sexta-feira, abril 30, 2021
BOLO DE LARANJA E AMÊNDOA COM RECHEIO DE BRIGADEIRO E COBERTURA DE GANACHE DE CHOCOLATE [ANIVERSÁRIO DA FILHA]
segunda-feira, abril 26, 2021
PUDIM DE LARANJA
Ando numa de consultar a minha 👉Bíblia Pantagruel, e foi de lá que saiu a receita deste delicioso pudim. Com tantos livros de receitas que tenho, não tenho dúvidas nenhuma, este livro, é o inicio meio e fim de todos os livros que se publicou e continua a publicar... Tudo mais do mesmo. Há anos que não compro um livro de receitas, quando cheguei à conclusão, que eu não precisava, quando tenho vários tesouros o caso desta Bíblia. Vamos à receita.
Ingredientes:
-200 g de açúcar (utilizei 120 g de açúcar)
-50 g de manteiga
-1 c. de sopa rasa de Maisena
-sumo de 3 laranjas, e raspa de 2
-6 gemas
-4 claras
-caramelo (eu fiz o meu)
Barra~se a forma com o caramelo e reserva-se. Bati os ovos e claras com o açúcar e depois com a manteiga amolecida em banho-maria. Adicionei a raspa das duas laranjas e envolvi muito bem. Juntei a farinha desfeita no sumo das laranjas e voltei a envolver tudo bem. Deitei o preparado na forma já devidamente preparada e reservada e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria. No meu forno levou 25 minutos.
Estou no Instagram e Facebook aqui!
"Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões."sexta-feira, abril 23, 2021
BOLO DE CHOCOLATE [ANIVERSÁRIO DO FILHO]
quarta-feira, abril 21, 2021
O MEU CORAÇÃO (PARTE 5)🖤
sexta-feira, abril 16, 2021
BOLO AMERICANO
Uma receita que saiu da minha 👉Bíblia Pantagruel, um bolo delicioso que vai direitinho para a classe 👉bolo 2 ovos. Um bolo delicado e fofinho, peço desculpa de não haver fotos do interior, simplesmente a vontade é nula para grandes produções... Mas quem me segue sabe que não engano😍 Vamos à receita.
Ingredientes:
-175 g de farinha
-200 g de açúcar amarelo (usei 150 g)
-80 g de chocolate (utilizei chocolate Lindt 85% cacau)
-2 1/2 dl de leite
-100 g de margarina (utilizei manteiga)
-2 ovos
-1/8 de c. de café de baunilha em pó
-2 c. de chá de fermento em pó
-açúcar em pó q.b.
Derreti o chocolate em banho-maria com a manteiga. Deitei na tigela e bati com o acúcar e a baunilha. Adicionei os ovos um por um, batendo sempre. Juntei aos poucos e alternadamente, o leite, a farinha e peneirada com o fermento, e bati até fazer bolhas. Deitei o preparado numa forma untada e polvilhada com pão-ralado. Levei a forno pré-aquecido a 170ºC, até cozer, o teste do palito. Depois do bolo arrefecido polvilhei com açúcar em pó como a receita pede.
Estou no Instagram e Facebook aqui|
"É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os."quarta-feira, abril 14, 2021
PUDIM MENTIROSO
Uma receita que tirei da minha 👉Bíblia Pantagruel. Achei o nome e receita interessante. A textura gostei, apesar do nome dizer que é Pudim Mentiroso, não enganou é mesmo mentiroso, mas uma delicia...😂😂😂 Vamos à receita que é o que vos interessa.
Ingredientes:
-200 g de açúcar (utilizei 180 g de açúcar amarelo claro)
-60 g de farinha de milho
-1 c. de sopa de manteiga
-1/4 de c. de café de baunilha em pó
-1 c. de chá rasa de fermento em pó
-3 ovos
-1 gota de essência de baunilha
Bati os ovos com o açúcar até engrossarem e depois com a manteiga derretida em banho-maria, a essência, a baunilha e a farinha de milho peneirada com o fermento, batendo até fazer bolhas. Deitei o preparado em forma untada e polvilhada com pão ralado e levei ao forno pré-aquecido a 160ºC. Convém cozer em forno lento. Este pudim é na verdade mentiroso porque, sendo feito com com farinha de milho fina, parece um pudim de amêndoa.
Estou no Instagram e Facebook aqui!
segunda-feira, abril 12, 2021
EMPADA DE COZIDO À PORTUGUESA
Neste 👉dia o almoço foi empada de cozido à Portuguesa. Simplesmente uma verdadeira delícia.😋 Recomendo irem buscar ao Restaurante Sitio de Gente Feliz😀. Nesse dia lembrei-me de dar uma nova roupagem às carnes e enchidos que tinha guardados na arca que tinham sobrado dum Cozido à Portuguesa. Passado uma semana resolvi fazer, vamos lá ver como fiz.
Ingredientes para a massa:
-300 g de farinha + q.b. (p/enfarinhar)
-1 c. de café de sal fino
-50 g de manteiga
-50 g de banha de porco
-1 dl de água morna
Para a massa: Num robô de cozinha, junte a farinha o sal, a manteiga e a banha. Ligue o robô em modo intermitente, e triture até obter uma mistura com aspecto areado. Adicione a água morna e ligue de novo o robô, até ter uma massa ligada. Retire a massa, molde em bola e deixe repousar num recipiente tapado, durante 15 minutos.
Nota: Pode perfeitamente fazer a massa à mão, não é obrigatório robô, eu é que já estou no patamar de me poupar então utilizo e muito o meu 👉bebé😎
Ingredientes para o recheio:
-carne de porco, chouriço de carne e morcela que tinha sobrado do cozido
-2 farinheiras
-menos de metade de 1 chouriço de carne
-couve lombarda q.b.
-arroz q.b.
Num tacho coloquei o chouriço de carne e farinheira cobertos com água fria e deixei cozinhar em lume brando. Ao fim de 5 minutos de começar a ferver retirei a farinheira e reservei. Deixei o chouriço continuar a cozer em lume forte mais 10 minutos, ao fim desse tempo retirei o chouriço e adicionei o arroz, rectifiquei o sal. Quando o arroz estava cozido reservei. Num tacho coloquei a outra farinheira num tacho com água e levei o tacho ao lume sempre em lume brando, quando começou a ferver deixei mais 5 minutos e retirei a farinheira que reservei. Retifiquei o sal e coloquei as folhas de couve lombarda previamente lavadas a cozinhar. Quando cozidas escorri e reservei. Os ingredientes convém estar arrefecidos para a montagem da empada.
Montagem da empada:
Estiquei a massa com a ajuda de um rolo de massa e forrei uma forma de bolo inglês, mas deixei um pouco de massa para fazer a tampa. Fui enchendo a forma com os ingredientes alternados, depois coloquei a tampa da massa e fechei a empada. Levei a mesma ao forno pré-aquecido a 170ºC, até começar a alourar, nessa altura coloquei uma folha de papel de alumínio e deixei acabar de cozer e harmonizar sabores mais 40 minutos. Servir de seguida e deliciar-se.
P.S. Agora quando fizer cozido à Portuguesa, com certeza vai sair sempre da minha cozinha uma empada com os restos do dito, nem preciso de estar com o trabalho de cozer alguns ingredientes como tive nesta empada, é só acrescentar mais e quando sobrar reservar.
Estou no Instagram e Facebook aqui!