segunda-feira, abril 29, 2024

BOLO MARQUISE (BOLO DE ANIVERSÁRIO DA FILHA) [APROVEITAMENTO DE CLARAS]

 



Como já muito escrevi aqui no blog, quem me conhece ou segue sabe que o mês de Abril, desde o dia 28 de 1979, foi o mês mais bonito, feliz e importante da minha vida. Fui Mãe, o nascimento da minha primeira filha. Foi o primeiro dia mais feliz da minha vida, na altura tinha 20 anos. Tenho uma Princesa, que continua, fui abençoada, com os meus filhos.🙏 Muito obrigada filha, pela filha que tens sido ao longo destes 45 anos. Posso dizer: Sou milionária com os filhos que tenho.💓💓 Gratidão por me teres escolhido e deixares ser tua Mãe.🙏

P.S. Já tinha escolhido o bolo a fazer para o aniversário da filha que retirei da minha 👉Bíblia Pantagruel, como sabem, eu nunca repito bolos de anivesários. Bolos simples deixo sempre para os outros dias do ano. Mas, este ano a filha disse que há muito eu não fazia o bolo brigadeiro (um dos preferidos dela). Resolvi o problema, fiz dois bolos, o brigadeiro (metade da receita que se encontra 👉aqui completa) e o bolo que eu tinha escolhido e que se encontra em baixo.👇


Ingredientes do bolo:

-130 g de farinha
-150 g de açúcar
-125 g de miolo de amêndoas moidas sem pele
-125 g de manteiga (usei sem lactose)
-11 claras
-1 gema de ovo
-1 c. de sopa rasa de fermento em pó
-creme de pasteleiro com amêndas, nº3078*

Bate se a manteiga, amolecida em banho maria, com o açúcar e a gema até engrossarem. Junta se a amêndoa, bate se e depois adiciona se a farinha peneirada com o fermento, aos poucos, batendo sempre. Envolve se levemente nas claras em castelo firme, sem ,  se em forma untada com manteiga em forno pré aquecido a 170ºC. Depois de cozido (teste de palito). Deixa se arrefecer sobre uma rede e cobre se com o creme.

Creme Pasteleiro (nº3077-3)

-130 g de farinha (utilizei 80 g)
-150 g de açúcar
-1/2 L de leite
-4 ovos
-sal q.b.
-baunilha em pó q.b.

Desfaz se a farinha num pouco de leite frio, leva se ao lume em banho maria, e batendo sempre com a vara de arames. Junta se primeiro os ovos um a um, e depois uma pitada de sal, outra de baunilha e o resto do leite com o açúcar. Bate se sempre até cozer o creme e ficar espumoso. Reserva se.

Creme de pasteleiro com amêndoas*

-creme de pasteleiro, nº3077-3
-100 g de amêndoa pelada
-50 g de açúcar
 
Pelei as amêndoas e coloquei as mesmas espalhadas num tabuleiro que levei ao forno aquecido mas apagado o tempo de secarem (sem dourarem). Passei as amêndoas pelo processador, 3 vezes juntando o açúcar aos poucos até ficar uma massa bem ligada, que se incorpora então no creme pasteleiro, já feito e reservado. Envolvi muito bem. Depois foi aplicar no bolo que não satisfeita ainda cobri com amêndoas laminadas e levemente douradas no forno. Ah, e nota do meu provador oficial (filho) estava Brutal. A filha como sabem a opinião dela não menos importante, mas não é tão fidedigna como a do filho, pois para a filha tudo o que a mãe faz está maravilhoso.😍




Nota: Em cima está duas fotos com os dois bolos, onde o brigadeiro é um bolo pequeno. Mimo para filha😍 O que eu não faço pelos filhos?!? TUDO. Sobre as claras que o bolo de aniversário levou como sabem, desde há mais de 30 anos sempre congelei as claras que sobram de bolos, gelados ou outras sobremesas. Depois de descongelar, ficam excelentes, aliás as minhas Pavlovas são sempre feitas com claras congeladas.


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Mãe: um título de nobreza acima de rainha para quem tem uma princesa em seus braços."

 (Desconhecido)