Com tanto tomate-cereja só tinha que sair uma Focaccia. Esta receita é do Jamie Oliver. O Jamie manda fazer a receita base do pão (dele), vamos ver como é: Fiz metade da receita.
Ingredientes:
-1 Kg de farinha (usei 1/2 Kg)
-625 ml de água morna (usei 315 ml)
-30 g de fermento de padeiro ou 21 g de fermento seco(usei um pacote de fermento seco Fermipan 11 g)
-2 c. de sopa de açúcar (não usei)
-2 c. de sopa rasas de sal refinado (usei 1 c. de sopa de sal marinho fino)
-farinha para polvilhar
1º Passo: Abrir uma cova
.Numa superfície limpa, faça um monte com a farinha. Abra uma cova no meio da farinha e deite lá dentro metade da água, depois o fermento, o açúcar e o sal e mexa com um garfo.
2º Passo: Juntar tudo
.Lentamente, mas com confiança, puxe a farinha para o centro da cova. (Tente não estragar as paredes da cova senão vai ter água a escorrer por todo o lado.) Continue a trazer a farinha para o centro, para formar uma massa com uma consistência , agora pode ser mais agressivo, juntando toda a farinha e fazendo com que fique cada vez menos peganhento. Polvilhe as mãos com farinha e espalme e empurre a massa, para juntar toda a farinha. (Algumas farinhas precisam de um pouco mais de água por isso, ajuste a quantidade conforme precisar.)
3º Passo: Amassar
.Esta é a melhor parte: Com um pouco de força de braços, enrole, puxe e dobre a massa, uma e outra vez, durante 5 minutos até obter uma consistência homogénea e elástica.
4º Passo: Levedar primeira vez
.Polvilhe com farinha a parte de cima da massa. Ponha-a numa tigela e tape com película aderente. Deixe levedar cerca de meia hora até duplicar de tamanho-idealmente num sítio quente, húmido e livre de correntes de ar. Isto vai melhorando sabor e a textura da massa e é sempre excitante saber que o bom velho fermento começou a trabalhar.
5º Passo: Levedar segunda vez, aromatizar e dar forma.
.Quando a massa duplicar de tamanho, é preciso tirar-lhe todo o ar, dando-lhes umas boas voltas durante 30 segundos. Agora, pode dar-lhe o sabor e a forma que quiser-redonda, achatada, recheada, num tabuleiro, numa forma ou como for-e deixe-a levedar uma segunda vez, entre 30 minutos a uma hora, até ela voltar a duplicar de tamanho. Esta é a parte mais importante, porque este segundo levedar vai dar-lhe o ar com que vai ser cozido o pão e aquela textura delicada e macia que todos adoramos no pão. Não mexa na massa e deixe-a levedar ao seu ritmo.
Como fiz: Coloquei a massa num tabuleiro, deixei descansar mais uns 15 minutos (ainda cresceu) : malandra. :) Ao fim desse tempo com os dedos calquei a focaccia coloquei os tomates cerejas nos buracos que fiz com os dedos, espetei alecrim e reguei com um fio de azeite. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de cozer e alourar (pouco) não sou amiga de pão muito cozido. Sei, eu sei que o que faz bem é o pão cozido, mas se não gosto, nada feito. ;) Eu a falar de pão, a focaccia não é mais que um pão aromatizado ao nosso gosto.
"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, não há nada mais simples. Tenho só duas datas: a de minha nascença e a de minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus..."
(Fernando Pessoa)