quinta-feira, janeiro 03, 2019

BOLINHOS DE AZEITE DE MONFORTINHO





Dia 27 de Novembro estive presente na recente loja O`live By Oliveira da Serra que fica na nossa (minha) linda Lisboa na Rua: da Prata, uma rua que desde que me conheço por gente tanto andei nela, uma rua que hoje traz um pouco de nostalgia, tenho recordações de criança de andar de mão dada com a minha saudosa mãe naquela rua. Quando não havia Centros comerciais, era por aquela rua e outras da minha linda Lisboa que eu tanta vez ia com os filhos às compras. Bem deixando de nostalgias vamos ver como eu fiz esta delicia. Uns bolinhos que aguentam muito tempo nas caixas (se aguentarem😇) Alterei as quantidades, a receita saltou do meu livro 👉Cozinha Regional Portuguesa.



Ingredientes:
-500 g de açúcar (utilizei 200 g de açúcar de coco)
-1 Kg de farinha (utilizei 1/2 kg )
-2 dl de azeite (utilizei 1 dl  de azeite Oliveira da Serra 1ª colheita 2018*2019)
-1 c. de chá de bicarbonato
-4 a 5 ovos (utilizei 3 ovos)
-2 dl de leite (utilizei 1 dl)
-canela (utilizei 1 c. de café)

Numa tigela grande coloquei os ingredientes todos e fui amassando até ligar. Formei bolinhos redondos, molhando os dedos em azeite. Pincelei os bolinhos com gema de ovo batida e polvilhei com um pouco de açúcar de coco. Levei os tabuleiros forrados com papel vegetal ao forno a 180ºC, no meu forno levou 15 minutos, mas cada um sabe do seu forno.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"A vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido."

(Buda)