terça-feira, setembro 29, 2020

PASTEIS DE MASSA TENRA DE LEITÃO

 



Ainda não consegui, ir comer fora. Continuo com todos os cuidados e mais alguns, só saio mesmo para o essêncial, apesar de saber que vou ter que viver com esta nova maneira de levar a vida, se não para sempre, vai ser ainda por muito e muito tempo até aparecer um novo virus (não, não acredito na vacina para os próximos anos, infelizmente). 😔 Mas bolas, uma mulher não é de ferro💪 Desde o fim de Maio, quando apetece algo de especial telefono para a Central dos Leitões, encomendo  o leitão, e vou buscar. Os meus filhos adoram o bicharoco, e já que não se pode ir à Bairrada, onde há 44 anos vou comer o bichinho, ficamo-nos por aqui, que até é satisfatório.😎 Num desses pedidos de take away, ou era porque estavamos com menos fome ou foi porque veio mais bem aviado de leitão. Sobrou, eu resolvi logo no dia seguinte fazer uma massa tenra, retirar a minha máquina de massa fresca para trabalhar (esticar a massa, não quero outra coisa, desde que fiz👉 aqui) Então vamos ver como fiz!


Ingredientes:

-300 g de farinha

-2 c. de sopa de manteiga

-1 c. de sopa de azeite

-sal marinho (moído)

-200 ml de água

Coloquei os ingredientes (excepto a água) na tigela da minha bebé e liguei, quando começou a envolver os mesmos fui deitando a água até ter a textura da massa. Depois embrulhei a massa em pelicula aderente e reservei, enquanto fazia o recheio. Quando o recheio estava pronto cobri com a pelicula aderente junto no preparo para não secar a superfície. A seguir com a ajuda da máquina de esticar a massa, fui esticando e colocando bocados de massa na forma de corta pasteis (foto abaixo👇) coloquei o recheio no meio, umedeci as bordas com água fria, e fechei e apertei a forma. Sairam todos perfeitos. Quando estavam todos prontos comecei a fritar em óleo até estarem lourinhos.

Recheio:

-restos de leitão (que piquei ligeiramente na 1 2 3 )

-1 cebola picada

-2 c. de sopa de farinha

-2 gemas

-leite q.b.

-2 c. de sopa bem cheias de molho do leitão (foi o tempero que utilizei no recheio)

-azeite q.b.

Num tacho coloquei a cebola picada e reguei com o azeite. Levei ao lume baixo e deixei cozinhar a cebola até ficar translúcida. Adicionei a farinha e mexi muito bem. Fui adicionando o leite pouco a pouco, até obter a textura (bechamel grosso), nessa altura juntei as gemas, leitão e o molho, envolvi tudo muito bem e deixei cozinhar mais um pouco só o tempo de cozer as gemas e harmonizar sabores.

Nota: A ideia de juntar um pouco do molho do leitão, foi sublime😎 (claro que se ouvesse crianças, elas não podiam comer😈). Não utilizei sal nem mais nenhum tempero em causa o molho do leitão, já tinha.

Moldes:👇


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Seja gentil quando for possível... Sempre é possível."

(Dalai Lama)