terça-feira, setembro 01, 2020

BISCOITOS DE AMÊNDOA E LIMÃO




Estamos a começar o mês de Setembro, vamos lá a começar a colocar o blog a trabalhar, não é que o meu apetite seja algum, mas o respeito que tenho pelas pessoas que estão desse lado é muita. 🙏 

Mais uns biscoitos para o dia do 👉mimo, aquele dia que existe todas as semanas na minha casa. Estes biscoitos, já experimentei a fazer com açúcar de coco, e não deu certo. Alguma vez tinha que ser.😔 Uns biscoitos que já se encontravam em rascunho desde Novembro de 2019, muito antes desta loucura da Pandemia.



Ingredientes:
-125 g de miolo de amêndoa pelada
-15 g de casca de limão glaceado
-15 g de farinha
-60 g de açúcar branco refinado
-3 1/2 de c. de sobremesa de sumo de limão
-100 g de açúcar em pó, mais um pouco para polvilhar
-50 g de farinha de milho
-1 clara de ovo grande
-3/4 de c. de chá de fermento


Deitei as amêndoas, a casca do limão glaceado e a farinha no processador e pulsei até obter uma pasta.
Deitei o açúcar e o sumo de limão num tacho e levei ao lume até ferver, baixei o lume, e ferveu mais 2-3 minutos até ficar reduzido a um xarope espesso.
Retirei do lume, e juntei a pasta de amêndoa e misturei bem. Coloquei numa tigela e deixei arrefecer, o que foi rápido.
Liguei o forno a 140ºC, e forrei um tabuleiro com papel vegetal. Reservei 1 c. de chá de açúcar em pó e peneirei o restante açúcar e a farinha de milho para a bancada.
Bati a clara e o açúcar reservado até ficar um merengue firme. Adicionei o fermento à pasta de amêndoa, e a seguir envolvi a clara batida em merengue até ligar. Deitei a massa na bancada (onde tinha polvilhado a farinha de milho e açúcar em pó), envolvi muito bem na mistura, formei um rolo com 6 cm de espessura, e espalmei-o até ficar com 4 cm. Cortei em fatias de 2 cm (aqui é ao gosto de cada). Coloquei os biscoitos no tabuleiro e levei ao forno pré-aquecido (como explicado acima☝) durante 30 minutos ou até crescerem mas ainda estarem suaves no meio. Deixei arrefecer no tabuleiro durante 2-3 minutos, a seguir coloquei-os numa rede metálica até arrefecerem completo. Polvilhei com açúcar em pó.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta."
(Chico Xavier)