Uma torta que sabe sempre bem, simples mas delíciosa. Serviu para um lanche. Agora uma nota: quando me perguntam sobre o chocolate que utilizo, o mesmo não tem nada a haver com a receita. Vocês podem usar a marca que preferirem ou vos der mais jeito. Ok? Todos sabemos que o chocolate seja de culinária ou outros está a um valor obsceno, daí eu dizer para escolherem o que vos der mais jeito. Eu é que continuo a ser a eterna chatinha, e prefiro a qualidade à quantidade.
Ingredientes:
-4 ovos-100 g de açúcar
-50 gr de farinha
-50 gr de chocolate em pó (usei Valrhona)
Bati as claras em castelo firme, juntei o açúcar e continuei a bater. Nessa altura juntei as gemas e bati, juntei a farinha peneirada com o chocolate em pó, e envolvi tudo muito bem sem bater. Deitei a mistura num tabuleiro previamente untado e forrado com papel vegetal e de novo untado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de cozer no meu forno foi 10 minutos. Depois da torta cozida deitei-a sobre um pano polvilhado com açúcar em pó. Retirei o papel vegetal e cobri com o doce de ovos e enrolei.
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes." Bati as claras em castelo firme, juntei o açúcar e continuei a bater. Nessa altura juntei as gemas e bati, juntei a farinha peneirada com o chocolate em pó, e envolvi tudo muito bem sem bater. Deitei a mistura num tabuleiro previamente untado e forrado com papel vegetal e de novo untado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de cozer no meu forno foi 10 minutos. Depois da torta cozida deitei-a sobre um pano polvilhado com açúcar em pó. Retirei o papel vegetal e cobri com o doce de ovos e enrolei.
Doce de ovos:
-3 gemas
-100 g de açúcar
-60 ml de água
-50 gr de miolo de amêndoa moído na altura
Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar. Deixo fazer ponto de pérola (leve), junto o miolo de amêndoa moído e envolvo bem, deixo cozinhar/ferver durante 2minutos. Depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.