segunda-feira, setembro 04, 2023

COMPOTA DE ALPERCE

 


Olá, estou de volta, estive ausente no blog e desta vez nem avisei que o ia fazer. Peço desculpas aos meus seguidores, mas não foi uma atitude pensada e sim necessária, ando cansada do mesmo, mas depois tenho tanto carinho em forma de (mensagens) que não sou capaz de abandonar de vez o meu caderno de receitas para os meus filhos (o meu blog). Vou continuar com o blog, mas as postagens, vão sendo como vai me apetecendo e nunca como obrigação que é o que detesto. Por prazer? Tudo. Obrigação? Nada. Vamos a esta receita de compota de alperces, que é o que vos interessa ou não.😎

Sou uma mulher, que nunca gostou de estragar, ou deitar comida fora, assim fui ensinada pela minha saudosa Mãe, há que transformar os restos de comida, cá em casa tudo se transforma, o caso destes alperces que já estavam muito maduros, saiu uma compota/doce. Sempre gostei de ouvir as histórias da minha Mãe de criança, ela passou pela Segunda Guerra Mundial e nessa mesma Guerra ouve Racionamento de alimentos, onde a minha Mãe contou que a minha avó tinha uma caderneta para ir buscar os alimentos. Muitos dias era a minha Mãe que ia para as enormes filas quando ainda era uma criança. Daí eu nunca gostar de deitar comida fora. Mas deixando de histórias pois fome ouve sempre no Mundo, e neste momento continua. Vamos à receita que é o que vos interessa e não as minhas histórias.

Ingredientes:

-1,800 kg de alperces desencaroçados e bem lavados

-800 g de açúcar amarelo

-1 casca de limão

-3 paus de canela

-3 estrelas de anis


Coloquei os ingredientes num tacho grande, envolvi bem e levei ao lume. Quando começou a ferver baixei o lume e deixei cozinhar a fruta no açúcar e na própria calda que se formou. Quando cozida a fruta retirei a casca do limão, paus de canela e estrelas de aniz, e usei a varinha mágica  para passar a fruta e o doce/compota ficar com uma textura cremosa, levei de novo o tacho ao lume e deixei ferver até fazer ponto de estrada. Deitar em frascos esterlizados.

Nota: Deu 4 frascos médios e esta taça, como só esterlizei 4 frascos, utilizei esta taça e cobri com uma tampa de silicone, como era para consumir na altura, coloquei a taça no frigorifico, os frascos foram direitos para a despensa.


Estou no Instagram e Facebook aqui!

#Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.# 

 (Mahatma Gandhi)