segunda-feira, março 11, 2019

TORTA DE CLARAS, COCO E CACAU RECHEADA E COBERTA COM DOCE DE OVOS [APROVEITAMENTO DE CLARAS]





Uma torta que está em rascunho há um tempinho, resolvi hoje que estava na altura de ver a luz do dia. Estava aqueles dias que não gosto. Chuva? Detesto, sei que é necessária, mas mesmo assim continuo a não gostar. Resolvi o problema. Cozinha com ela (eu) 😎 Retirei duas caixas de tupperwares com claras de ovos que tenho sempre congeladas, e deixei a descongelar. Ao fim de 2 horas (agora no Inverno) estavam descongeladas, acrescentei também as 3 claras do doce de ovos. Ficou uma torta brutal como o meu provador oficial (filho) diz. Se preferirem uma torta com mais espessura utilizem um tabuleiro mais pequeno. Eu utilizei o tabuleiro do forno. A torta cresce muito, mas depois abate, não se assustem que é mesmo assim. Vamos ver como se faz.


Ingredientes:
-10 claras
-7 c. de sopa de açúcar de coco
-1 c. de sopa de cacau em pó (usei Valrhona )
-7 c. de sopa de coco ralado

Bati as claras em castelo, fui adicionando o açúcar colher a colher, quando estava bem envolvido adicionei o cacau e coco. Deitei o preparado num tabuleiro de forno untado e forrado com papel vegetal de novo untado. Alisei o preparado e levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 8 minutos. Deixei o tabuleiro no forno enquanto fiz o doce de ovos. Ao fim desse tempo coloquei um pano de cozinha polvilhado com açúcar em pó e coloquei a torta, retirei o papel vegetal, cobri com o doce de ovos e enrolei a torta. Coloquei a torta no prato e deitei o restante doce de ovos por cima.


Doce de ovos:
-3 gemas
-125 g de açúcar
-60 ml de água


Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar. Deixo fazer ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

(Clarice Lispector)