Este bolo saiu daqui 👉Cozinha Regional Portuguesa. Como sabem uns livros riquissimos na doçaria Portuguesa e comida tradicional Portuguesa, o que se quer, onde tudo hoje em dia é transfomado, eu própria já reenventei algumas receitas, mas com o caminhar da estrada da vida, deixemo-nos de tangas, temos uma gastronomia e doçaria tão rica, para quê alterar?!?!? Só para se escrever mais uns livros? Ok, já saí desse patamar há muito, hoje em dia estou ou continuo muito ligada às nossas tradicionais receitas.
Fiz este bolo para estar presente na minha mesa de Natal. As saudades dos meus saudosos pais, doí para o caraças, doí todos os dias, mas estas alturas as lembranças estão ao rubro. Escolhi, este bolo, pois era da "terra" zona Mêda da minha avó materna, a minha mãe era da Graça, o meu pai Alfama, assim como eu e os meus filhos. Eu quando coloquei entre parentes a palavra terra, pois na minha memória de criança, quando andava na primária (hoje 1º ciclo) tudo muda😎lembro-me que quando iniciava as aulas depois das férias de Natal ou Páscoa, vinha sempre a chorar para casa, pois as colegas (sim, no meu tempo havia a escola das meninas e outra escola dos meninos) elas diziam que tinham ido à "terra" e eu a chorar dizia à minha mãe que não tinha terra, onde ela me explicava que a minha terra era Lisboa, mas até eu perceber que assim o era levou pelo menos uns dois anos, pois para mim, "terra" era onde elas tinham ido brincar😂Isabel a ser Belinha😂 tansinha, eu😎. Mas também quando percebi, ai o orgulho que tinha e tenho em dizer que era sou de Lisboa.😍 Vamos é à receita que é o que vos interessa ou não!
Ingredientes:
-250 g de açúcar (utilizei 180 gr de açúcar amarelo)
-250 gr de farinha (utilizei 180 gr)
-100 gr de manteiga
-2 ovos
-150 gr de miolo de noz (utilizei 230 gr)
-1 c. de chá de fermento em pó
Bate-se muito bem o açúcar com os ovos inteiros. Mistura-se a manteiga amolecida, as nozes moídas e a farinha peneirada com o fermento. Envolve-se bem e deita-se em forma redonda de chaminé (dividi a massa por duas formas redondas de 20 cm, untadas e polvilhadas com pão ralado. Leva-se a forno pré-aquecido a 180ºC a cozer. No meu forno levou 20 minutos mas cada um sabe do seu forno, já sabem? O teste do palito. A receita não pedia cobertura, mas eu fiz doce de ovos para rechear e cobrir o bolo, que depois polvilhei com umas nozes grosseiramente partidas.