quarta-feira, outubro 21, 2009
MAIS UMA FEIJOADA
Feijoadas é um dos comeres que o meu pessoal agradece. Claro que quando o filho come nunca posso colocar aquelas carnes que gosto. Orelha de porco, rabo de porco etc, etc. Só posso fazer mesmo com carne pois ele não come carnes moles (como ele diz) e nem gelatinosas. Vamos à receita.
Ingredientes:
-1 pá de porco desossada (para mim é das carnes mais saborosas)
-1 chouriço de Trás-os-Montes
-1 farinheira
-feijão branco
-2 cenouras
-1 cebola grande
-1 couve branca
-2 colheres de sopa de massa de pimentão
-1 folha de louro
-azeite
-sal e piri piri
-água de cozer carne (orelha de porco)
Deixo o feijão de molho de um dia para o outro. Cozo o dito na panela de pressão e reservo. Num tacho pico a cebola e o chouriço cortado às rodelas. Levo ao lume com o azeite até estar translúcida. Junto a massa de pimentão e junto a carne cortada aos quadrados e a folha de louro. Deixo só dar estilo "fritura" na carne e envolvo muito bem na massa de pimentão. Depois vou juntando a água de cozer a orelha de porco aos poucos sempre em lume brando e vai cozinhando a carne. Quando cozinhada a carne junto as cenouras às rodelas e a couve lavada e cortada em juliana grossa. Tapo o tacho e deixo suar até murchar a couve. Depois junto o feijão e envolvo muito bem. Entretanto junto a farinheira sem pele e desfeita no caldo como está nesta receita, é como eu faço em todas as minhas feijoadas. Tempero com sal e piri piri (ter em atenção o sal da farinheira, massa de pimentão e no meu caso da água que utilizei de cozer a orelha do porco). Deixar harmonizar os sabores e servir. Os filhos gostam sempre de acompanhar com arroz branco.
Notas: eu quando cozo carnes estilo "orelha de porco" chispe" etc, costumo congelar a água para fazer as feijoadas quando o filho come. Pois ele só gosta mesmo com carne. Mas eu gosto da goma (ok,não sei se é assim que se chama). Que engrossa muito o molho da feijoada. Além que lhe dá aquele gostinho mesmo que só estas carnes têm.