domingo, outubro 13, 2024

BOLO DE AMÊNDOA (TORRES NOVAS)

 



Olá, estou de volta de novo. Quem me segue, já sabe que a minha vontade de blog é nula. Estou numa face que o entusiasmo do blog desapareceu, só não saio de vez, em questão o enorme respeito que tenho pelos meus seguidores, pois o caderno virtual dos filhos já está há muito completo. Depois para ajudar à festa o Facebook (página do blog) colocou me de castigo durante vários meses, aliás ainda não saí do castigo😎 

   Não me perguntem o porquê, pois não sei (concerteza alguma queixa de quem me adora), não comento páginas, e é se vejo páginas, pois cada vez ligo menos às redes sociais. Tenho tantas fotos de seguidoras, que fizeram as minhas receitas, e tiraram fotos, para eu postar na página, mas o sr. Face não deixa, ou seja eu tinha que mandar um email ao sr. Face para ser desbloqueada. Mas como sempre disse, eu só faço mesmo o que quero, e nunca me imponham nada (a única pessoa que eu respeitava quando dizia algo para eu fazer e já lá vão muitos anos até eu casar aos 17 anos😇 e já vai fazer 16 anos que partiu era o meu saudoso Pai. Aí sim. 

   Agora eu tendo a consciência tranquila que não pisei nenhuma regra, e vire o sr. dizer que estou de castigo, ok, deixa estar de castigo, quando quiser tirar tire. Mas tenho que agradecer à ou às pessoas que denuciaram a minha página do Facebook do blog, se isso vos serviu para serem mais felizes, gratidão, já fico mais tranquila ou não, pois penso que não vos fez pessoa/as melhores, só continuam pessoa/as vazias, amargas, infelizes, mas como eu sempre disse e digo: DEUS é meu amigo, e sabe que não fez mossa esse castigo que vós me proporcionaram.🙏

   Agora sobre as fotos que me enviaram, peço desculpa mas, logo que possa (saia de castigo) eu coloco no álbum próprio da página. Agora vamos ao que vos interessa, a quem está por bem, pois o resto, é mesmo isso: resto.

A receita deste bolo saltou do meu livro 👉[Cozinha de Portugal] de Maria Odete Cortes Valente o livro tem receitas da zona do Ribatejo. A receita do bolo é da zona de 👉Torres Novas, um bolo simples mas muito delícioso.


Ingredientes:

-250 gr de açúcar (utilizei 180 gr de açúcar amarelo)

-250 gr de miolo de amêndoa

-6 ovos (utilizei ovos tamanho L)

-60 gr de farinha (não utilizei)

-1 c. de chá de fermento em pó

Numa tigela adicionei as gemas com o açúcar. Batem se muito bem, e juntei o miolo de amêndoa moída  na máquina com pele e o fermento. Depois mistura se a farinha misturada com o fermento (passei esta parte, não utilizei farinha) e por fim as claras em castelo firme, só a envolver. Deita se em tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Leva se o tabuleiro ao forno pré aquecido a 180º C. Depois de frio cortar aos quadrados.

Nota: Não utilizei farinha, em questão achar que a textura da mistura não suportava, e utilizei ovos L. O tabuleiro que utilizei tinha a medida de 27X27 cm, ou seja em quadrado. A receita não pedia mas apeteceu me colocar em cima de cada quadrado uma colher de chá de glacé simples que fiz na altura. Não me arrependi.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: "A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna." Quando alguém o ofender ou frustrar, "você" é a água e a pessoa que o feriu é o obstáculo! Contorne-o sem discutir. Aprenda a amar sem esperar muito dos outros." 

 (Augusto Cury)