quarta-feira, janeiro 13, 2021

BOLO INGLÊS




Retirei esta receita do meu adorado caderninho. Um dia bem nostálgico. Um caderno carregado de boas memórias, um caderno com a minha essência e estória (história) que eu adoro. Tenho tantos livros de cozinha, mas trocava todos por este caderninho, este livro 👉Os 12 Meses de Cozinha e este 👉da Vaqueiro.  Estes sim, têm a minha essência. Os meus outros são os outros, gosto de alguns, mas já não me dizem nada, é tudo mais do mesmo.Vamos lá à receita que é o que vos interessa. Bolo Inglês e bolo Rei era/é os bolos que eu e o meu saudoso pai mais gostamos.❤❤


Ingredientes: 

-250 g de açúcar (utilizei 200 g de açúcar de coco) 
-150 g de vaqueiro (usei manteiga) à temperatura ambiente 
-350 g de farinha 
-4 ovos 
-250 g de fruta cristalizada (usei 350gr de fruta glaceada cortada em cubos) 
-100 g de passas (não utilizei)
-1 dl de leite 
-2 c. de (chá) bem cheias de fermento em pó 
-1 cálice de aguardente ou rum (usei rum) 


Bati a manteiga com o açúcar e o fermento. Juntei de seguida os ovos inteiros e o leite e continuei a bater até estar tudo bem misturado. Juntei à mistura anterior o rum e o leite, que envolvi muito bem. Juntei a farinha e fui envolvendo muito bem na mistura sem bater, quando a farinha estava bem misturada, adicionei as frutas glaceadas envolvidas previamente em farinha e peneiradas para retirar o excesso de farinha e envolvi muito bem à mistura. Deitei a massa numa forma de bolo inglês untada com o fundo forrado com papel vegetal de novo untado e polvilhada de pão ralado. Levei o bolo ao forno pré-aquecido a 180ºC, quando o bolo começou a crescer e alourar fiz um corte ao de leve, na superfície do bolo no sentido do comprimento. Deixei acabar de cozer durante mais 1 hora. Quando cozido e desenformado, polvilhei com açúcar em pó, só para dar aquele toque.😊

Estou no Instagram e Facebook aqui!

*Quem tem a qualidade da assertividade sabe dizer não àquilo que fere sua integridade e contraria seus valores, mas faz isso sem agredir nem desrespeitar o outro.*
(Leila Navarro)