sexta-feira, janeiro 01, 2010

DADORA DE MEDULA ÓSSEA




Eu sou dadora de medula ossea desde o ano 1995. Este ano ao desejarem-me as Boas Festas mandaram-me o cartão, e fiquei surpresa pelo meu nº 2459 de dadora.(59 o ano que nasci) Sim, se formos a ver eles falam em mais de 1 milhão de dadores, mas, eu já o sou há 15 anos, o que quer dizer ( a minha opinião) a quantidade nestes anos todos nem cresceu por aí além. Eu quando me inscrevi não foi por moda como hoje é. Sim, moda, é bem dizer que se é dador seja de medula ou de sangue. Mas para mim ser dador de medula deve-se ser com consciência, Porque a qualquer altura podemos ser chamados. E infelizmente há pessoas quando são chamadas porque a sua medula é compatível com alguém que precisa de ajuda, na altura simplesmente recusa. Foi tirar o sangue e preencher a inscrição só mesmo porque parece bem. O que eu acho uma hipocrisia atroz...quem anda em oncologia (como eu ando a acompanhar a minha mãe, e acompanhei o meu pai) sabe o sofrimento das pessoas que por ali passam! Como todos sabemos. Ok? Deviam saber, é aquela luzinha no fundo do túnel quando se diz encontramos dador compatível. Mas, depois de seguida vem aquela dor (o dador desistiu)...Infelizmente sei de casos. Hoje resolvi fazer este post, pode ser que algumas pessoas que me visitam ainda não seja dador e tenha a gentileza de querer ser com consciência ok?!?!?! Infelizmente só tenho mais 4 anos e uns dias para poder ajudar alguém. Sim, porque a idade limite é de 55 anos. Quando há 15 anos me inscrevi a idade limite era de 50 anos já subiu 5 anos pode ser que continue a subir...

P.S. Façamos o Natal todos os 365 dias do ANO. E não só o Mês de Dezembro: porque infelizmente há crianças, doentes, pobres e idosos todo o resto do ANO. Mas eu com a idade infelizmente aprendi e vejo que a boa vontade só se regista durante o mês de Dezembro. Até se é simpático para o vizinho que durante o Ano não se cumprimenta Ok? É a quadra do ANO que eu mais gostava antes da partida do meu pai, mas também a mais triste. Sim, porque sempre detestei o Carnaval nunca liguei à Páscoa e às festas dos Santos Populares, como detesto aqueles dias de isto e daquilo que agora os Portugueses optaram por copiarem dos Americanos, que eu simplesmente detesto. Mas claro, que respeito, e não discordo de quem usufrui. Quem sou eu para discordar "ninguém". Bem, vão dizer: a Isabel começou o ANO "magoada"podem crer de todo que não, sou simplesmente realista. Estou é farta de hipócresia...