segunda-feira, novembro 06, 2023

BOLO BELVEDER

 




Mais um bolo do patamar 👉(bolo com 2 ovos). Já há uma quantidade significativa deste patamar, mais uma receita da minha 👉Bíblia Pantangruel. Vou colocar a receita tal e qual está no livro, à frente dos ingredientes coloco as minhas alterações (quantidades que usei), além que a receita pede o dobro da cobertura, eu só fiz metade de uma dose, para mim suficiente, não era um bolo de festa e sim, para se consumir cá em casa.


Ingredientes:

-360 g de açúcar amarelo (usei 180 g de açúcar amarelo)

-300 g de farinha (usei 260 g de farinha)

-125 g de manteiga

-50 g de chocolate

-1 dl de café forte (fiz 2 bicas cheias)

-1 dl de leite

-2 ovos

-meia colher de café de sal

-1 c. de café de baunilha

-3 c. de chá rasas de fermento

-1 c. de chá de vinagre

-3 c. de sopa de nozes moidas (usei 6 c. de nozes, daí retirar na farinha)

*Cobretura de nozes, nº 3048*, o dobro da receita


Deita-se o vinagre no leite e deixa-se coalhar. Corta-se o chocolate em pedaços, cobre-se com o café muito quente e tapa-se. Amolece-se a manteiga em banho-maria, bate-se com o açúcar e baunilha. juntam-se-lhes os ovos um a um, batendo sempre, o leite, a mistura do chocolate e as nozes moidas. Adiciona-se a farinha peneirada com o fermento e o sal, pouco a pouco, batendo até fazer bolhas. Coze-se em forma untada e polvilhada com pão ralado em forno lento (160ºC). Quando corar, tapa-se com um papel grosso, humedecido com água, até terminar a cozedura. Deixa-se arrefecer sobre uma grelha, corta-se ao meio e recheia-se e cobre-se com a cobertura.

Nota: eu utilizei papel vegetal humedecido, e deu perfeitamente, no meu forno a temperatura de 160ºC, levou 50 minutos. Agora como referi atrás não fiz a quantidade de cobertura pedida e também não recheei, pois com a quantidade que fiz, ou recheava ou cobria, preferi escolher a ultima opção. Mas se fizerem o bolo para um aniversário ou festa, façam a quantidade de cobertura que pede a receita e recheiem. Ficou brutal, como o meu provador oficial diria se tivesse provado.😎 Agora vou passar a receita da cobertura e não esquecer que pede o dobro da receita, ou seja o dobro dos ingredientes que vou passar, mas eu só fiz metade de uma receita.


Ingredientes *cobertura de nozes, nº3048*

-300 g de açúcar amarelo (utilizei 130 g de acúcar amarelo)

-2 dl de leite (utilizei 1 dl)

-2 c. de sopa de manteiga (utilizei 1 c.)

-50 g de nozes picadas grosseiramente (aqui utilizei as 50 g)

Reserve-se uma colher de sopa do leite e ferve-se o restante com o açúcar em lume brando. Mexe-se de vez em quando, retira-se do lume logo que começar a fazer ponto de rebuçado e adicionam-se imediatamente a manteiga e o leite que se guardou. Mexe-se muito bem e, quando amornar, liga-se com as nozes e aplica-se no bolo.


Estou no Instagram e Facebook aqui!

#Você ganha força, coragem e confiança através de cada experiência em que você realmente para e encara o medo de frente.#

(Eleanor Roosevelt)