda-feira, dezembro 12, 2022

BOLO DE COCO DE MEDA

 





Ao estar a ler o meu livro de 👉Maria Odette Cortes Valente "Cozinha Regional Portuguesa", sim, eu sou dessas mulheres que leem os livros de culinária, não me fico só pela consulta do mesmo. Achei engraçado o nome deste bolo, pois é da zona de Meda, uma Cidade que não conheço mas que desde criança sempre ouvi falar, pois a minha avó materna era de Meda. Veio muito nova para Lisboa, onde se casou e teve os 3 filhos, nunca soube se alguma vez, voltou à sua Cidade, hoje é rápido irmos de um lado para o outro, mas há mais de 100 anos, parece que se estava a mudar de País. Por esse motivo (nome) resolvi fazer este bolo que não me arrependi. Ficou brutal (termo do meu filho há muitos anos). Um bolo húmido.


Ingredientes:

-4 ovos (os meus eram grandes total 240 g)

- manteiga (o peso dos ovos)

-açúcar o peso dos ovos (utilizei 160 g de açúcar amarelo)

-farinha (o peso dos ovos)

-60 g de coco

-1 dl de leite

Batem-se as gemas com o açúcar até engrossarem. Junta-se a manteiga e em seguida, o leite com o coco, alternando com a farinha: por fim, as claras em castelo bem firme, só a envolver. Vai ao forno a 180ºC, em forma untada e redonda. Quando cozido e ainda quente, rega-se com 2 dl de leite (mal medidos) com açúcar ao paladar, e polvilha-se com coco ralado.

Nota: eu aqueci o leite para regar o bolo e utilizei 1 c. de sopa de açúcar, envolvi bem no leite quente para derreter o açúcar. Utilizei uma forma de 22 cm.


Estou no Instagram e Facebook aqui!

"A esperança tem asas. Faz a alma voar. Canta a melodia mesmo 
sem saber a letra. E nunca 
desiste. Nunca." 

(Emily Dickinson)