quarta-feira, outubro 09, 2019

BOLO DE FIGO DA ÍNDIA (PITEIRA)




Tinha figos da Índia que nunca mais acabavam. Já tinha feito uma grande quantidade de compota, cá para casa e oferecer (sim, não sou mulher de esperar o Natal para o fazer, para mim são todos os dias).😎 Já tinha feito geladoResolvi ir para o meu laboratório (cozinha) e fazer um bolo com os figos. Bem dita a hora que o fiz, saiu um bolo húmido com uma textura fofa, e com a crocância das sementes dos figos, ficou magistral. Vamos ver como fiz.

Nota: Peço desculpas das fotos, mas ando sem paciência para produções.


Ingredientes:
-6 ovos
-2 chávenas de açúcar de coco (utilizem o que mais vos agrada)
-250 g de manteiga à temperatura ambiente
-4 figos grandes sem pele e esmagados com um garfo (400g de polpa)
-2 chávenas de farinha
-1 c. de sopa de fermento em pó


Bati a manteiga com o açúcar até estar bem envolvido. Adicionei as gemas sem deixar de bater, quando a mistura estava homogénea, juntei a polpa de fruta e continuei a bater, depois fui adicionando a farinha peneirada com o fermento. Quando obtive uma mistura macia fui adicionando as claras batidas em castelo firme aos poucos, sem bater, só mesmo envolver. Deitei a mistura numa forma de bolo inglês untada e polvilhada de pão ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 50 minutos (no meu forno) já sabem o teste do palito.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."

(Platão)