sexta-feira, novembro 23, 2018

BOLO DE BATATA DOCE



Esta receita saltou 👉daqui! Sim, eu sou das pessoas que gosto de partilhar de onde tiro as receitas quando não são da minha autoria ou livros. Sei também, que há muito pessoal a comer muito queijo, pois dizem sempre que já não sabem de onde sacaram as receitas, depois também há outro pessoal, que sacam receitas, fotos e colocam como se fossem da/o(s) própria/o(s), sou avisada muitas vezes de verem receitas minhas com as minhas fotos, mas sinceramente como muito já comentei por👉aqui, isso tem um nome, para mim o nome até está muito floreado, eu daria o verdadeiro que não é nada bonito. Mas como também já muito escrevi por aqui, cada um leva a vida como prefere ou lhes dá mais jeito. Vamos à receita que no principio e fim é o que vos interessa e não os meus desabafos. Alterei o nome de torta para bolo, torta cá em Portugal é o bolo enrolado. Mas dêem-lhe o nome que preferirem. Peço desculpa de não ter fotos do bolo aberto, mas este bolo foi para oferecer à minha amiga, como eu já expliquei aqui. 👉O dia do mimo.😍


Ingredientes;
-1 kg de batata-doce cozida, passada no espremedor e fria
-1 lata de leite condensado
-3 colheres (sopa) de açúcar (usei açúcar de coco)
-100 g de manteiga derretida
-150 g de coco seco ralado
-3 ovos batidos
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-manteiga para untar e coco seco ralado para polvilhar
-2 xícaras (chá) de goiabada derretida com 1 xícara chá de água (não utilizei, preferi fazer o meu creme de ovos)

uma vasilha misture a batata-doce, o leite condensado, o açúcar, a manteiga derretida, o coco seco ralado, os ovos batidos e o fermento em pó.
Numa fôrma redonda (30 cm X 5,5 cm de altura) untada e polvilhada com coco seco ralado, despeje a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por +/- 35 minutos.
Retire a torta do forno, deixe amornar para desenformar e regue-a com a goiabada derretida (não utilizei a goiaba e sim o creme de ovos)


Creme de ovos:
-100 g de açúcar
-1 c. de sobremesa de Maizena
-3 gemas de ovos

Leva-se o açúcar ao lume com metade do seu peso de água, até obter ponto de pérola. Retira-se do lume, arrefece e mistura-se a farinha desfeita num pouco de água. Volta ao lume, mexendo sempre, até cozer a farinha. Tira-se novamente, amorna e misturam-se as gemas previamente batidas, que voltam ao lume para cozer. Deitei o creme numa travessa de alumínio e cobri com película aderente, levei ao frigorífico a arrefecer.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."

(Cecília Meireles)