sexta-feira, novembro 08, 2019

PÃO DE LÓ RECHEADO COM CREME DE OVOS







A minha filha tinha falado que lhe apetecia algo com doce de ovos. Gulosa😋? É sim senhora, sai à mãe quando estava no "auge da carreira" (era nova), sempre fui gulosa, há uns anos deixei de o ser, ok, a idade traz destas coisas.😂 Mas voltando atrás, resolvi fazer um pão de ló e rechear com creme de ovos em vez de doce de ovos que leva uma quantidade maior de gemas. A filha agradeceu. Por ela dispensava o pão de ló, comia o creme à colherada.😎 Fiz o bolo e creme com açúcar de coco, e fiz um bolo pequeno. Vamos ver como fiz.


Ingredientes do bolo
-3 ovos
-100 g de açúcar de coco
-70 g de farinha


Bati os ovos com o açúcar até ficar uma mistura fofa (não ficou muito clara, em causa o açúcar de coco). Adicionei a farinha peneirada e envolvi delicadamente com a ajuda de uma espátula. Deitei a mistura numa forma de 20 cm untada e polvilhada de farinha. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de cozer, no meu forno levou 18 minutos. Cada um sabe do seu forno, mas nesta receita o teste do palito não engana.


Creme de ovos:
-100 g de açúcar de coco
-1 c. de sobremesa de Maizena
-3 gemas de ovos + 1 ovo

Leva-se o açúcar ao lume com metade do seu peso de água, até obter ponto de pérola. Retira-se do lume, arrefece e mistura-se a farinha desfeita num pouco de água. Volta ao lume, mexendo sempre, até cozer a farinha. Tira-se novamente, amorna e misturam-se as gemas e o ovo previamente batido, que voltam ao lume para cozer. Deitei o creme num prato e cobri com película aderente, levei ao frigorífico a arrefecer.

Abri o bolo ao meio e recheei com o creme de ovos. Para dar mais um style para a foto😎, polvilhei com açúcar em pó. Mas podem passar essa parte se quiserem.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."

(Platão)