segunda-feira, janeiro 26, 2009

BOLO DE XADREZ XEQUE- MATE :)









Já calculam porque coloquei este nome? Pois, xadrez não ficou (sorrisos)! Eu realmente para zebras xadrez não devo ter mesmo jeitinho. Uma amiga deu-me este "Chessboard insert" da Tupperware que é para fazer o bolo xadrez. Vamos lá fazer. Resolvi fazer a massa do meu entre ( ) da filha bolo mármore. Bem tem que se fazer 2 bolos para fazer o efeito do xadrez. Boa até tenho 2 formas iguais vamos a isto! Unto as formas e polvilho com farinha vou a colocar o "Chessboard" não cabe!:( Bolinhas... Pensa Isabel: agarrei numa tesoura e retirei a cada lado 1 cm assim já coube (sorrisos). Sim, já a minha avó dizia "uma mulher enrascada é pior que uma barata de pernas para o ar"! Deixemos-mos de conversas e vamos à receita. Fiz o dobro da receita porque era para 2 bolos. Quando cozidos os bolos coloca-se um em cima do outro.

Ingredientes
-200 gr de chocolate em pó
-300 gr de manteiga
-9 ovos (era 8 mas eu quando dobro uma receita acrescento sempre mais 1 ovo)
-400 gr de açúcar (usei só 300 gr)
-400 gr de farinha (usei só 300 gr)
-1 colher de (sopa) de fermento
-2 limões bem grandes e se possível com a casca grossa (eu gosto muito do sabor de limão com chocolate)
Preparação:
Bati as gemas com o açúcar e juntei em seguida a manteiga derretida até obter um creme fofo. Juntei a farinha, fermento e depois as claras em castelo. Divide a massa em duas partes numa mistura a raspa dos limões e na outra mistura o chocolate. Para o bolo mármore deitei na forma untada e enfarinhada alternadamente a massa .Agora no meu xadrez eu coloquei as formas para verem como se deve fazer. O "Chessborard" não pode ir ao forno. Tem que se retirar antes de levar o bolo ao forno.Será que foi isso que não me deixou ficar o dito axadrezado:( Eu a querer arranjar desculpas para a minha falta de jeito (sorrisos). Foi a cozer a forno pré-aquecido a 180 ºC, durante 20 minutos (claro o teste do palito). Ui que cheirinho pensei tenho que fazer uma cobertura fantástica (pois este bolinho deu-me um pouquito de trabalho) não sabendo eu que que ele não ia ficar xadrez. Resolvi fazer este glacê e cobrir. Pronto não tenho mesmo jeitinho mas que ficou uma delicia ficou...