segunda-feira, outubro 21, 2024

OVOS ESCALFADOS COM FEIJÃO ENCARNADO

 



Antes de 2020, era rarissimo, eu comprar leguminosas, sem ser em lata, apesar de sempre ver a minha saudosa mãe cozer as mesmas e não utilizar as de lata. Ok, aprendi muito, ou melhor tudo o que sei com a minha saudosa mãe, mas eu achava que dava muito trabalho, e facilitava o mesmo comprando em lata.😎 Sei?!? Burra, eu claro. Chegou a sra. Pandemia em Março de 2020, e a Isabel pouco ou nada saia de casa, a não ser para ir ao Super ou farmácia, e rápido. Mas tinha que ocupar o tempo, e resolvi um dia passar pela Tremosseira e trazer grão, para fazer com 👉mão de vaca que tinha comprado. Ok, pensei que não ia sair bem, mas enganei me e muito, saiu brutal, cozi o gão como sempre vi a minha saudosa mãe fazer. Demolhei o grão de um dia para o outro, fui mudando a água, no dia seguinte cozi o grão num tacho normal (nada de panela de pressão) coberto com água e 2 folhas de louro, deixei a cozinhar, quando vi que a água já estava um pouco abaixo acrescentava mais água mas sempre fria como a minha mãe fazia e dizia me, com água fria nunca encruava o grão ou feijão o contrário que se dizia. Assim ao fim de menos de 40 minutos tinha o grão bem cozido e inteiro como se quer. A partir dessa altura, passei sempre a cozer as minhas leguminosas, sem medos. Esta conversa toda para quê? Para dizer como fiz uns simples ovos escalfado com feijão encarnado, mas lá vai, se não vos interessar coloquem no canto já sabem.😎

Tinha cozido feijão encarnado para fazer 👉Chilli, mas vi que tinha cozido uma quantidade maior do que precisava, não há problema quando isso acontece, guardo o excesso do feijão ou grão em sacos de congelação, e a água de cozer os mesmos coloco em Tupperware, e congelo, assim nada se estraga, posso utilizar nas sopas ou outras receitas o caso desta. Neste dia ia fazer ervilhas, mas resolvi dar a volta quando abri a arca e vi o feijão.😎  Vamos ver como fiz.


Ingredientes:

-feijão encarnado cozido 

-1 linguiça

-1 cebola média

-azeite

-água de cozer o feijão

-1 c. de sopa de polpa de tomate

-ovos

-sal marinho

- malaguetas (ou pirípiri)

-1 ramo de coêntros

Num tacho dei duas borrifadelas de azeite (pouca gordura) juntei a cebola picada, a linguiça cortada em rodelas e levei o tacho ao lume, sempre em lume brando, quando a cebola ficou translúcida, adicionei a polpa de tomate envolvi bem e reguei com a água de cozer o feijão. Quando começou a ferver juntei o feijão e temperei com o sal marinho e as malaguetas desfeitas, deixei em lume brando harmonizar sabores. Depois acrescentei mais um pouco da água de cozer o feijão, e mal levantou fervura adicionei os ovos. Tapei o tacho e em lume brando deixei cozinhar os ovos. Quando cozinhados juntei os coêntros picados e envolvi delicadamente. Desliguei  o lume, e deixei acabar de harmonizar sabores.

Nota: Não coloquei quantidades, pois fiz a olho e nem tinha a noção da quantidade do peso do feijão e podem crer que vontade de estar a pesar era nula, como tem sido recorrente. Se preferirem utilizar salsa estão à vontade, eu é que adoro coêntros. Sobre a quantidade de azeite, quando escrevi 2 borrifadelas podem crer que foi mesmo, em questão estar a utilizar pouca gordura, mas utilizem o azeite e quantidade que preferirem.   


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Partida, hora amarga 

Enche-se a alma de saudades 

E os olhos de lágrimas..." 

 (Ulisses Cuiabano)