segunda-feira, maio 27, 2024

BACALHAU À BATALHA REIS




Uma receita de bacalhau que saltou 👉daqui. Sim, ando numa de pérolas (livros) tanto que me dão estas pérolas, receitas tradicionais da nossa gastronomia Portuguesa que é tão vasta e rica.  Bacalhau? no "auge" da minha carreira (quando era nova)😎 ouvia dizer: há 1001 maneiras (receitas) de bacalhau, eu acho, que há muito passou esse patamar. Vamos à receita a simplicidade no seu melhor como eu sempre disse e digo.


Ingredientes:

-bacalhau (1 posta por pessoa)

-batatas q.b.

-azeite q.b.

-sal q.b.

-pimenta q.b.

-dentes de alho q.b.

-ovos cozidos (1 por pessoa)

Coze se o bacalhau previamente demolhado e enxuga se num pano. Tiram se as espinhas e assa se. Logo que esteja assado mergulha se numa porção de azeite quente, desfaz se^desfaz se às lascas e põe se numa travessa sobre uma camada de batatas cozidas e cortadas às rodelas , polvilha se com pimenta, leva nova camada de batatas e bacalau, pelo mesmo processo. Aos ovos cozidos cortam se as claras aos bocadinhos e colocam se sobre o preparado. Desfazem se as gemas numa tigela, com os dentes de alhos picados, sal, pimenta e bastante azeite, batem se muito bem e deita se sobre o bacalhau.

Nota: Eu em vez de tabuleiro fiz em dozes individuais. Façam como preferirem nas vossas casas.

Estou no InstagramInstagram eFacebook aqui!


"A natureza se compraz na simplicidade. Na natureza, não há futilidades."

(Isaac Newton)