terça-feira, abril 23, 2024

BOLO DE AMÊNDOA DA BEIRA BAIXA [ANIVERSÁRIO DO FILHO]

 




Quem me segue, sabe que o mês de Abril, é o mês que mais AMO, é o mês do nascimento dos meus filhos. Ele nasceu, no dia 22 de Abril, o segundo dia mais feliz da minha vida, e ao fim de 40 anos continuo a dizer e pensar o mesmo. É um filho, que só podia ser meu😍é um tesouro.💗 Só continuo a agradecer, por seres o filho que foste és, e continuas. Gratidão meu filho, por me escolheres e deixar ser tua mãe.🙏 O bolo de aniversário do filho, como eu já aqui tenho escrito, começa a ser difícil escolher, bolos simples adoramos, mas deixo esses para os outros dias do ano,😎Este ano escolhi um bolo dos meus livros de 👉Maria Odete Cortes Valente Cozinha Regional Portuguesa, que nunca desiludem. Escolhi um bolo de amêndoa que leva na sua cobertura chocolate, que nunca pode faltar no bolo do filho. Vamos à receita. Peço desculpa, de não haver fotos do interior, mas como eu já escrevi muito, o tempo é mais importante que o blog, só posso dizer que ficou brutal, aplicando o termo do filho, meu provador oficial.


Ingredientes bolo:
-7 claras
-260 g de miolo de amêndoa moído (moí na altura com pele)
-260 g de açúcar (utilizei 150g de açúcar amarelo)

 Batem se as claras em castelo firme, mistura se o açúcar, continuando a bater; por fim, a amêndoa passada pela máquina, só a envolver. Vai a cozer em forma untada e polvilhada com pão ralado em forno pré aquecido a 180ºC  no meu forno levou 25 minutos. Depois de cozido e frio, recheia se e cobre se com o creme abaixo.

Creme de chocolate:
-7 gemas
-120 g de manteiga (usei sem lactose)
-1 bica curta forte
-100 g de chocolate de leite (usei chocolate 85% de cacau sem lactose

Leva se ao lume em banho maria, o chocolate cortado aos bocados com a manteiga. Junta se o açúcar batido com as gemas até ficar uma mistura fofa adiciona se o café e volta ao lume em banho maria até engrossar. Aplica se depois de frio.

Nota: A manteiga pode ser normal assim como o chocolate eu ao utilizar sem lactose, é só porque tinha um convidado que é intolorante.

Estou no Instagram e Facebook aqui!



"Declare a seus filhos que eles não estão no rodapé de sua vida, mas nas páginas centrais da sua história."

(Augusto Cury)

P.S. Não preciso de declarar, pois eles sabem que desde o dia que nasceram foram e são o MAIS importante na minha vida.