Quem me conhece ou segue, sabe perfeitamente a minha ligação (Amor) com o Sol, Verão, é um só. Sempre disse: quando comecei a ter consciência dos valores (claro, que em criança nem me passava pela cabeça)😂 Se fosse milionária, estaria sempre atrás do Verão, ou seja apesar de Amar o meu Portugal, Outono e Inverno nunca ninguém me veria, andava sempre numa de galdeirisse atrás do Verão, a viajar está claro.😎 Talvez numa próxima encarnação. Se não for para ser milionária, fico em lista de espera...
😁 Vamos lá à receita, sim que esta estória tinha que ter algo a ver com o Sol. Ao fim de um tempo horrível, apareceu o bem dito Sol, que me fez escolher este bolo dos meus livros de👉 Cozinha de Portugal Entre Douro e Minho de Maria Odette Cortes Valente, mas logo passado uns dias veio de novo o Temporal, vento e chuva.😡 Hoje parece que o Sol, apareceu, não sei por quanto tempo, mas vamos aproveitar e ver este bolo delícioso.
Ingredientes:
-50 gr de manteiga
-175 gr de açúcar (utilizei 150 g de açúcar amarelo)
-3 ovos
-1 dl de leite
-1 limão
-175 gr de farinha
-1 c. de chá de fermento em pó
Bate-se o açúcar com a manteiga e juntam-se as gemas e a casca do limão ralada. Mistura-se a farinha peneirada com o fermento, alternando com o leite. Adicionam-se as claras em castelo envolve-se e leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC a cozer em forma untada e polvilhada com farinha. Depois de cozido e arrefecido o bolo coloquei glacê com limão.