segunda-feira, fevereiro 24, 2025

BOLO MICAELENSE

 




Mais uma receita de um bolo que saltou desta 👉pérola, Cozinha Regional Portuguesa de Maria Odete Cortes Valente, uns livros muito completos e com receitas da nossa culinária Portuguesa, que com o andar dos anos (blogs) muito foi transformada, e que tão rica é a nossa culinária. Eu contra mim falo, também fiz algumas receitas com as minhas alterações, o que hoje já não acontece tanto, só diminui as quantidades de açúcar seja em doçaria normal ou na conventual, o caso deste delícioso bolo.  Vamos à receita.


Ingredientes:

-250 gr de açúcar (usei 150 gr de açúcar amarelo)

-250 gr de farinha

-150 gr de manteiga

-3 claras de ovos

-1 pitada de sal e baunilha

-2 dl de leite

Bate-se muito bem a manteiga com o açúcar, juntam-se umas pedrinhas de sal, a baunilha e o leite, continuando a bater: adiciona-se a farinha e, por fim, as claras em castelo. Deita-se a massa numa forma redonda, bem untada com manteiga e polvilhada com farinha, (não polvilhei com farinha), e leva-se ao forno pré-aquecido a 170ºC, até cozer. Teste do palito. Depois de cozido e frio, corta-se com uma faca muito afiada a parte de cima do bolo (numa fatia delgada) e tira-se-lhe o miolo, deixando só de volta e fundo com a espessura de dois dedos, que se recheia com o recheio abaixo.👇

Recheio:

      250 gr de açúcar (utilizei 130 gr de açúcar branco), que vai ao lume num tacho com um pouco de água (utilizei 90 ml) logo que esteja num ponto de pérola, juntam-se 50 gr de miolo de amêndoa pelada e passada pela máquina, o miolo do bolo desfeito e ainda as 3 gemas de ovos, envolve-se bem e leva-se ao lume até cozer as gemas. Enche-se o bolo com este recheio, tapa-se com a tampa e cobre-se com um creme, receita abaixo.👇

Cobertura de chocolate:

-200 gr de açúcar (utilizei 100 gr de açúcar amarelo)

-50 gr de cacau

-1 c. de sopa de manteiga

-2 dl de leite

Envolve-se tudo muito bem num tacho que se leva ao lume e com uma vara de arames, vai-se mexendo até começar a engrossar. Deita-se a mistura sobre o bolo que se polvilha com amêndoa levemente torrada.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo."

(Confúcio)