segunda-feira, dezembro 05, 2022

FRANGO ASSADO NO FORNO COM ESPECIARIAS

 


Tinha comprado um frango do campo (já sabem o que eu penso do mesmo.😎 Para mim frango do campo são aqueles que andam ao ar livre a picar no chão, e não estes que são criados em aviários 5 ***** e vendidos nas grandes superficies. O preço é obsceno, e cozinham tão rápido como os criados em aviários normais.😇) Mas pronto eu compro. Era para fazer guisado com massa, mas resolvi fazer assado, o bichinho até chegar a casa, a Isabel resolve dar lhe as voltas.😂 Vamos ver como fiz.


Ingredientes:

- 1 frango do campo limpo e cortado em bocados generosos

-1 c. de chá de curcuma

-1 c. de café de  colorau fumado

-1 c. de café de 35 especiarias

-sal marinho q.b.

-pimenta preta moída na altura q.b.

- 100 ml de azeite virgem 

-60 ml de vinho branco

Num tabuleiro de barro coloquei o frango espalhado e salpiquei com sal marinho, e reservei. Numa tigela coloquei as especiarias e azeite, e envolvi bem, deitei o preparado por cima do frango, e polvilhei com a pimenta preta. Reguei com o vinho branco, e levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC, ao fim de 20 minutos virei o frango. Voltei a virar com a pele para cima ao fim de 15 minutos só para alourar e tostar a pele. Servi com puré de batata e esparregado.

Nota: Peço desculpas de não haver fotos do empratamento, mas como já muito escrevi aqui, a minha vontade é nula para o fazer. Sobre as especiarias (35) trouxe da minha 👉viagem a Marrakech. 

P.S. 35 especiarias, é uma mistura que leva uma quantidade das ditas, inclui canela, cominhos, cardamomo, gengibre, açafrão, anis estrelado, noz-moscada, sementes de coentro etc...mas podem comprar em Portugal Ras el Hanout que que é uma mistura de especiarias, no Continente, Auchan ou Celeiro, onde já vi.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Tem gente que Deus coloca na nossa vida só pra nos dar paz. Que nos empurra pro melhor de nós, que nos guia pro caminho do bem. Gente que é sorriso em dia feio, que é suporte quando parece faltar chão. Tem gente que pensa e repensa jeitos de nos fazer bem, que se preocupa e demonstra. Gente que é abraço, mesmo de longe, e a certeza que tudo vai dar certo. Que empresta coração pra gente morar, que planta pensamentos bonitos nos dias da gente. E reforça nossa fé no ser humano! Gente que merece o que de mais bonito a vida tem a oferecer... A esse tipo de gente: amor, oração e gratidão eterna."🙏

 (Desconhecido)