sexta-feira, março 15, 2019

BOLO DE LIMÃO RECHEADO COM MOUSSE DE LIMÃO, E COBERTO COM FROSTING DE LIMÃO


Escolhi um bolo de limão para oferecer à minha amiga C. no dia do seu aniversário para o seu meio Século (50). Um bolo sem enfeites, só mesmo a vela, um bolo de sabor e decoração, como a minha querida amiga gosta. Simples.❤❤ Vamos à receita.


Ingredientes:
-2 chávenas de farinha
-1 chávena de açúcar de coco
-150 g de manteiga (amolecida) (usei sem sal)
-4 colheres de sopa de leite
-4 ovos grandes
-1 c. de chá de essência de limão
-1 colher de chá de fermento
-raspas de 1 limão grande ou dois mais pequenos

Começar por misturar o leite (morno), os ovos e a essência de limão. Bater bem. À parte misturar a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas de limão e reservar. Adicionar a manteiga amolecida e ir juntando à mistura aos poucos até ficar tudo bem ligado. Adicionar a mistura da farinha e envolver bem sem bater. Dividi a massa por 3 formas de 20 cm untadas e polvilhadas de pão-ralado. Levei a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC, até espetar o palito e o mesmo sair seco o que aconteceu ao fim de 20 minutos.

Nota: Pode cozer o bolo numa forma só, o tempo de cozedura claro, que não são 20 minutos. Depois abre o bolo em dois ou 3 partes para rechear com a mousse. Eu pessoalmente prefiro dividir, mas cada qual faz ao seu gosto, pois isso sim é que importa.


Mousse de limão:
-1/2 lata de leite condensado
-200 ml de natas para bater
-sumo de 2 limões
-3 folhas de gelatina hidratadas e derretidas

Numa tigela bati o leite condensado com as natas até obter uma mistura homogénea e fofa. Adicionei o sumo do limão e continuei a bater. Juntei a gelatina derretida e envolvi muito bem. Reservei a mousse.


Frosting de creme de queijo e limão:
-200 g de açúcar em pó
-50 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-200 ml de queijo creme (frio)
-2 c. de sopa de sumo de limão

Com ajuda da batedeira eléctrica, a uma velocidade média, bati o açúcar em pó juntamente com a manteiga até estar tudo incorporado. Juntei o queijo creme e bati a uma velocidade média durante 4 minutos, até estar bem fofo, depois juntei o sumo do limão e bati até envolver bem.

Nota: Não deixe bater demais, para que o frosting não perca a consistência.

Modo de montar o bolo: Primeiro cortei as superfícies dos bolos para ficarem todos lisos. Forrei uma forma de 20 cm, com película aderente, deixando fora das bordas da forma películaColoquei  o primeiro bolo  na forma, e recheei com metade da mousse de limão, coloquei o segundo bolo, e apertei o bolo para aderir à mousse. Cobri de novo com a outra metade da mousse de limão, alisei com a ajuda de uma espátula (fiz o mesmo no primeiro bolo). Coloquei o terceiro bolo, que voltei a apertar para aderir à mousse, cobri o bolo com o excedente da película aderente, e levei ao frigorífico por 4 horas até firmar. Ao fim desse tempo, retirei o bolo da forma, retirei a película e coloquei o bolo no prato. Depois cobri com o frosting. O bolo ficou simples, só mesmo a vela a enfeitar, simples como a minha querida amiga gosta.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas."

(Carlos Drummond de Andrade)