segunda-feira, maio 04, 2020

BOLO DE CREME DE CHOCOLATE DE LEITE [ANIVERSÁRIO DO FILHO]





O bolo escolhido para o aniversário do meu filho, 22 de Abril 36 anos, foi o bolo de creme de chocolate de leite. Quem me segue, sabe que foi dos dias mais importantes da minha vida: O nascimento dos filhos, neste caso dele dia 22 de Abril de 1984, um Domingo de Páscoa. Andei um pouco confusa que bolo escolher, bolos simples, não é muito a praia do filho, ele gosta de chocolate, resolvi pesquisar no meu livro Paixão pelo Chocolate, um livro que já não tocava há uns anitos, e descobri esta pérola (bolo), uma pérola para festejarmos o dia do meu filho, já que ele estava a fazer a quarentena cá em casa, foi aberto no mesmo dia do seu aniversário. Uma base estilo brownie e a cobertura estilo mousse.  Estava brutal!

  Desculpem de não haver fotos do interior, sou sincera, não ando com apetites de produções fotográficas, as minhas preocupações são outras o caso, a situação que todos estamos a passar. Há pessoal que está a passar este tempo, como se nada fosse, para mim são os alianados, depois há os outros que pensam que o Covid é só mais um virús que daqui a nada tudo passou, continuam com as suas vidas como se nada fosse (daí, alguns serem detidos, outros darem meia volta ao carrocel e irem para casa, se é que vão: a esses chamo os inrresponsáveis, os egoístas, não percebem que além de não se respeitarem, não respeitam as outras pessoas. O respeitinho é muito bonito e fica muito bem! Depois há os ignorantes que pensam que isto só acontece aos outros, a eles não acontece, a esses acho que um bom par de estalos era pouco. Sempre fui uma mulher que nunca gostou que me mandassem fazer seja o que fosse, não me dêm ordens, que eu faço as coisas à minha maneira, se depois me espalhei (e podem crer que me espalhei bastantes vezes, mas levantei sempre com mais genica) mas deixem-me errar por mim, aprender por mim, e não é por ter 61 anos que mudei, aliás até refinei o feitio. Se gostam? Óptimo, se não gostam coloquem no canto como eu sempre fiz e faço ao que não me agrada. Sei que mais tarde ou mais cedo todos vamos apanhar, mas que seja o mais tarde possível, tenhamos respeito pelos médicos (as), enfermeiros (as),  pessoal que trabalha nos Hospitais, sejam eles públicos como particulares, pessoal dos centros de saúde, Bombeiros, pessoal que continuam a trabalhar para termos os produtos de 1º e mais algumas necessidades nos Supermercados, pessoal que atende e que estão em distancias menos recomendáveis nesses mesmos Supermercados, pessoal do lixo, pessoal, pessoas que estão a todo o momento, em contacto com o tal Covid_19, etc..Enfim! Ainda a procissão vai no Adro. Infelizmente, para todos nós.

  Mas esta conversa toda para quê? Não tenho andado com apetites de blog, e noutras coisas também! Cozinhado, cozinho todos os dias e agora até muito mais.  Pois não há saidas, para se comer fora, nem encomendo para ir buscar ou trazer para casa. Tenho o 👉dia do mimo❤ todas as semanas, quando temos verdadeiras amigas temos que as mimar sempre, o caso. Não é como aquelas amigas que gostam muito de nós só quando precisam, essas estão dispensadas na minha vida. Como eu sempre disse e digo: quantidade nunca ditou qualidade, mas há pessoal que pensa que assim é.

  Continuando, estou bastante preocupada, com toda a situação que estamos a passar, nunca esperei chegar a esta idade, e estar a passar uma situação destas, estar a fazer (respeitar) o que pedem para o covid não se alastrar mais. Saio uma vez por semana para ir às compras e Farmácia, as compras não faço onde gosto, remedeio-me com o Continente Bom Dia e já é uma sorte. Gosto ou gostava de fazer as minhas compras no Auchan no Forum Almada, e Mercado da Charneca da Caparica, desde o dia 9 de Março acabou. Se tenho alguma falta de algum ingrediente, deixo ou troco por outro. Desde o início de Março que comprei máscaras uma caixa das cirúgicas para ter cá em casa e das outras FFP2 equivalente a KN95 para todos, vários modelos, caixas de luvas e álcool gel. Quando comprei, parece que tinha entrado numa ourivesaria e não numa farmácia tal o que no final paguei, mas haja saúde. Hoje já está um preço mais acessivel, pelo menos tiveram discernimento de retirar os 23%. Já comprei mais uma remessa das FFP2, também tenho a minha máscara caseira lavável que a minha amiga C. fez e me ofereceu, e sei que ainda vou ter que comprar muito mais material deste. Pois o que acredito, é que enquanto não ouver uma vacina, todos nós vamos apanhar o bicharoco, se não for este vem outro sempre mais resistente. Deixando de conversas (desabafo) vamos à receita do bolo que é o que vos interessa.


Ingredientes: para o bolo
-30 g de cacau
-200 g de ovo
-60 g de manteiga derretida
-100 g de farinha
-135 g de açúcar (usei açúcar amarelo)


Para embeber:
-100 ml de licor do tipo Grand Marnier


Para o creme:
-375 g de chocolate de leite
-375 g de natas
-20 ml de licor do tipo Grand Marnier


Para decorar:
-cacau em pó
-aparas de chocolate de leite (não utilizei)



1. Aquecer o forno a 180º C e preparar uma forma com 25 cm de diâmetro, untado-a com manteiga e polvilhando-a com farinha (polvilhei com cacau)

2. Bata os ovos até fazerem espuma. Adicione-lhes o açúcar e continue a bater até a preparação adquirir uma cor esbranquiçada.

3. Peneire a farinha com o cacau, e aos poucos, vá juntando esta mistura aos ovos batidos. Acrescente a manteiga derretida já fria. Misture rapidamente e deite a massa na forma. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Terminada a cozedura, desenforme o bolo e deixe-o arrefecer sobre uma rede.

4Para preparar o creme, coloque as natas numa caçarola e leve-as ao lume até levantarem fervura. Deite-as sobre o chocolate partido aos pedaços e mexa até obter uma mistura homogénea. Coloque o creme numa batadeira e bata-a durante 5 minutos, a uma velocidade média, até ficar cremoso.

5. Prepare um aro de 27 cm de diâmetro e com altura superior  à do bolo. Ponha o bolo dentro do aro.

6.  Humedeça a superficie do bolo com o licor, e com a ajuda de um saco pasteleiro, cubra com creme.

7. Coloque o bolo no frigorífico durante pelo menos 6 horas. Retire e deixe algum tempo à temperatura  ambiente.

8. Polvilhe a superficie com bastante cacau. Retire o aro.

9. Termine a decoração com aparas de chocolate de leite (não utilizei)

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Ter fé é saber que apesar de todos os desvios e atrasos chegaremos ao lugar onde Deus tem nossa felicidade plena guardada."

(Desconhecido)