sexta-feira, fevereiro 15, 2019

BOLO INGLÊS




Já tenho algumas receitas no blog de bolo inglês no meio de tantos 👉bolos (274). 😎 Mas como nunca é demais partilhar o que faço com amor aqui vai mais uma. Esta receita saltou do meu 👉1º  livro de pastelaria da Vaqueiro, oferecido pela minha saudosa mãe. Um livro que quando agarro, as memórias e saudades ficam ao rubro.❤ Tenho que pedir desculpa, mas este bolo foi aberto fora de casa, esse o motivo de não haver fotos do interior.


Ingredientes:
-250 g de açúcar (utilizei 200 g de açúcar de coco)
-150 g de vaqueiro (usei manteiga) à temperatura ambiente
-350 g de farinha
-4 ovos
-250 g de fruta cristalizada (usei fruta glaceada cortada em cubos)
-100 g de passas
-1 dl de leite
-2 c. de (chá) bem cheias de fermento em pó
-1 cálice de aguardente ou rum (usei rum)

1º coloquei as passas a hidratar no rum durante 1 hora. Bati a manteiga com o açúcar e o fermento. Juntei de seguida os ovos inteiros e o leite e continuei a bater até estar tudo bem misturado. Coei as passas e juntei à mistura anterior o rum que envolvi muito bem. Juntei a farinha e fui envolvendo muito bem na mistura sem bater, quando a farinha estava bem misturada, adicionei as frutas glaceadas e passas envolvidas previamente em farinha e peneiradas para retirar o excesso de farinha e envolvi muito bem à mistura. Deitei a massa numa forma de bolo inglês untada com o fundo forrado com papel vegetal de novo untado e polvilhada de pão ralado. Levei o bolo ao forno pré-aquecido a 180ºC, quando o bolo começou a crescer e alourar fiz um corte ao de leve, na superfície do bolo no sentido do comprimento. Deixei acabar de cozer durante mais 1 hora.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Pense por você mesmo e deixe que os outros aproveitem o direito de fazer o mesmo."🙏

(Voltaire)