sexta-feira, janeiro 16, 2009

BOLO DE CAFÉ E LICOR DE AMÊNDOA





Mais um bolo deste livro.
Foi o bolo que fiz para o meu meio século (sorrisos)... Ai, ai como eu gosto da palavra. É um bolo muito húmido e cremoso, para quem gosta de café é delicioso dito pelo meu provador oficial (filho).
Vamos à receita:
Ingredientes:
-180 gr de manteiga
-190 gr de açúcar branco
-90 gr de açúcar amarelo
-150 gr de farinha
-70 gr de amêndoas laminadas e torradas
-3 ovos
-1 colher de (café) de essência de baunilha
-4 colheres de (sopa) de café solúvel
-1 colher de( chá) de fermento em pó
-1 colher de (café) de bicarbonato de sódio
-1/2 iogurte natural (coloquei todo)
-2 colheres de (sopa) de licor de amêndoa
-sal
Para o glacê:
-2 colheres de (sopa) de café solúvel
-60 ml de água
-3 colheres de (sopa) de açúcar
-60 ml de amaretto
Preparação:
1-Aqueça o forno a 180ºC.
2-Coloque a manteiga e o açúcar branco no recipiente da batedeira e misture durante 5 minutos, a uma velocidade baixa, até ficar cremoso.
3-Junte os ovos, um a um, batendo cerca de 2 minutos cada ovo.
4-Num recipiente à parte, misture a farinha, 2 colheres de sopa de café, o fermento em pó, o bicarbonato a essência de baunilha e uma pitada de sal. Adicione metade dessa mistura ao preparado de manteiga e bata durante 30 segundos. Junte o iogurte e bata mais 30 segundos. Por fim acrescente a restante farinha.
5-Numa pequena tigela misture 2 colheres de café, o licor de amêndoa, o açúcar amarelo e as amêndoas. Bata com um garfo e reserve.
6-Deite 3/4 da massa do bolo numa forma previamente untada e enfarinhada. Por cima, disponha a mistura das amêndoas. Cubra com a massa restante. Mistura suavemente com um palito de madeira.
7-Coza em forno pré-aquecido a 180ºC, durante uma hora. Pode saber se o bolo está pronto pressionando-o com os dedos: se perder a forma original, está na altura de o retirar do forno.
8-Deixe-o repousar uns 20 minutos, desenforme-o e espere que arrefeça completamente.
9-Cubra-o com o glacê e sirva.
Glacê
Coloque o açúcar e a água numa caçarola pequena e aqueça em lume brando, até o açúcar se dissolver. Retire do lume e adicione o licor e o café. Assim que desenformar o bolo pincele-o com o glacê, que deve estar frio.

Estou no Facebook aqui!