segunda-feira, fevereiro 27, 2023

BRASILEIRAS

 


Estes bolinhos a receita saltou do meu livro👉 As 100 mais famosas Sobremesas do Mundo. Andava já há muito para fazer estes bolinhos, chegou a altura. Uns bolinhos que comprei o coco e ralei o próprio.

Nota: Comprei o coco no Aldi, está no frigorífico e tem uma palinha, está com um corte ao meio, para mim muito mais facil para abrir. Comprei 2. Um pouco mais caro, mas compensa no final, o trabalho para abrir é nulo.

"O seu refrescante aroma a coco é verdadeiramente único, não sendo possível comparar as «brasileiras» com os bolinhos de coco confeccionados com coco seco."


Como não podia deixar de ser, a preparação destes bolinhos de gema de ovo exige bastante trabalho, porque o segredo do seu sabor delicioso reside na polpa acabada de ralar. Uma vez retirada a polpa, é necessário eliminar a dura pele interior com uma faca afiada ou descascador de legumes. Somente então poderá começar a ralar a polpa branca e carnuda do coco.

Ingredientes:

-2,5 dl de água

-400 g de açúcar 

-8 gemas de ovo

-20 g de farinha

-400 g de polpa de coco acabada de ralar

-polpa ralada de 1 vagem de baunilha

Com o açúcar e água, obterá um glacé de açúcar para a massa. Ferva-os num tacho destapado, até obter uns fios finos, ou seja a calda tem de ferver o tempo necessário até obter uma gota que caia em água gelada possa ser estendida como um fio entre o polegar e o indicador. Misture bem os ovos ligeiramente batidos e a farinha. Adicione 2 c. de sopa da calda açúcarada ainda quente. Não deixando nunca de mexer, junte esta mistura à calda. Leve de novo ao lume e mexa energicamente para envolver bem. Retire o tacho do lume e junte a polpa de coco e baunilha, leve de novo ao lume e mexa enérgicamente, até a mistura se começar a soltar das paredes e fundo do tacho. Nessa altura retire o tacho do lume e deixe arrefecer. Com as mãos, molde a massa em porções pequenas formando bolinhas pequenas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC em tabuleiros forrados com papel-vegetal a cozer durante 15 a 20 minutos, no meu forno levou 12 minutos


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." 

(Confúcio)