Dia 15 deste mês de Janeiro, foi o dia do meu aniversário, um dia que tenho que dizer sempre: Muito obrigada meus pais, por me deixarem vos escolher. Já muito disse por aqui, não gosto nem nunca na vida gostei de festejar o meu aniversário, mas gosto de acrescentar anos à minha estrada da vida...
Este ano, escolhi um bolo Conventual dos meus livros 👉Cozinha Regional Portuguesa de Maria Odette Cortes Valente, uns livros muito completos. Vamos à receita.
Ingredientes:
-500 gr de açúcar pilé (utilizei 280 gr de açúcar)
-250 gr de miolo de amêndoa
-250 gr de água
-2 ovos inteiros
-8 gemas
-60 gr de manteiga
-25 gr de farinha
-80 gr de frutas cristalizadas (utilizei glaceadas)
Põe-se o açúcar com água ao lume. Logo que esteja em ponto de pasta, junta-se a amêndoa pelada e passada pela máquina. Deixa-se ferver um bocadinho. Tira-se do lume, arrefece um pouco, misturam-se os ovos inteiros, as gemas, a manteiga e a farinha. Deitam-se as frutas cristalizadas, passadas pela máquina, e leva-se novamente ao lume, até ferver. Retira-se do lume, arrefece completamente e vaza-se numa forma untada com manteiga e polvilhada com bastante farinha, principalmente no fundo. Tapa-se com farinha por cima, vai a cozer em forno pré-aquecido a 170ºC. Depois de frio, com uma escovinha, tira-se toda a farinha. Enfeita-se com glaçê branco; à volta, leva uma cinta de papel frisado, e em cima um ramo de flores de frutas cristalizadas.
Glacê: