segunda-feira, novembro 25, 2019

TARTE DE MAÇÃ






Fiz uma tarte de maçã deliciosa que já não fazia há muito. Peço desculpa de não haver foto do interior, mas foi aberta fora de casa. Vamos à simplicidade e delicia da mesma.



Ingredientes:
-6 maças (usei maças de Alcobaça, usem o que tiverem em casa)
-100 g de açúcar de coco (usem o açúcar que preferirem)
-1 c. de sobremesa de canela
-1 pitada de noz moscada
-1 c. de sopa de manteiga
-1 c. de café de gengibre ralado na altura
-2 massas quebradas refrigeradas
-1 gema + 2 c. de sopa de água

Primeiro forrei uma tarte com uma das massas e coloquei no frigorífico reservada. Numa tigela coloquei as maçãs descascadas, descaroçadas e cortadas em cubos. Adicionei o açúcar, canela, noz moscada e o gengibre, envolvi os ingredientes muito bem e reservei. Numa frigideira grande coloquei a manteiga a derreter, juntei os ingredientes das maçãs e em lume brando fui deixando cozinhar. As maçãs vão largando os sucos, misturados com os outros ingredientes e a manteiga, vão deixando as maçãs macias, e caramelizadas. Reservei o preparado das maçãs até arrefecer. Retirei a tarteira previamente forrada com a massa quebrada do frigorífico e coloquei a mistura da maçã. Alisei com a ajuda de uma espátula, e com a outra massa quebrada forrei por cima, uni e fechei a massa da tarte. Pincelei  com um pincel a superfície com a mistura da gema e água batida. Levei a forno pré-aquecido a 180ºC, até cozinhar a massa e alourar, a meio da cozedura coloquei por cima da tarte uma folha de papel vegetal humedecido. No meu forno levou 40 minutos, mas porque coloquei o papel, se não levava menos, mas eu gosto que a massa fique crocante e cozida e não loura por cima e massuda.

Nota: Esta receita é excelente para aproveitar aquelas maçãs que por esquecimento ou não, vão ficando na fruteira. Tenho👉 aqui outras receitas de tartes de maçã.

Estou no Instagram e Facebook aqui.

"Algumas pessoas têm amor por você, outras têm raiva. O que sentem nem sempre depende de seu comportamento. As reacções delas às vezes são justas, outras vezes são injustas. Dê sem contabilizar. E esteja atento às necessidades delas."

(Dalai Lama)