sábado, março 28, 2009

SALAME DE CHOCOLATE [DESAFIO]#17#







Cupido desafiou-me, eu aceitei.

Ingredientes:
-250 g de manteiga
-180 g de açúcar
-200 g de chocolate em tablete
-3 colheres de sopa de cacau
-150 g de amêndoas peladas e levemente torradas e moídas
-1 pacote de bolachas Digesta
-3 colheres de sopa de natas

Primeiro de tudo coloco as bolachas dentro de um bom saco de plástico e com o rolo da massa "catrapum" bato até estarem ao meu gosto. Não gostamos muito moídas nem muito grandes e só assim é que consigo fazer ao nosso gosto. Numa tigela bato a manteiga com o açúcar muito bem junto o cacau e a amêndoa. Junto o chocolate derretido com um pouco de manteiga que retirei das 250 g e as natas mexo muito bem e junto as bolachas moídas envolvo bem. Numa folha de papel vegetal pincelo com licor Amaretto e coloco a massa e enrolo para ficar direitinho. Embrulho estilo "rebuçado" :) e levo ao frigorífico durante 1 hora depois fiz a cobertura com 250 g de chocolate e 1 pacote de natas que derreteu em banho-maria, bater com a vara de arames e cobrir o salame, vai ao frigorífico. Depois claro, é só deliciar-se.

Nota: não gosto de embrulhar em folha de alumínio porque detesto quando o  endurece estar a retirar o dito que ficou agarrado... eu sou mulher do antigamente que só havia papel vegetal e papel pardo, nada destas modernices de alumínio.

Estou no Facebook aqui!

BANANA SPLIT





Bem primeiro, vou colocar a receita do gelado de chocolate! Que é dos que a filha mais gosta então nunca falta cá em casa.
Gelado de chocolate:
-100 g de chocolate preto
-1 gema de ovo
-150 g de açúcar
-1 colher de café de açúcar baunilhado
-1/2 colher (café) de café solúvel
-200 ml de natas (sem bater)
-350 ml de leite meio gordo
Num tacho coloque o leite com o chocolate e o café solúvel e vá mexendo sempre em lume brando. Quando o chocolate se derreter retire o tacho do fogo e reserve até arrefecer.Numa tigela mexe a gema com o açúcar e o açúcar baunilhado e as natas sem deixar de mexer deite a mistura do chocolate e mexa bem para envolver. Ligar a geleira e deitar a mistura pela abertura da tampa. Leva 45 minutos. É servir ou guardar no congelador.

Notas:eu neste gelado quando estou no fim a envolver costumo juntar 150 g de avelãs moídas grosseiramente. Neste não juntei porque não tinha cá em casa. Agora a banana Split eu fiz assim: deitei 300 g de morangos bem lavados no copo da varinha e fiz um polme. Deitei o polme num tachinho com 80 g de açúcar amarelo e levei ao lume até ferver mexi muito bem e deixei ferver durante 2 minutos e reservei até arrefecer. Num prato coloquei uma bola de gelado de chocolate outra de baunilha e outra de morango. Cortei a banana ao meio e coloquei à volta do gelado deitei a polpa de morango por cima e polvilhei com amêndoa pelada e levemente torrada e picada grosseiramente. Enfeitei com o chantilly que fiz com as natas longa vida. Deitei outra vez mais um pouco de polme de morango polvilhei com a amêndoa servi de imediato.

sexta-feira, março 27, 2009

FILETES DE PANGA COM ARROZ DE GRELOS E DE TOMATE





Vi estes filetes de Panga no Jumbo e estranhei nunca tinha visto além que não conhecia o nome!Mas os filetes eram tão branquinhos e baratos 2,99€ cada saco de kilo. Pronto, trouxe 2. Temperei-os como o costume sal, dentes de alho picadinhos, louro pimenta e bastante sumo de limão e reservei 5 horas. Passei por ovo e uma mistura que costumo fazer de pão ralado e farinha de milho um pouco grossa chama-se "carolo" e fritei. Fui fritando e deixei numa travessa com papel de cozinha a absorver a gordura. Para acompanhar fiz um arroz de grelos e um arroz de tomate para o filho. O filho até gosta de grelos mas com filetes só gosta de arroz de tomate"haja paciência"!!! Não vou colocar as receitas porque acho que fazemos todas(os) iguais. Vou é colocar o meu prato porque achei graça com as cores ficou bonito para a foto (sorrisos) Sim eu comi dos 2 arrozes e agora em relação aos filetes! Gostei!

INFORMAÇÃO:
Bem tenho recebido vários mails...para me alertarem sobre o panga.Hoje 30-5-2009 recebi outro da Isabel Guerra que teve a atenção de me mandar vários links de blogs que falavam sobre o perigo que é comer este peixe. Claro disse que estava na minha consciência eu alterar a minha postagem! Então é assim: eu não altero a minha postagem... Simplesmente porque eu gostei do peixe, mas isso não quer dizer que continue a consumir. Em relação ao que dizem do sabor do panga, é engraçado que depois de começar a circular na net a sua origem, as pessoas todas dizem o mesmo... Porque será??? Claro, "fica bem"... Eu penso: o que nos faz mal é "TUDO" o que comemos simplesmente! Se estiverem interessados(as) é melhor pesquisar na net sobre o dito panga. Ah mas vou mais longe o que será que daqui a uns anos dirão sobre o peixe que se vende hoje de viveiros, criados a farinha!!! Que "quase" todas as pessoas consomem??? "EU" de viveiro não compro! Não venham dizer que "aquilo" a que chamam peixe têm o mesmo sabor!! Prefiro de longe o peixe congelado ao peixe dito fresco de viveiro...

Estou no Facebook aqui!

quinta-feira, março 26, 2009

TARTE DE MORANGOS AMORAS AMÊNDOAS E LICOR DE AMARETTO





Estas foram mesmo as últimas amoras da minha odisseia (sorrisos). Como sabem fiz varias tartes, sobremesas, doce e gelados. Estava a retirar as amoras do congelador para fazer gelado (fiz durante todo o inverno) e vi que ainda sobrava um Tupperware com umas 300 g de amoras resolvi fazer esta tarte e acabar com as ditas! Sim qualquer dia já estou eu outra vez à chinchada (sorrisos). Tinha também uns morangos a pedir ajuda. Pronto resolvi ajudar os ditos e juntar ás amoras.

Ingredientes:
-1 rolo de massa quebrada de fresca
-300 g de amoras
-200 g de morangos
-150 g de açúcar amarelo
-250 g de miolo de amêndoa moída com pele
-3 colheres de (sopa) de licor Amaretto
-4 ovos
Primeiro forrei uma tarteira untada com a massa, e piquei o fundo, e reservei. Passei as amoras e morangos no liquidificador e reservei. Numa tigela bati os ovos com o açúcar muito bem. Juntei a amêndoa e o Amaretto e voltei a bater bem. Juntei a polpa da fruta e envolvi tudo muito bem e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos. Pronto e assim acabaram as minhas amoras:
Esperemos pela próxima chinchada. (sorrisos)....

quarta-feira, março 25, 2009

PIZZA





Bem fiz esta para mim e filha!!! Estava um pouco stressada resolvi meter a mão na massa (sorrisos) mas faz-me bem . Já postei aqui o molho. Depois de esticar a massa coloquei a dita no tabuleiro untado de azeite. Cobri com o molho e coloquei cebola, meio pimento verde e meio vermelho, cogumelos. um resto de milho e claro as azeitonas nunca faltam. Os queijos foi uma miscelândia:) Ralei vários e depois polvilhei com um pouquito de Mozarelle. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até estar lourinha.

terça-feira, março 24, 2009

BOLO DE LARANJA ENCHARCADINHO





Este bolo é uma receita de sempre, desde que comecei a fazer bolos. Quando os filhos eram pequenos eu fazia muito por causa de levar muita laranja e eles gostarem.  Vamos à receita:

Ingredientes:
-150 gr de manteiga
-300 gr de açúcar
-250 gr de farinha
-sumo e raspa de 2 boas laranjas
-1 colher de (sopa) de fermento
-5 ovos
Calda:
-sumo de 2 boas laranjas
-5 colheres de (sopa) de água
-80 gr de açúcar
Preparação do bolo:
Liga o forno a 180ºC. Unta e polvilha uma forma (ao gosto de cada sem/ou com buraco) eu uso sem buraco. Bater muito bem a manteiga com o açúcar e juntar as gemas. Junte a raspa e o sumo das laranjas alternando com a farinha peneirada com o fermento. Bata mais um pouco. Envolva as claras batidas em castelo devagar. Quando tudo bem misturado deita na forma e leva ao forno 40 minutos (claro o teste do palito) se usarem forma de buraco leva menos tempo.

Agora vamos à calda: junta num tacho o sumo,  água e o açúcar e leva ao lume até derreter bem o açúcar sem nunca deixar de mexer. Quando o bolo está cozido desenforma e depois ops vai para dentro da forma outra vez. Pica o bolo todo com um garfo (ou palito como quiserem) claro eu vou de garfo e deita a calda por cima do bolo todo. Fica ainda com calda dos lados da forma mas não se preocupe. Enquanto o bolo arrefece absorve a calda toda.

Nota: é um bolinho que fica mesmo muito húmido e aguenta muito tempo sem secar( claro se aguentar) cá em casa é vapt-vupt.

Estou no Facebook aqui!

segunda-feira, março 23, 2009

AZEDOS COM GRELOS DE COUVE E BATATAS GRATINADO NO FORNO







Agora é só azedos(sorrisos)!!! Mas eu adoro mesmo estes enchidos. Já fiz aqui aqui aqui e aqui agora o Cupido deu-me a ideia de levar ao forno com legumes e molho bechamel. Eu fiz assim. Levei ao lume 2 azedos grandes furaditos com um garfo. Quando levanta fervura deixo só 3 minutos. Retiro e reservo. Nessa mesma água coloco um pouco de sal e levo a cozer um molho de grelos de couve. Quando cozido reservo. Coloco nessa mesma água umas batatas inteiras a cozer. Fiz o molho bechamel num tabuleiro coloquei no fundo um pouco do molho. Coloquei uma camada de batatas cortadas às rodelas grossas, depois coloquei os grelos. Espalhei o interior dos azedos e voltei a colocar rodelas de batatas cobri com o molho e levei ao forno pré-aquecido a gratinar. O que posso dizer? Aprovadissimo:)))

sábado, março 21, 2009

TARTEZINHAS DE MANGA






Esta receita é do meu livro "As 100 Mais Famosas Sobremesas do Mundo".

"A receita é da Argentina. As mangas são colhidas ainda verdes, acabando por amadurecer durante o transporte, no armazém do vendedor ou até, inclusivamente, na casa do próprio consumidor. Por este motivo é tão importante que estes frutos estejam verdadeiramente maduros. Ao tacto, não têm de ser duros e, através do pedúnculo, têm de soltar o típico aroma a manga."

Para a massa quebrada:
-375 g de farinha
-190 g de manteiga
-130 g de açúcar em pó
-1 gema de ovo
-1 colher de sopa de leite
-150 g de chocolate
Peneire a farinha sobre a superfície de trabalho. Faça uma cova no meio e deite aí a manteiga partida aos bocados, o açúcar em pó, a gema de ovo e o leite. Amasse a massa até fazer o ponto .Envolva a massa em folha de alumínio e deixe-a repousar durante uma hora, no mínimo, no frigorífico. Com o rolo, tenda a massa com 3 a 4 mm de espessura. Recorte círculos com um pouco mais de 8 cm de diâmetro. Com eles forre, as forminhas, pressionando bem as bordas para que a massa fique bem presa. Corte e elimine a massa que sobrar. Coloque um pedaço de papel vegetal em cada forminha. Revista-o com leguminosas secas. O tempo de cozedura é de 15 a 25 minutos, no forno pré-aquecido a 180 graus. Deixe arrefecer as bases e, de seguida, retire-as das forminhas. Derreta o chocolate e barre as tartezinhas, de modo a servir de camada isolante entre a massa estaladiça e o creme húmido.

Para o recheio:
-400 g de polpa de manga
-20 g de açúcar
-2 colheres de sumo de lima
-4 folhas de gelatina
-0,5 L de natas
Para o recheio, coloque as folhas de molho em água fria, bata as natas em chantilly com o açúcar e, com movimentos de baixo para cima, junte a polpa de manga. Junte o sumo de lima e, as folhas de gelatina derretidas misture muito bem. Recheie as tartezinhas com o puré de manga e espere até que este adquira consistência. Decore a gosto.

Nota: esta receita fiz mesmo a massa quebrada não usei a de compra. Antes de juntar a polpa reservei um pouco de chantilly para a decoração. Simplesmente divino...

Estou no Facebook aqui!

quinta-feira, março 19, 2009

BOLO STARBURST









A definição deste bolo e muito bem é: "imagine-se a comer uma tablete de chocolate com a consistência de uma nuvem. Este bolo permite-lhe concretizar esse sonho!" Retirei a receita daqui!

-1 receita de bolo de manteiga e café
-1/2 receita de ganache de chocolate
-1 receita de molho de caramelo de café
-1 receita de cobertura cremosa de amareto e queijo creme
-1/2 chávena de amendoim sem sal (facultativo) usei amêndoa palitada e levemente torrada.

DE MANTEIGA E CAFÉ:
-180 gr de manteiga
-250 gr de açúcar
-300 gr de farinha
-3 ovos
-1 colher de café de essência de baunilha
-4 colheres de sopa de café solúvel
-2 colheres de café de fermento em pó
-1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
-180 ml de leite
-60 ml de xarope concentrado de café
-sal
Com a batedeira, misture a manteiga e o açúcar a baixa velocidade durante 5 minutos, ou até obter uma massa cremosa. Junte os ovos um a um até estarem bem incorporados, batendo cada ovo durante 2 minutos e acrescente a baunilha. Numa tigela, misture a farinha, o café solúvel, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Junte metade desta mistura ao preparado anterior e bata durante 30 segundos, acrescente o leite e bata mais 30 segundos. Adicione o resto da mistura e, por fim, o xarope de café, mexendo mais 30 segundos. Verta o preparado em 2 formas iguais previamente untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 45 a 50 minutos. Para saber se está cozido, pressione um dedo sobre a massa do bolo: se voltar à posição inicial, está pronto.

XAROPE CONCENTRADO DE CAFÉ INSTANTÂNEO:
Para 1 chávena
-100 gr de açúcar
-35 gr de café instantâneo
-1 dl de água
Coloque o açúcar, o café e a água numa caçarola e misture com uma espátula. Aqueça em lume brando. Quando levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e mantenha a fervura mais uns 4 ou 5 minutos. O liquido deve espessar e ficar reduzido a meia chávena.

GANACHE DE CHOCOLATE PRETO:
Para 1/2 chávena:
-110 ml de natas espessas
-220 gr de chocolate preto
Aqueça as natas até levantarem fervura e verta-as sobre o chocolate. Misture com um garfo para derreter o chocolate e obter uma mistura homogénea. Coloque no frigorífico até espessar o suficiente para ser utilizado como cobertura.

MOLHO DE CARAMELO DE CAFÉ:
Para meia chávena:
-50 gr de açúcar amarelo
-55 ml de natas
-3 colheres de sopa de café expresso ou concentrado
-1 colher de sopa de manteiga
Deite o açúcar, as natas e o café numa caçarola e leve ao lume. Quando começar a ferver, mexa durante 1 minuto. Apague o fogão, adicione a manteiga, misture bem e deixe arrefecer.

COBERTURA CREMOSA DE AMARETTO E QUEIJO CREME:
Para 2 chávenas:
-45 gr de manteiga
-115 gr de queijo creme
-300 gr de açúcar em pó
-2 colheres de sobremesa de café solúvel com sabor a Amaretto
-1 colher de sopa de Amaretto
-1 colher de café de essência de baunilha
-1/2 colher de café de essência de amêndoa
-sal
Bata a manteiga e o queijo-creme com a batedeira a uma velocidade baixa durante uns 5 minutos, de forma a obter uma mistura cremosa. Junta o açúcar em pó e continue a bater, à mesma velocidade, durante mais 2 minutos. Misture o café, o licor e as essências e junte-as muito lentamente ao creme, para a manteiga não coalhar. Bata mais 2 minutos e o creme fica pronto. Agora vamos à montagem do bolo, uma das melhores partes...

Corte os bolos ao meio. Coloque uma camada de bolo num prato de servir e unte-a com ganache de chocolate e, depois com molho de caramelo de café. Distribua por cima uma parte de amêndoas. Proceda da mesma forma com o resto das camadas de bolo. A última camada deverá ser coberta com o creme de Amaretto e queijo-creme. Com um pouco de ganache que reservou numa seringa de pasteleiro e decore o bolo ao seu gosto. Mantenha o bolo à temperatura ambiente e sirva.

Pronto já sei, vão dizer: só o trabalho?!?! Mas digo: se lerem com atenção a receita o bolo é feito por partes, depois é só montar o bolo. Digo já o fiz várias vezes uma delas foi ESTE

quarta-feira, março 18, 2009

ARROZ DE GRELOS COM AZEDO NO FORNO



Bem o amigo Cupido mandou-me tratar bem dos meus azedos:) OK fiquei há espera de propostas dele! Não vieram e eu resolvi fazer mais um assim só este azedo tinha quase 1 kilo (sorrisos) maravilha das maravilhas!!!
Ingredientes:
-arroz 1 tigela e meia de sopa
-água 3 tigelas de água
-1 azedo (grande)
-1 molho de grelos de nabiça
-1 cebola
-azeite
Preparação:
Furei o azedo com um garfito e levei ao lume com água. Quando começou a ferver deixei 3 minutos. Cozi os grelos escorri e reservei. Num tacho de barro piquei a cebola e juntei o azeite deixei cozinhar até a cebola estar translúcida. Juntei as 3 tigelas de água. Onde coloquei a água que cozinhou o azedo. Quando levanta fervura juntei o arroz deixei ferver um pouco e coloquei os grelos. Rectifiquei o sal. Quando está a trés quartos de estar cozinhado, deita-se num tacho de arroz de barro coloquei as rodelas do azedo e vai ao forno acabar de cozinhar.
Notas: Cupido continuo à espera das propostas!!! Já tinha feito este ARROZ

terça-feira, março 17, 2009

O MEU BOLO DE BOLACHA COM AMARETTO E AMÊNDOA









Uma variedade do bolo de bolacha. Este é um bolo que fresco sabe sempre bem.

Ingredientes:
-2 pacotes de bolachas Digesta
-1 lata de leite condensado
-3 pacotes de natas Longa Vida
-2 dl de café forte
-0,5 dl de Amaretto
-6 folhas de gelatina
-300 gr de amêndoa pelada e levemente torrada e moída grosseiramente

Coloca as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Deite o leite condensado para uma tigela e junte as folhas de gelatina previamente derretida, mexendo muito bem. Bata as natas em chantilly bem firme, adicione-lhe o leite condensado e envolva bem. Numa tigela mistura o café com o Amaretto. Numa forma de fundo amovível coloque uma camada de creme depois polvilha com amêndoa e coloca uma camada de bolachas embebidas no café com Amaretto . Repita a operação com camadas alternadas a última deve ser de creme e polvilha com a amêndoa e leva ao frigorífico até solidificar bem. Eu deixo de um dia para o outro é só servir...

Estou no Facebook aqui!

segunda-feira, março 16, 2009

BIFE COM UM MOLHO ASSIM PARA O ESQUISITO E A ACOMPANHAR BATATAS DE POBRE



A receita das batatas de pobre retirei dum dos meus livros de "Cozinha Regional Portuguesa" de Maria Odette Cortes Valente.
Receita:
Cozem-se as batatas com pele. Pelam-se e esmagam-se com um garfo. Faz-se um refogado com 1 cebolinha 3 dentes de alho picados e azeite quando a cebola está translúcida colocar 1 colher de chá de colorau e envolver bem. Juntar sal as batatas e envolve-se bem.
Agora como fiz os bifes só esborrachei uns alhos e deitei nos bifes e deixei durante 4 horas. Numa frigideira coloquei manteiga e deitei os bifes com os alhos e deixei alourar de um lado e outro.Retirei e reservei os bifes. Retirei os alhos da frigideira e em lume forte juntei um cálice de vinho de Porto e com uma colher de pau mexi bem dos lados e juntei uma chávena de café (ou seja tirei uma bica) mexi muito bem juntei 2,5 dl de leite com uma colher café de maizena e envolvi muito bem temperei com sal e pimenta e juntei os bifes e o molho que os ditos deixaram e deixei  se envolverem (nadar) neste molho e depois é só servir.

Notas:o meu pessoal adora este molho que faço no bife. Agora as batatas o meu provador oficial (filho) adorou primeiro ficou a olhar porque ele adora puré e eu costumo fazer com este bife. Quando viu a cor torceu o nariz, mas quando provou disse logo: é mesmo bom!

domingo, março 15, 2009

O MEU DESKTOP#16#



Passando pelo cantito do Cupido como ele diz!!! Ele tinha lá este desafio que até achei engraçado. Já sabem que não sou mulher de fugir dos desafios. Tenho simplesmente a minha maior paixão da vida os filhos. Ela com seis anos e ele com um ano. Agora faço como o Cupido quem quiser fazer está à vontade!!

sábado, março 14, 2009

CHARLOTTE RUSSE


Não é das sobremesas que mais adoro. Só como passado 2 a 3 dias de frio, quando os sabores se harmonizam. Gostos...

Ingredientes:
-60 palitos à la Reine (ou champanhe muito macios)
-300 gr de chocolate preto
-200 gr de manteiga
-8 ovos
-8 colheres de (sopa) de açúcar
-1 colher de (chá) de café solúvel
-2 cálices de rum
-250 gr de natas
-4 folhas de gelatina
-frutas cristalizadas para guarnecer

Coloque o aro duma forma pequena de fundo solto (22 a 24 cm de diâmetro). Sobre um prato e forre o interior com palitos cortados à medida. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione as gemas e misture. Derreta o chocolate em banho-maria com uma colher de manteiga (retirada da totalidade) e, sem nunca ter mexido a mistura, junte ao preparado anterior. Junte as folhas de gelatina derretida. Bata as claras em castelo bem firme e junte-as envolvendo muito bem. Finalmente aromatize com o café dissolvido numa colher de café de água morna. Deite a mousse dentro da forma de palitos à la reine. Alternando com mais palitos e as aparas, salpicando com rum. A última camada deve ser de mousse. Deixe gelar no frigorífico e depois decore com natas batidas e as frutas cristalizadas. Na altura retirar o arco e servir.

Estou no Facebook aqui!

COSTELETAS DE PORCO ASSADAS NO FORNO COM BATATAS COM ERVAS AROMÁTICAS,PASTINAGAS E PERAS!!!

Resolvi fazer esta receita do Jamie fartei-me de procurar pastinagas não encontrei!!! Primeiro não sabia o que era, depois quando soube só devia haver no El Corte Inglês. Santa paciência eu não tive mesmo para ir para lá.Pensei: faço mesmo sem o dito. 

Ingredientes: 
-8 costeletas do lombo 
-1 marinada de alecrim, alho e limão (pag 194) 
-3 pastinagas(não usei) 
-3 pêras 
 -680 gr de batatas, lavadas 
-sal e pimenta-preta moída na hora 

Receita da marinada: 
-2 boas mãos-cheias de alecrim fresco, esmagado 
-6 dentes de alho, esmagados 
-10 doses de azeite (1,5 dl) 
-3 limões, sumo espremido e cascas esmagadas 
-pimenta preta moída na altura 

Mistura tudo muito bem e massaje bem a carne escolhida. Deite a carne na marinada até à hora de cozinhar.(Deixei 4 horas)Esfregue bem as costeletas com a marinada de alecrim e deixe até à hora de cozinhar. Aqueça previamente o forno a 220ºC. Lave as pastinagas(não usei) e as pêras e parta-as em quartos, ao comprido, retirando os corações das pêras (eu retirei a pele e arrependi-me) depois cortar as batatas em pedaços. Lave-as e seque-as com papel de cozinha e ponha-as num tabuleiro(usei de barro) com as pêras, as pastinagas(não usei) usei umas cenourinhas parisienses, as costeletas e a marinada. Misture bem para cobrir tudo e rectifique os temperos. Asse no forno durante 45 minutos. Notas: eu recuso-me redondamente a esmagar no meu almofariz de madeira!!! Eu quero um igual ao Jamie (Piquei tudo grosseiramente na 1,2,3,). Mas o maridão vai à Túnisia na primeira semana de Junho e eu já estou a começar a fazer a lista o dito está em primeiro e as especiarias. A Túnisia é um país muito rico nas ditas;))) Mas com esta conversa toda esqueci-me de dizer como ficou!!! O meu provador oficial adorou a filha e eu também!

sexta-feira, março 13, 2009

GELADO DE MORANGO





Ontem tinha feito gelado de morangos. Hoje fui com a minha mãe para o hospital ela tinha os marcadores e consulta de oncologia...Claro, eram 8 da manhã já estava com ela no hospital e só sai de lá às 14,40 ali é dose para leão eu venho sempre bem em baixo:( pela minha mãe e porque de semana para semana é sempre novos rostos! Deixei a minha mãe em casa e claro lá vinha a Madalena arrependida todo o caminho a chorar! Chego a casa e o que me espera a filha também estava naqueles dias bem triste. Eu claro, se fosse outro dia dizia logo: vamos até à praia? Sim, estava 29 graus. Mas disse: a mãe vai fazer uma sobremesa para irmos comer para a varanda. E assim foi , mãe triste ainda vá, agora os que eu mais amo no "MUNDO" é que não! Fiz assim, torrei umas amêndoas peladas e foram moídas grosseiramente. No liquidificador coloquei metade de uma lata de pêssegos e 5 pedras de gelo e liguei até fazer um polme. Bati 1 pacote de natas longa vida (só uso esta para fazer chantilly) e bati até fazer o dito com 2 colheres de açúcar. Nas tigelas deitei um pouco de polme e coloquei 2 bolas de gelado de morango coloquei pêssegos cortados aos bocadinhos e voltei a deitar mais um pouco de polme de pêssego. Enfeitei com chantilly, caramelo caseiro e polvilhei com amêndoa. E assim fomos saborear o nosso gelado e conversar e a filha nem reparou que eu estava triste. Tenho que pensar ir para actriz (sorrisos) é teatro ao pé da mãe e foi com a filha. Bem deixemos de divagações  vamos à receita do gelado que é o que vos interessa.
Gelado de morango:
-700 gr de morangos bem lavados
-200 gr de açúcar
-2 colheres de sopa de sumo de limão
-2 pacotes de natas
-250 ml de leite
No liquidificador bati os ingredientes todos. Liguei a sorveteira e deitei o preparado com a dita a trabalhar, pela abertura. Leva 35 minutos. Depois é só servir de seguida ou guardar no congelador como foi o meu caso.

Estou no Facebook aqui!

quinta-feira, março 12, 2009

PANNACOTTA DE MORANGO











Já tinha feito de chocolate! Como a Io me disse na altura use a sua imaginação! Nesta altura é o que preciso mais...é trabalhar a dita. Então vamos à receita.

Panna Cotta é um clássico da doçaria italiana.
Fácil de fazer e francamente agradável.
Também pode preparar em forminhas individuais.
Pannacotta e uma sobremesa de natas cozidas. Esta receita retirei do meu livro da Io. Só que alterei coloquei 750 gr de morangos bem lavados e desfeitos com a varinha.
A receita aqui está tal e qual o livro mas nesta coloquei os morangos.

Ingredientes:
-1 l de natas
-200 gr de açúcar
-3 folhas de gelatina
-2 colheres de sopa de rum branco
-1 vagem de baunilha
-750 g de morangos
Ferver as natas com o açúcar e a vagem de baunilha cortada a todo o comprimento, durante dez minutos. "Aqui deito os morangos passados pela varinha" e envolvo muito bem". Juntar a gelatina previamente demolhada. Continuar a mexer. Mergulhar o tacho em água fria para arrefecer mais depressa. Juntar o rum, retirar a vagem e guardá-la dentro do açúcar para a próxima vez.
Pincelar uma forma com buraco com rum. Verter o preparado.
Deixar arrefecer e, só depois de estar frio, levar ao frigorifico, durante, pelo menos, 3 horas. Eu deixo de um dia para o outro.
Acompanhei com" creme Inglês" de chocolate.

Creme Inglês:
-2 gemas
-4 colheres de açúcar
-2,5 dl de leite
-casca de limão
-1 pontinha de 1 colher de café de fécula de batata
-1 pitada de vanilina
Pôr o leite a ferver com a casca de limão. Juntar as gemas, o açúcar e a fécula de batata numa caçarola. Misturar bem durante dois minutos com a ajuda de uma colher de pau. Juntar o leite em fio, não parando de mexer, de forma a não formar grumos. Levar a lume brando, mexendo sempre. Não deixar ferver. Para não haver distracções, o melhor é nunca largar o tacho. Quando a colher ficar velada, está pronto. Retirar do lume. Acrescentar a vanilina e continuar a mexer durante mais um minuto. Filtrar com o passador de malha fina. Depois de arrefecer, guardar no frigorifíco. Se acrescentar a este creme café liofílizado, fica creme inglês de café; se acrescentar cacau, fica creme inglês de chocolate. Assim como os outros aromas, aquele que preferir deverá ser misturado simultaneamente com as gemas, o açúcar e a fécula. Este creme é óptimo para melhorar ou acompanhar outros doces.

Estou no Facebook aqui!

MEME ROXIE#15#



Este selo recebi de um cantinho que não conhecia mas fiquei feliz de conheçer!!! Basta visitarem para vêr que é só AMOR e recebi da querida Nely e da Romy também. O selo Roxie e devidas regras, que sigo. Sendo que as regras são as seguintes!!!

1ª- Exibir a imagem do selo "Seu blog é ROXIE!
2ª- Colocar quem te deu o selo nos seus blogs indicados (amigos);
3ª- Escrever 5 coisas que são ROXIE;
A - Sobre música;
B - Televisão e cinema;
C - Três países que sonha em conhecer;
D - Três cores favoritas;
E - Três hobbies.
4ª - Indicar 10 blogs que você ache ROXIE;
5ª - Avise a pessoa que você indicou, deixando um comentário para ela.

Minhas respostas:

A-Música para mim, todos os estilos musicais são ROXIES. Gosto desde musica classica, até Rock enfim gosto de vários estilos musicais creio que o estado emocional que eu estou na altura tem muita influência para a música que oiço no momento(!)
B-Televisão e cinema: gosto de assistir a um noticiario diário e gosto de ver a série do Dr.House e pouquito mais. Cinema gosto de vários tipo desde que seja uma bom filme.
C-Quero conhecer o Tibete, Nova York e parece impossivel quero ir a Marrocos (sorrisos).
D-As minha cores preferidas são o branco, beje,caramelo, azul e preto (não sou muito, ou nada amiga de cores garridas)...
E-Os meus hobbies são cozinhar, ouvir musica e adoro ler, e se for perto do mar, melhor ainda...

Nota: os TPCS não faço, quem quiser está à vontade...

quarta-feira, março 11, 2009

SOUFFLÉ DE PEIXE



O marido não gosta de Souffé e os filhos não lhes agrada peixe!!! Isabel que paciência(sorrisos)O marido não vinha jantar então resolvi. Os filhos hoje vão comer peixe sem darem por ela(sorrisos)...
Ingredientes:
-4 postas de pescada congelada grandes
-80 gr de margarina
-70 gr de farinha
-5 ovos
-5 dl de leite
-sal, pimenta
-queijo ralado
Cozi o peixe depois de cozido limpa de peles e espinhas e reserva. Derrete-se a manteiga, junta-se a farinha, mexendo bem para se incorporarem, adiciona-se o leite morno, mexendo sempre em lume brando, até obter um creme liso e um tanto espesso. Retira-se do fogão e junta-se o peixe desfiado e tempera-se com sal e pimenta moída na altura. Junta-se as gemas uma a uma, batendo sempre, e rectifica-se de sal. Batem-se as claras castelo firme e envolvem-se no creme, mexendo devagar com uma espátula. Espalha-se num tabuleiro untado e polvilha-se com um pouco de queijo ralado e vai ao forno pré-aquecido a 180 graus no meu forno levou 25 minutos servir de seguida. Servi com brócolos gratinados. E assim comeram o dito sem torcerem o nariz(sorrisos)...