segunda-feira, dezembro 03, 2018

BOLO ENROLADO COM DOCE DE OVOS





Uma torta que tem como nome bolo enrolado, uma receita que saltou do meu livro 👉Doze meses de cozinha, um livro que me acompanha desde os meus 14 anos oferecido pelo meu saudoso pai a meu pedido. Um livro muito completo e por vezes esquecido agora com tantas modernices... Vamos à deliciosa e simplicidade da receita, se não fizerem o doce de ovos para rechear.


Ingredientes:
-4 ovos
-100 g de açúcar (utilizei 80 g de açúcar de coco)
-4 c. de sopa de farinha Branca de Neve
-doce de framboesa (recheei com doce de ovos)

Bati as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. À parte bati as claras em castelo firme e adicionei-as cuidadosamente ao preparado anterior, alternando com farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] peneirada. Deitei a massa num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal de novo untado com manteiga. Levei a forno pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos. Coloquei a torta num pano de cozinha polvilhado com açúcar em pó e enrolei. Quando a torta (bolo enrolado) estava arrefecido recheei, voltei a enrolar e polvilhei com açúcar em pó.

Doce de ovos:
-3 gemas
-125 g de açúcar
-60 ml de água
-vagem de baunilha

Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica