A filha adora camarão, aliás adora marisco, o contrário da mãe (eu) comprei umas gambas congeladas tamanho grande na Auchan, tinha ido com a filha ao Almada Forum, e resolvi o jantar dela.😎 Cozi as gambas como sempre e resolvi guardar a água coada. A filha retira as cabeças sem lhes tocar eu coloquei um prato ao lado para ela colocar as mesmas, eu ao reservar a água e sabendo o que ia acontecer às cabeças lembrei-me de fazer um creme de marisco ou camarão, simples sem grandes floriados. Vamos ver como fiz.
Ingredientes:
-1 cebola média
-2 dentes de alho
-2 colheres (sopa) de polpa de tomate
-2 colheres (sopa) de farinha
-1 l de água mais ou menos
-Sal, pimenta em pó q.b.
-azeite.
-Cubinhos de pão torrado q.b.
Num tacho fiz um refogado com a cebola e os alhos picados e o azeite. Assim que a cebola ficar translucida, acrescentei a polpa de tomate e as cabeças do camarão.
Deixei ferver. Acrescentei então a farinha, desfeita num pouco de água de cozer os ditos mas fria da que eu tinha reservada. Adicionei o resto da água e temperei de sal, pimenta. Deixei ferver mais um pouco para ganhar sabor.
Deitei o preparado na liquidificadora da minha 👉bebé e triturei muito bem. Coei o caldo de novo para dentro do tacho.
Sirva enfeitado com os cubinhos de pão torrado.
Nota: Já há muitos anos que não fazia este creme, mas quando o fazia era com a farinha torrada, assim aprendi com a minha saudosa Mãe, que tinha sempre essa mesma farinha em casa, o meu saudoso Pai, gostava muito de papas de farinha torrada, o que por vezes pedia para a minha Mãe fazer. Talvez acontecesse 1 a 2 vezes por ano. Mas só ele é que gostava. Eu adorava farinha 33, farinha Maizena e farinha Predileta. Pois, neste dia as saudades estiveram no auge, e estavamos na quadra de Natal.😞
"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas."