segunda-feira, outubro 24, 2011

EMPADÃO ESPECIAL











Empadão eu e filhos adoramos, mas também quando é de carne só gostamos com os restos de carne que sobra do cozido, pois fazer empadão de carne picada não gostamos. Claro, que esta "mania" ficou-me de criança e passei-a aos meus filhos. Faz-me lembrar os sabores de infância e voltar no tempo. Quando a minha mãe fazia cozido o que era tradicional ser ao Domingo, pois estavam todos para o almoço, eu já sabia que segunda seria empadão, pois a minha mãe aproveitava os restos da carne para fazer o dito ou pasteis de massa tenra conforme a quantidade de carne que sobrava. No meu caso este empadão não foi da carne do cozido e sim da carne que sobrou da sopa da panela. Deitar comida fora, nunca, tudo se aproveita. E não é porque o País está em crise e sim porque foi uma mensagem que a minha mãe me passou, pois ela passou pela 2º Guerra, e sabe o que era estar em filas e comprar racionado, eu na minha memória não tenho essa parte da História pois nunca passei por ela. Só me apeteceu alterar o puré e fiz um puré de azeitonas pretas do Jamie Oliver. Cada vez mais: estou deliciada com o jovem(...!)

Puré de azeitonas pretas:
Fiz o meu puré normal(caseiro) e piquei 200 g de azeitonas pretas descaroçadas (retirei o caroço) pois o Jamie diz: compre azeitonas pretas das melhores, então eu vou à Tremoceira perto da minha casa que tem as ditas de todas as qualidades e feitios, mas as pretas são de doer... e envolvi muito bem juntei 1 colher de (sopa) de azeite virgem extra.

Recheio de carne:
Retirei as peles, ossos, gorduras e desfiei a carne todo. Reservei. Num tacho coloquei uma cebola picada miudinho, um dente de alho picado e uma folha de louro. Cortei o chouriço que tinha sobrado miudinho e deixei harmonizar sabores em lume brando, sem nunca deixar alourar a cebola. Quando a dita está translúcida juntei 2 tomates grandes maduros e pelados (desta vez foi com sementes e tudo) nesta receita as sementes do dito não faz a diferencia mas nas que eu postei e posteriormente irei postar podem crer que faz toda a diferença, quando eu escrevo: sem sementes ok? Deixei os tomates (largarem) os seus sucos, entretanto juntei um pouco (80 ml) de vinho branco, mexi e juntei a carne, temperei com sal marinho (pouco) em questão estava o sal das carnes previamente cozinhadas, e pimenta preta moída na altura. Deixei sempre em lume brando harmonizando sabores e evaporando o molho. Quando pronto, deixo arrefecer um pouco antes de fazer a montagem do empadão!

Montagem do empadão:
Num tabuleiro coloco uma camada de puré e aliso, depois coloco a carne (se possível escorrer o molho) depois cubro com o restante puré e aliso. Pincelo com um gema batida e vai ao forno pré-aquecido, até alourar servi com uma salada verde...
Notas: o filho disse logo: fantástico (brutalíssimo) o empadão com o puré de azeitonas...

Recebi um email, : com um convite para estar presente (na Oficina de Cozinha da Nestlé sob o tema Saboreia a Vida com a Chef Mafalda Pinto Leite)! Infelizmente foi-me impossível estar presente! Mas, ficou combinado que noutra oportunidade vou estar presente(!) Mais uma vez agradeço a gentileza do convite e se lembrarem de mim: um muito obrigada(...!)



"Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante."

[Augusto Branco]