segunda-feira, janeiro 20, 2020

BOLO DE FRUTAS SIMPLES







Um bolo delicioso, a receita saltou 👉 daqui! Um livro com receitas deliciosas. Há uns anitos que não compro livros de culinária. Sempre mais do mesmo, fiquei cansada, quando eu tenho em casa a "nata" dos mesmos, agora chego à FNC é só livros de bloggers. Cansa, pois as receitas é sempre mais do mesmo é só alterar a disposição dos ingredientes e siga para bingo. Há claro a exceção e não só o caso da Fátima Moura escritora na área da gastronomia, dedicando-me sobretudo à investigação dos produtos portugueses. Tem o blog Conversas à Mesa um blog que sigo com muita atenção e que adoro ler o que a Fátima escreve, uma mulher que sabe muito, mas sempre simples. Como sempre disse, o menos é mais. Também há os livros agora da moda (comida saudável) ai santa paciência já não tenho para tanta burrice. Passaram de oito para oitenta, não sabem ou ainda ninguém lhes disse que o q.b. é tudo e serve para tudo na vida. 

    Só há um livro que gostaria de comprar se encontrasse traduzido em Português é o do chef Rudolph Van Veen, adoro ver o programa dele e só. O resto é tudo mais do mesmo. Peço imensa desculpa de ser sincera, mas sou assim, não é defeito e sim feitio.😎 Vamos lá à receita deste delicioso bolo que saltou de um dos meus livros da altura que comprava quase tudo. Readuquei me só comprarei se encontrar este.💙


Ingredientes
-250 g de frutos em cubos glaceados
-200 g de variedade de amêndoas, nozes e nozes pecãn
-150 g de manteiga à temperatura ambiente
-125 g de açúcar amarelo claro (utilizei açúcar de coco)
-175 g de farinha
-1 c. de chá de fermento em pó
-1 c. de chá de canela em pó (não utilizei)
-3 ovos grandes levemente batidos
-150 g de sultanas (não utilizei)
-casca ralada e sumo de 1 laranja
-2 c. de sopa de nectar de agave


Untei e forrei com papel vegetal uma forma de bolo Inglês ( no livro a receita pede um tabuleiro). Coloquei na tigela da minha 👉bebé a manteiga e o açúcar e deixei bater até obter uma mistura fofa com os ingredientes bem incorporados. Peneirei a farinha e a canela para dentro de uma tigela. Acrescentei alternadamente a mistura da farinha e os ovos batidos à mistura anterior (manteiga e açúcar) sem nunca deixar de bater em velocidade baixa. Com a ajuda de uma espátula juntei os frutos secos e glaceados, o sumo e raspa da laranja e o néctar de agave, envolvi bem. Deitei a mistura na forma e alisei com a ajuda da espátula. Levei ao forno pré-aquecido a 150ºC durante 1 hora e 15 minutos. Deixar arrefecer na forma.

Nota: Alterei um pouco a receita, mas fiz ao meu gosto e ficou brutal.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade."

(Buda)