segunda-feira, novembro 20, 2023

PAVLOVA ENFEITADA DE NATAL 🎄

 




Claras abundam sempre cá por casa congeladas. Como sempre fiz há mais de 30 anos e não é porque tenho o blog.😎 Sobra claras coloco logo dentro de caixas que tenho, em vários tamanhos, conforme a quantidade das ditas! Resolvi fazer uma pavlova, mas com feitio diferente, talvez para vos dar ideia, para a quadra que se aproxima. Natal! Enfeitar, façam à vossa vontade, eu utilizei frutos glaceados, mas podem usar frutos vermelhos que também fica excelente.


Ingredientes do merengue: 

-6 claras 

-250 g de açúcar 

-1 colher de (sopa) de vinagre 

-1 colher de (sobremesa) de Maizena 


Primeiro numa folha de papel vegetal desenhei rodelas de vários tamanhos para fazer a árvore (montar estilo pirâmide) e desenhei com o merengue ou tentei para ser mais precisa,😂 uma estrela. Sei, que a estrela não está parecida com nada, mas uma das coisas que nunquinha tive jeito foi para o desenho, na escola, sempre fui uma negação a desenhar, se era desenho à vista e tinha uma jarra para desenhar, o meu desenho, ficava mais parecido com um tacho, que uma jarra.😀 Não posso ser boa em tudo😂Vamos à receita.😇

Bati as claras em castelo, quando batidas juntei metade do açúcar e voltei a bater até fazer picos. Juntei o resto do açúcar sempre a bater, adicionei a farinha e o vinagre e envolvi muito bem com a vara de arames sem bater. Coloquei a mistura num saco de pasteleiro com um bico frisado. Com o tabuleiro forrado anteriormente com o papel vegetal com os desenhos em rodelas (papel vegetal virado ao contrário, tinta da caneta para baixo). Fui fazendo beijinhos com o merengue até ter preenchido à volta e interior das rodelas, depois num cantinho tentei fazer a tal estrela com a ajuda de uma faca. Levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 140ºC o tempo de cozer, o que como era baixo o merengue, levou 40 minutos, ao fim desse tempo, desliguei o forno e deixei arrefecer os merengues no forno. 

Montagem: Bati 300 ml de natas com 3 c. de sobremesa de açúcar até fazer um chantily firme. Num prato coloquei um pouco de chantily e coloquei a rodela maior, depois coloquei de novo chantily e coloquei a outra rodela tamanho menor e assim fui fazendo (montando) até chegar ao topo, que voltei a colocar chantily para colocar a estrela😏de seguida foi enfeitar e polvilhar com açúcar em pó.

Nota: Foi só para vos dar uma ideia, se vos interessar, usem, se não, colocam no canto, como eu faço a tudo o que não me interessa.😎


Estou no Instagram e Facebook aqui!

#Lute. Acredite. Conquiste. Perca. Deseje. Espere. Alcance. Invada. Caia. Seja tudo o quiser ser, mas, acima de tudo, seja você sempre.# 

 (Desconhecido)

P.S. Que desconhecido tão acertivo...😍