sexta-feira, janeiro 04, 2019

CHEESECAKE DE CHOCOLATE




O filho vinha almoçar, adora Cheesecake e como agora é tão raro ele comer algo feito por mim, eu só tinha que fazer uma das sobremesas preferidas dele. Receitas de Cheesecakes já muitas habitam 👉aqui no blog. O doce de ovos que coloquei só a enfeitar para dar aquele ar, foi destas 👉cornucópias de Alcobaça que também serviram como sobremesa no mesmo dia.😋😎Se não quiserem colocar não precisam de todo. Este Cheesecake é pequeno (forma de 20 cm) se quiserem um maior dupliquem as quantidades.



Ingredientes:
-16 bolachas oreo
-40 g de manteiga

Para o recheio:
-1 pacote de queijo creme (200 gr)
-200 ml de natas
-1 ovo
-2 gemas de ovo
-4 c. de sopa de cacau em pó (usei Valrhona)
-1 cálice de licor de café
-200 g de chocolate preto derretido (usei Valrhona 70% cacau)

Para o ganache:
-100 g de chocolate preto (usei Valrhona 70% cacau)
-100 ml de natas

Enrolei muito bem uma forma de fundo falso com várias camadas de papel de alumínio. Untei a lateral com manteiga. Reservei.

No robot de cozinha piquei as bolachas até ficar em migalhas finas. Adicionei a manteiga derretida e envolvi muito bem até ficar uma mistura homogénea e forrei o fundo de uma forma de mola. Pressionei muito bem com a ajuda de uma colher de sobremesa, até ficar compacto. No liquidificador bati o queijo creme e as natas até ficar com uma textura lisa. Adicionei o ovo, as gemas e o açúcar: pulsar até misturar bem, adicionei o cacau em pó, "pulsar" mais uns segundos até o pó desaparecer na mistura. Com a ajuda de uma espátula despejei a mistura para a tigela onde se encontra o chocolate derretido em banho-maria envolvido com o licor. Mexi a mistura delicadamente até ficar homogénea. Deitei a mistura na forma previamente preparada com a mistura das bolachas oreo. Levei a forma ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria (esse o motivo da forma ser bem forrada o exterior com papel de alumínio) durante 1 hora e 15 minutos (pressionar com os dedos e sentir firmeza). Deixar arrefecer antes de desenformar. Desenformei e coloquei no prato, levei ao frigorífico 4 horas antes de cobrir com o ganache. Depois fiz umas rosetas com a ajuda do saco pasteleiro com um creme que fiz assim:

  Bati 100 ml de natas em chantilly e adicionei 1 c. de sopa de cacau em pó (usei Valrhona) e continuei a bater até ficar bem firme o que é rápido. Não usei açúcar, neste creme, aliás a receita levou mesmo só a quantidade de 50 g de açúcar de coco como está descrita atrás, e podem crer que estava doce mais que suficiente como o meu provador oficial (filho) disse.

Notas: O chocolate usei o Valrhona, desde que fechou nas Amoreiras Cacao Sampaka, é o chocolate que uso, o grau de cacau do chocolate escolho conforme a receita que vá fazer, tenho sempre em casa vários. Sei que não é barato, mas prefiro a qualidade à quantidade, e podem crer que o sabor marca a diferencia. Mas, não se atrapalhem cada um usa o que lhe der mais jeito ok?

Estou no Instagram e Facebook aqui.🙋

"Nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para frente."


(Papa Francisco)