quarta-feira, fevereiro 09, 2011

DOBRADA COM GRÃO



Dobrada adoro! Quando era criança (o que já não sou há muitos, mas, mesmo muitos anitos) como não sabia como se chamava, pedia à minha mãe: mãe quero a carne dos piquinhos, :) pois, digam lá se a Isabelita já não era espertita. Já fiz dobrada com feijão branco e Tripas à moda do Porto. Agora apeteceu-me fazer com grão, que como sabem para mim liga na perfeição com qualquer carne, ou bacalhau. Vamos mas é à receita!

Ingredientes:
-grão
-dobrada
-1 chouriço
- 2 cenouras
- 2 folhas de louro
-1 cebola
-azeite extra virgem
-sal marinho e piri-piri

Começo por lavar muito bem a dobrada com água e vinagre. Quando, bem lavada cozo na panela de pressão com um pouco de sal marinho. Quando cozida, corto a dobrada e reservo assim como a água que cozeu a dita! Num tacho pico a cebola junto as cenouras aos quartos o chouriço às rodelas e o azeite. Levo a lume brando e deixo só até a cebola ficar translúcida. Nessa altura junto a massa de pimentão e a dobrada e deixo cozinhar um pouco nesse molho que se formou. Junto um pouco de água de cozer a dobrada e o grão previamente cozido, tempero com sal marinho e piri-piri e deixo harmonizar sabores.

Nota: ter sempre em atenção ao sal, pois temos que contar com o sal da água de cozer a dobrada, da massa de pimentão e do chouriço de carne que deita o seu (sal) enquanto cozinha. Claro, que podem cozer a dobrada sem sal, mas, aí a dita fica sem sabor nenhum, pois não é a guisar só que ela fica com sabor!

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade."

[Cecília Meireles]