segunda-feira, janeiro 04, 2021

BOLO REI COM FRUTOS SECOS





Mais um ano se passou, um ano tão atípico, mas estava escrito, tinhamos que passar este ano e o próximo principalmente, os outros já nem digo nada. O Natal sempre foi a quadra que mais amei na minha vida, todas as outras nunca liguei muito. O Carnaval sempre detestei desde que me lembro de ser pessoa, a Páscoa gostava mas não como o Natal, mas desde que o meu saudoso pai partiu, e depois a minha saudosa mãe, a quadra ficou triste para  mim, fiz das tripas coração para os meus amores maiores que o mundo (filhos) não se aperceberem e fazer os Natais como eles sempre conheceram e tiveram. Mas eu por dentro queria que o mês de Dezembro passasse rápido, o meu coração estava sempre triste, quando começavam a enfeitar os Centros Comerciais, lojas, ruas e o que fosse mais.😔

 Sei que há pessoal que acha uma palermice, eu ser assim, que a vida continua, temos que nos divertir enquanto cá andamos etc... Respeito, cada um é como é, e não tenho nada contra, mas eu sou assim e nada a fazer, não mudo, para agradar (quem tenho que agradar é a mim e aos meus filhos, o resto? É resto!)

Mas este ano, pelo ano tão atípico que tivemos, quiz o Natal cedo a chegar a minha casa. Nunca na minha vida comprei os presentes antes de Dezembro, este ano comprei logo em finais de Setembro os presentes dos filhos, sabia o que queria, foi só entrar comprar e sair rápido. Eu sabia que  os numeros iam piorar, então não queria confuções, como não quiz durante os anteriores meses, comprei guardei. A árvore de Natal sempre fiz a 1 de Dezembro toda a minha vida excepto o ano que a minha saudosa mãe partiu que nesse ano não fiz árvore. Já este 2020 quiz a casa a cheirar a Natal, para as tristezas de Covid, aliviarem. Este ano alterei muita coisa, uma delas foi querer uma árvore verdadeira como disse 👉aqui. Cá em casa acabou o artificial, dei a minha árvore e restantes enfeites, era um contra senso fazer reciclagem e ter plásticos, sim as árvores artificiais são. Aluguei Pinheiro Bombeiro, uma causa bonita e útil. Nos próximos Natais, Deus continue a ser meu amiguinho que farei o mesmo. Então a 14 de Novembro eu e o filho fomos buscar a árvore e fiz a mesma e presépio, além que fiz broas e bolo Rei. A casa cheirava a Natal por todos os poros.❤❤ Este bolo não foi feito nesse dia, mas foi feito da mesma maneira que 👉este . Se é que posso ter a pretensão de chamar bolo Rei a estes bolos feitos com esta farinha de brioche, mas que ficam excelentes ficam, e como estou numa de me poupar😇 sai para bingo.


Ingredientes: 

 -500 g de farinha para pão brioche do Continente 
 -2 c. de sopa de azeite 
 -225 ml de água fria 
 -50 ml de vinho do Porto branco 
-150 g de nozes cortadas aos bocados 
 -150 g de miolo de amêndoa palitado 
-1 gema para pincelar 
 -açúcar em pó para polvilhar q.b. 

 Numa tigela coloquei a farinha, azeite, água e vinho do Porto, e envolvi bem todos os ingredientes até ficar com uma massa homogénea. Untei uma tigela com azeite e coloquei a massa, tapei com um pano e deixei a descansar para levedar durante duas horas. Ao fim desse tempo (já tinha levedado) juntei, as nozes e 100 g de amêndoa, envolvi bem. Polvilhei a banca da cozinha com farinha pão brioche do Continente, envolvi bem a massa, e fiz a argola do bolo que coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal, no meio do bolo, coloquei um copo de inox (para o buraco não fechar😎). Deixei mais 40 minutos a levedar, ao fim desse tempo, pincelei com a gema de ovo, polvilhei com o resto da amêndoa palitada, e levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de dourar e cozer, no meu forno levou 20 minutos, mas cada um sabe do seu forno. Depois de cozido e frio polvilhei com açúcar em pó.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Tem pessoas que Deus coloca na nossa vida só pra nos dar paz. Que nos empurra pro melhor de nós, que nos guia pro caminho do bem. Pessoas que é sorriso em dia feio, que é suporte quando parece faltar chão. Tem pessoas que pensa e repensa jeitos de nos fazer bem, que se preocupa e demonstra. Pessoas que é abraço, mesmo de longe, e a certeza que tudo vai dar certo. Que empresta coração pra gente morar, que planta pensamentos bonitos nos dias da gente. E reforça nossa fé no ser humano! Pessoas que merece o que de mais bonito a vida tem a oferecer... A esse tipo de pessoas: amor, oração e gratidão eterna.🙏🙏

(Desconhecido)P.S. 0brigada minha querida amiga C.Isabel de Miranda