quarta-feira, março 17, 2010

GELADO DE BAUNILHA [OUTRO]





Claro, que já tinha feito gelado de baunilha.
Mas, como este fiz de maneira diferente aqui fica a receita.

Ingredientes:
-3 gemas
-180 g de açúcar branco fino
-100 ml de leite gordo
-1 vagem de baunilha aberta
-600 ml de natas
Levei o leite ao lume com a vagem até ferver. Quando começa a ferver baixa o lume para o minímo e deixa mais 3 minutos. Retira do lume e coa o leite e reserva até ficar frio. Bate as gemas com o açúcar até ficar a mistura esbranquiçada e espumosa. Junta o leite frio e volta a bater. Depois é juntar as natas e envolver sem bater. Deitar na sorveteira a trabalhar durante 35 minutos. Este servi com o bolo esfarelado que digo simplesmente outra "dimensão"...

Notas:Quando me perguntam! Porquê eu sou uma apaixonada por gelados...Eu acho que foi porque desde criança o meu pai (outro apaixonado por gelados) habituou-me a comer bons gelados. Levava-me ao Galeto a comer os ditos. Daí eu não gostar de gelados de compra. E, já faço gelados com sorveteira há mais de metade da minha vida, ou seja vai fazer 32 anos.

P.S. Já sabem que eu as vagens da baunilha depois de lavadas com água e secas junto às outras que tenho num Tupperware com açúcar branco fino. E, assim tenho sempre o meu açúcar baunilhado.