terça-feira, junho 16, 2009

LOMBINHOS DE PORCO COM MOLHO DE MOSTARDA DE DIJON!!!


Esta receita é do meu livro "Paixão pelo Café" claro que tem receitas fantásticas mesmo!!! Já tinha feito outra receita de lombinhos também deliciosa. Eu alterei as quantidades para mim. Mas vou colocar as medidas do livro para 2 pessoas.
Ingredientes:
-2 lombinhos de porco de 150 g cada
-1 colher de chá de café solúvel
-1 colher de sobremesa de água
-50 g de açúcar amarelo
-3 colheres de sopa de natas
-2 colheres de sopa de mostarda de Dijon
-2 colheres de sopa de cebola picada
-2 dentes de alho picados
-1 colher de chá de folhas de tomilho
-60 ml de caldo de carne (cozi uma ponta de lombinho para fazer o caldo de carne. Não gosto de caldos Knorr)
-sal e pimenta
1_Dissolva o café na água.
2_Deite o café diluído numa tigela e junte-lhe o açúcar, as natas, a mostarda, a cebola, os alhos e o tomilho. Tempere com sal e pimenta a gosto e mexa até o açúcar se dissolver.
3_Regue os lombinhos com esse molho, cubra-os e deixe-os a marinar no frigorífico durante, pelo menos, meia hora, mas de preferência de um dia para o outro. (Claro deixei de um dia para o outro.
4_Coloque os lombinhos sobre um tabuleiro de forno provido de grelha (para a carne não ficar em contacto com o liquido) e junte a marinada e o caldo de carne. Leve a assar em forno quente (230ºC) durante 25 a 30 minutos. A temperatura interior deve atingir os 70ºC (se não tiver termómetro para assados use a técnica tradicional:espete a carne com um palito e se o líquido que sair for claro, sem sangue, a carne está pronta).
5_ Retire a carne do forno e deixe-a repousar 5 minutos, coberta com papel de alumínio. Recolha o molho que ficou no fundo do tabuleiro, mexa-o e sirva-o com os lombinhos cortados em fatias finas.
Servi com puré de batata (caseiro claro) temperado com pimenta e noz moscada e esparregado.
O meu esparregado:
Eu faço assim: cozo um bom molho de espinafres (claro depois de arranjados e bem lavados) com sal. Depois de cozidos escorro e deixo arrefecer. Quando frios (claro para não me queimar) aperto bem os ditos para sair a água toda. Numa tábua pico muito bem os espinafres. Reservo. Numa frigideira pico 2 dentes de alho muito miudinho,e junto 3 colheres de sopa de azeite vai ao lume só até harmonizar os sabores e junto 1 colher de sopa de farinha,mexo muito bem até ficar tudo envolvido,depois vou juntando leite até ficar com a textura que eu gosto. Junto os espinafres picados e volto a envolver tudo muito bem sempre ao lume. Depois junto uma colher de sobremesa de vinagre e tempero com sal e pimenta e mexo só mais um pouco no lume e retiro.