sexta-feira, abril 23, 2021

BOLO DE CHOCOLATE [ANIVERSÁRIO DO FILHO]





Ontem dia 22 de Abril o meu filho fez 37 anos❤ Um ano a festejar tão atipico, um ano que foi uma fotocópia do ano anterior como está 👉aqui. Como sempre disse e continuo, o nascimento do meu filho, foi o segundo dia mais feliz da minha vida. Fui de novo MÃE. Eu não gosto de ser repetitiva, mas neste caso só nos bolos que escolho para os aniversários dos filhos e não só, agora escrever e dizer o quanto amo os meus filhos, aí? Digo e escrevo sempre o quanto os AMO😍


Ingredientes para o bolo: 
-6 ovos 
-140 g de farinha de amêndoa (moí as amendoas com pele)
-40 g de cacau  
-1 pitada de sal  
-1 c. de café de essência baunilha 
-180 g de açúcar amarelo escuro
-calda de açúcar 
-doce de laranja q.b. (usei o meu doce de laranja amarga que tenho sempre, receita 👉aqui)
-20 ml de «Cointreau» 


Para a cobertura: 
-400 ml de natas
-400 g de chocolate amargo  (utilizei Valrhona)



Calda de açúcar:

Coloquei 100 g de açúcar num tacho com 1 pau de canela e cascas de limão, cobri com água e levei ao lume a ferver. Quando começa a ferver fui mexendo sempre até dissolver bem o açúcar, nessa altura deixo ferver mais dois minutos e reservo fora do lume.

Antes de preparar o bolo preparei a cobertura, uma vez que esta deve ficar no frio pelo menos 1 hora. Aqueci as natas num tacho em banho-maria com o chocolate partido aos bocados. Fui mexendo sempre até a mistura estar homogénea. Reservei no frigorífico. 


 Bati os ovos inteiros com o açúcar e a baunilha até ficar espumoso.  Adicionei a farinha de amendoa (amendoas moídas), cacau e o sal, e envolvi bem com a colher de pau. Deitei o preparado numa forma untada e polvilhada com pão-ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. Na altura em que meti a forma no forno, baixei para 160ºC, durante dez minutos, e depois para 150ºC durante 20 minutos. Depois de cozido o bolo deixei arrefecer. Abri o bolo ao meio. Misturei a calda de açúcar com licor. Com um pincel embebedei as duas partes. Recheei com o doce de laranja, mas sem ficar sobreposto o doce, coloquei doce e alisei com uma espátula. Cobri o bolo com a ganache de chocolate, usei dois bicos de tamanho diferentes e um saco de pasteleiro para fazer o enfeite. Ficou uma delícia, o filho gostou, que era o principal.😍

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Se o momento é de crise, não te perturbes, segue... Serve e ora, esperando que suceda o melhor. Queixas, gritos e mágoas são golpes em ti mesmo. Silencia e abençoa, a verdade tem voz." 🙏

 (Chico Xavier)