sábado, julho 26, 2008

AS 10 MAIS#4#

Regras:
1- Publicar 10 fotos das nossas receitas preferidas(claro tinha muito mais).
2-Colocar o nome e link do blog da pessoa que me indicou.
3-Passar a 5 amigas(os) e deixar comentário no cantinho de cada.
Vamos lá então fazer os TPC de casa (sorrisos).
Primeiro:
A fofinha Mariana do doce Vanilla Bristo convidou-me. E como eu nunca gosto de deixar ninguém ficar á espera. (assim manda a boa educação).
Aqui vai as minhas receitas:

bolo de abóbora


bolo de brigadeiro


bavaroise de manga


torta de chocolate e limão


tarte de requeijão da janeca PONTE-DE-PÉROLA


minha cara de bacalhau


entrecosto com morcela do cupido


as favas da janeca


rolo de carne da dalila da madeira


raia com carinho da mãe


Agora vou passar a brincadeira para todos (as) que sintam vontade de fazer...

quinta-feira, julho 24, 2008

O MEU BOLO DE LARANJA COM SEMENTES DE PAPOILA





Anda todo o pessoal a fazer bolos com as sementes de papoila, eu também quiz experimentar o sabor das ditas. Só que fiz o meu bolo de laranja de sempre e acrescentei as ditas.
Ingredientes:
-280 gr de açúcar
-280 gr de manteiga
-280 gr de farinha
-6 ovos
-1 colher de (sopa) de fermento em pó
-raspa de 2 laranjas e sumo de 1,5
-50 gr de sementes de papoila
Calda:
-Sumo de 2 laranjas grandes.
-1 dl de água
-50 gr de açúcar
Preparação:
Bata a manteiga muito bem com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a raspa das laranjas e o sumo das mesmas. Junte os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Por fim, junte a farinha peneirada com o fermento. Envolva as sementes. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Deite dentro o preparado e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC, durante mais ou menos 25 minutos,(o teste do palito).
Desenforme o bolo e volte a colocar na forma pique o bolo todo com um espeto. E regue o bolo com a calda que fez. (A calda leva os ingredientes ao lume até derreter o açúcar). Foi a primeira vez que fiz um bolo com as sementes:gostamos...

Estou no Facebook aqui! 

quarta-feira, julho 23, 2008

BOLA DE CARNE


Retirei esta receita daqui .
Agora que estamos na altura de pic-niques, acho esta receita deliciosa.

Ingredientes:
-6 ovos.
-3 chávenas de (chá) de farinha.
-1 chávena de (chá) de óleo.
-1 chávena de (chá) de leite.
-2 colheres (chá) de fermento.
-1 colher (chá) de sal
-carnes diversas (chouriço, paio, frango, bacon, fiambre etc. etc.

Preparação:
Unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha.
Liga-se o forno a 180ºC. Mistura-se e batem-se todos os ingredientes, excepto as carnes.
Envolve-se as carnes e deita-se tudo dentro da forma e leva-se ao forno para cozer e alourar. Claro, o teste do palito. Janeca obrigada por partilhares esta maravilha...

Estou aqui no Instagram e Facebook!

terça-feira, julho 22, 2008

LOMBO DE PORCO COM PRESUNTO E AMEIXAS SECAS

Ingredientes:

 -1 lombo de porco aberto 
-batatinhas novas descascadas 
-3 cebolas roxas 
-5 dentes de alho 
-fatias de presunto 
-ameixas secas 
-banha 
-vinho branco 
-colorau,sal e ervas de provence 

Receita: 

Faz uma pasta com a banha, sal, colorau e as ervas de provence. Reserva. Com o lombo aberto cobre com o presunto. Depois cobre com ameixas. Com cuidado embrulha como uma torta. Ata o dito com fio de cozinha. Depois barra com a pasta que reservou. Num tabuleiro de barro corta as cebolas às rodelas e os alhos até cobrir o fundo do tabuleiro. Por cima coloca a carne e à volta as batatinhas. Rega com um pouquinho de vinho branco. Vai ao forno pré-aquecido a 200 graus. Vai regando as batatinhas e carne com o próprio molho. Claro a cozedura depende do forno de cada. 

 Nota: tenham atenção ao sal por causa do presunto. A minha família adora este lombo pelo sabor agridoce...

domingo, julho 20, 2008

CRUMBLE DE PÊSSEGO



Já tinha postado aqui de maçã. Como sabem agora com o calor a fruta coitadinha não dura muito. Tinha uns pêssegos maduros resolvi fazer um Crumble.

Ingredientes:
-6 pêssegos.
-Meia chávena de açúcar amarelo.
-sal um pouquito.
-1 colher de( sopa) de farinha.
-1 colher de (chá) de canela.
Cortei os pêssegos aos quadradinhos. Numa taça misturei o açúcar, sal,canela e farinha.
Polvilhei por cima dos pêssegos e misturei.
Coloquei o preparado na tarteira e prensei.

Crumble:
-Meia chávena de manteiga.
-Meia chávena de açúcar amarelo.
-Três quartos de chávena de farinha.
-Canela.
Amassei bem o açúcar com a manteiga. Juntei a farinha, canela e misturei com os dedos. Polvilhei por cima dos pêssegos. Coloquei a tarteira no forno já pré-aquecido a 180ºC. Quando o crumble estava alourado tapei com folha de alumínio e deixei cozer os pêssegos. Servi morno com gelado de baunilha .

Notas: Crumble é uma sobremesa Americana que serve para aproveitar frutas.

sábado, julho 19, 2008

DOBRADA COM GRÃO E FARINHEIRA

Eu já tinha postado aqui a minha dobrada com feijão branco. Eu sei que está muito calor. Mas o marido adora estas comidas em qualquer altura do ano. Então disse-me apetecia lhe dobrada. Ok, fiz só para ele o filho não gosta. A filha diz: não me apetece! Um daqueles dias que quando olho para a mesa parece que foi pedido à lista. Mas fico feliz! Porque não consigo obrigar a minha família a comer o que não gosta. Prefiro ter mais trabalho. Vamos à receita:

Ingredientes:
-Dobrada.
-2 Farinheiras.
-Grão.
-1 Chouriço.
- 2 Cenouras.
-1 Cebola.
-Louro,sal,piripiri
-azeite.

Lavei a dobrada muito bem com água e vinagre. Cozi na panela de pressão com um pouco de sal. Quando cozida corto aos bocados e reservo. Cozi o grão e reservei. Cozi as farinheiras e cortei uma às fatias. A outra retirei a pele e desfiz a dita na própria água. Reservei. Num tacho de barro piquei a cebola,cortei o chouriço às rodelas e as cenouras e o louro. Juntei azeite vai ao lume a cozinhar até a cebola estar translúcida. Juntei a dobrada e baixei o lume para o mínimo. Deixei misturar os sabores deitei um pouco da água da farinheira. Deixei a dobrada cozinhar mais um pouco. Juntei o resto da água e o grão. Deixei cozinhar sempre em lume brando rectifiquei o sal e deitei o piri-piri e deixei apurar. Juntei as rodelas da farinheira e apaguei o lume,tapei o tacho e acabou de apurar. Pronto escusado será de dizer; quando o marido quando chegou a casa e se sentou para o jantar, se deliciou...

sexta-feira, julho 18, 2008

BOLO MARAVILHA



Ingredientes:
-2 chávenas e meia de farinha.
-1 chávena e três quartos de açúcar.
-1 colher de (chá) de fermento.
-1 colher e meia de ( chá) de bicarbonato.
-1 colher de (chá) de sal refinado.
-2 colheres de (chá) de canela.
-2 chávenas de puré de maçã(eu costumo fazer este bolo quando as maçãs estão na fruteira reclamando de esquecimento!!!).
-1 chávena de nozes partidas miúdas.
-150 g de manteiga derretida.
Colocar a farinha, açúcar, fermento, bicarbonato, sal, e canela numa tigela.
Juntar a manteiga e o puré de maçãs. Bater com a batedeira 2 minutos.
Juntar os ovos e bater mais 2 minutos. Por fim juntar as nozes partidas envolver bem.
Colocar em forma untada e enfarinhada e vai ao forno a 180ºC.(O teste do palito)...

terça-feira, julho 15, 2008

PUDIM DE MORANGOS E GELATINA





Tinha 4 iogurtes naturais a pedir para serem usados. Uns morangos a dizerem que já tinham tido melhores dias. Pensa Isabel, não se pode deitar nada fora. Tinha uma gelatina de maracujá. Deitei 2 pacotinhos da gelatina num tacho, juntei 80 g de açúcar e uma chávena e meia de água. Levei ao lume a ferver deixei ferver durante 5 minutos. Deixei arrefecer e reservei. Lavei muito bem os morangos e cortei aos pedacinhos. Juntei os iogurtes e envolvi muito bem, quando bem envolvido juntei a gelatina. Deitei numa forma e foi ao frigorífico durante 5 horas. Para desenformar coloquei a forma em água quente estilo vap-vut. Depois é só comer uma sobremesa fresquinha. Claro que podem alterar a fruta e gelatina ao vosso gosto. E podem utilizar natas em vez de iogurtes...

Estou no Facebook aqui!

FRANGO COM ERVILHAS TORTAS



Foi a primeira vez que comi ervilhas tortas!!!!
Ingredientes:
-1 frango
-sal, pimenta
-sumo de 1 limão
-azeite
-1 cebola
-5 dentes de alho
-1 lata de cogumelos
-mais ou menos 2 dl de vinho branco
-meio kilo de ervilhas tortas
-100g de amêndoas palitadas
-2 colheres de (sopa) de manteiga
Preparação:
Corte o frango em pedaços (eu retiro sempre a pele ao frango) menos quando é para assar. Tempere com sal,pimenta e o sumo do limão. Deixe tomar de gosto por uma hora. Aqueça o azeite e core os pedaços de frango até ficarem lourinhos. Junte a cebola às rodelas e os alhos cortadinhos e deixe cozinhar.Adicione os cogumelos cortados ao meio e regue com o vinho branco. Deixe cozinhar um pouco. Mais ou menos 15 minutos. Por fim, junte as ervilhas e cozinhe por mais uns 10 minutos. Rectifique os temperos. À parte core as amêndoas na margarina. Junte ao frango. Servi com puré de batata que é o que os filhos pediram...

sábado, julho 12, 2008

CLAFOUTIS DE CEREJAS ( DO CUPIDO)


Pronto mais uma receita do Cupido . Mas como já devem ter percebido eu gosto e admiro bastante esta cozinha. Nunca na minha vida tinha feito Clafoutis mas adoramos. Só alterei tirei os caroços das cerejas á mão (bolas sujei-me fiquei toda salpicada de pingos de cereja). Por acaso estava vestida de branco e a roupa pode ir para a lexivia senão já era. Muito se riram os meus filhos!!!Mas como devem compreender os dentistas estão caríssimos e eu tinha medo que a minha família partisse algum dente:). Agora vamos á receita:
Ingredientes:
-200 g de açúcar.
-2 colheres de (sopa) bem cheias de amido de milho.
-100 g de miolo de amêndoas moído (usei 150g).
-5 ovos.
-3 colheres de (sopa) de natas.
-1 calíce de aguardente velha (enganei-me o marido disse que aquela não era velha ops já estava).Era nova
-600 g de cereja com caroço(coloquei sem caroço e coloquei 800 g).
-Açúcar em pó para polvilhar(esqueci-me a minha cabeça não anda boa).
-Manteiga para untar.
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com um pouco de açúcar. Reservar.
Misturar muito bem o açúcar com o amido de milho e as amêndoas moídas numa tigela grande.
Juntar os ovos. Adicionar as natas e a aguardente e bater até a massa ficar homogénea.
Espalhar as cerejas pela forma.
Verter a massa sobre as cerejas. Levar ao forno por 20.25 minutos a 180 graus. Retirar o Clafoutis do forno e polvilhar com um pouco de açúcar em pó(esqueci-me). Servir ligeiramente morno ou frio. É uma maravilha...

Estou no Facebook aqui!

quinta-feira, julho 10, 2008

TARTE DE NOZ E TÂMARAS SECAS

Vou postar uma foto com as ameixas, alperces e tâmaras. Quando fiz esta tarte aqui
Havia quem não soube-se, o que era ameixas e alperces secos. Eu disse que depois postava uma foto. Mas infelizmente estive ausente e como não deixo nada por cumprir. Vem atrasado mas merece a pena, porque vem acompanhar outra deliciosa tarte.



Ingredientes:
-1 massa folhada fresca.
-180 g de tâmaras secas.
-200 g de miolo de noz.
-120 g de açúcar.
-1 laranja grande(raspa).
-4 ovos.
-2 pacotes de natas.
Preparação:
Unte uma tarteira com manteiga, e forre com a massa folhada. Retire os caroços às tâmaras, corte-as ao meio e coloque-as na tarteira junto com o miolo de noz cortado miúdo.
Numa tigela , misture o açúcar com a raspa da laranja, os ovos e as natas. Transfira para a tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 40 minutos. Na parte mais baixa do forno. Desenforme a tarte morna...



terça-feira, julho 08, 2008

TORTILHA [A MINHA]

A minha como quem diz! Quem me ensinou a fazer esta tortilha foi o meu tio Filipe, é espanhol de Valadollid. Vamos à receita. 

Ingredientes: 

-Uma frigideira boa anti-aderente 
-2 Cebolas grandes cortada as rodelas 
-5 Batatas grandes descascadas e cortada as rodelas nem muito grossas nem muito finas 
-Azeite o suficiente para deitar abundantemente sem cobrir 
-salsa 
-sal e pimenta q.b. 
-8 ovos 

O segredo do meu tio é que a frigideira é só para a tortilha. Não a utilizo para mais nada. Deito na frigideira as cebolas e batatas cortadas às rodelas rego com azeite abundante. Tapo a frigideira com papel de alumínio. Levo ao lume no mínimo durante 10minutos tapado. Retiro o alumínio e deixo cozinhar mais 10 minutos sempre no mínimo. Com uma estápula de madeira verifico se as batatas já estão cozinhadas . Numa tigela grande bato os ovos com o sal, pimenta e salsa picada.Verto para a tigela o conteúdo da frigideira e envolvo bem sem bater que é para não partir as batatas. Levo a frigideira ao lume a aquecer e deito o conteúdo da tigela em lume médio. Com a estápula verifico nas pontas se já está cozinhada e com uma tampa dum tacho que seja maior que a frigideira. Vira a frigideira sobre a dita e volta a colocar no outro lado a tortilha para acabar de cozer.(Eu tenho uma tampa especial que comprei em Espanha que é mesmo para virar as tortilhas).

Nota: a minha frigideira o diâmetro dela é de 30 cm...

FRUTA GELATINADA





Tinha fruta a pedir para ser comida!!! Mas não me apetecia fazer salada da dita. Puxa pela cabeça Isabel. Fiz gelatina de morango 1 caixa(2 pacotinhos). Reservei. Descasquei pêssegos e kiwis cortei aos bocadinhos. Lavei morangos e cortei aos bocados. Quando a gelatina estava fria misturei a fruta e levei ao frigorífico. De vez em quando ia mexendo para a fruta não ir para baixo e ir gelatinando com a fruta. Pronto ficou uma sobremesa fresca e deliciosa...

domingo, julho 06, 2008

BOLO DOURADO





Este bolo fiz logo na altura que a Natércia fez. Mas como tenho tudo atrasado só vêm agora.

Ingredientes:
-6 ovos
-300 gr de açúcar amarelo
-50 ml de óleo
-50 ml de água morna
-150 g de miolo de noz
-200 gr de farinha
-1 colher de (café) de canela em pó
-1 colher de (sobremesa) de fermento em pó.

Para o creme:
-50 ml de leite
-150 gr de açúcar amarelo
-30 gr de farinha
-2 ovos
-2 gemas
-1 colher de (café) de aroma de baunilha
-miolo de noz para enfeitar. (não usei)
Bata bem as gemas com o açúcar amarelo até obter um preparado cremoso. Adicione o óleo e água. Bata mais um pouco e junte o miolo de noz. Peneire a farinha com o fermento e a canela. Adicione ao preparado de gemas alternando com as claras batidas em castelo. Verta na forma e leve a meio do forno a 180ºC por 40 minutos. Retire e deixe arrefecer. Prepare o creme. Ferva o leite. À parte junte o açúcar amarelo com a farinha, os ovos e as gemas. Verta o leite aos poucos e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire, adicione a baunilha e deixe arrefecer,mexendo de vez em quanto. Cubra o bolo com este creme e decore a gosto com as nozes

Notas: eu dividi o bolo em 2 e recheei com o creme. Não utilizei nozes na decoração.

P.S. Natércia obrigada por partilhares esta delicia.

Estou no Facebook aqui!

A TOMATADA


Eu sou uma mulher que adora coisas simples! Este é um dos pratos que eu adoro. Eu gosto de fazer nesta altura, que é quando começa a aparecer o tomate (massudo) . Eu chamo esse nome aquele tomate grande, muito vermelhinho. Bem vamos lá à receita: eu faço na minha frigideira da paella. Corto às rodelas 2 cebolas grandes, 1 pimento grande e carnudo limpo de sementes. Rego abundantemente com azeite e levo a lume brando até a cebola começar a ficar translúcida. Junto 5 bons tomates pelados e cortados aos pedacinhos. Deixo cozinhar sempre em lume brando e vou mexendo, junto meia colher de (café) de açúcar(por causa da acidez do tomate) tempero com sal marinho e pimenta. Junto 4 ovos e deixo escalfar neste molho. É só servir. Simples ou com esparguete.

quinta-feira, julho 03, 2008

BOLO COCADA DE CHOCOLATE

Em Maio estava na papelaria do hospital, a dar uma vista de olhos nas revistas de culinária. E vi este bolo na Tele Culinária de Maio especial, chocolate e coco quem resiste? Eu não... Vamos lá à receita:

Para a massa:
-200 g de açúcar
-180 g de farinha
-90 g de chocolate em pó
-3 ovos
-2 dl de leite
-1,5 dl de óleo
-1 colher de (sopa) de fermento em pó
-manteiga para untar, farinha para polvilhar.

Para o recheio:
-100 g de coco ralado
-1 lata de leite condensado
-2 dl de leite bem gelado
-4 colheres (sopa) de açúcar
-1,5 dl de água.
Para a cobertura:
-200 g de chocolate em barra
-1,5 dl de natas.

Ligue o forno a 180ºC. Barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha, o chocolate em pó e o fermento, junte depois os ovos, o óleo e o leite e bata muito bem até ficar uma massa lisa. Verta para a forma e leve ao forno durante 25 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Prepare o recheio: Deite, para um tacho, o leite condensado, a água e o coco ralado, mexa e leve ao lume, mexendo sempre, até ver o fundo do tacho ao passar a colher. Retire e deixe arrefecer. Misture o leite gelado com o açúcar e reserve á parte. Agora a cobertura: Leve ao lume um tacho com as natas, deixe ferver, retire do lume, junte o chocolate partido em pedaços e deixe repousar durante 10 minutos. Depois mexa até ficar um creme liso e deixe arrefecer. Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, regue a rodela inferior com metade do leite gelado com açúcar e depois espalhe em cima a mistura do coco. Reponha a outra metade do bolo, regue com o resto do leite, deixe secar um pouco, cubra todo o bolo com o creme de chocolate e sirva. Se quiser, polvilhe com coco ralado.

MIMINHOS DA BOMBOM #1


Em Maio recebi uma encomenda. Eram estes miminhos da Bombom, as sementes de Phisális, uns saquinhos lindos bordados para nozes e louro. O do louro até trazia o dito dentro que é do quintal da bombom. Foram logo para a minha cozinha, até a decoração está em azul igual ao bordado. Acompanhar uma pequena cartinha muito carinhosa. Quando recebi a encomenda "chorei que nem uma Madalena arrependida". Tanto carinho de uma pessoa que não me conhece pessoalmente(eu já por si sou muito chorona e então nesta face da minha vida estou muito mais sensível). Um muito obrigada querida Bombom(Fátima). As sementes foram logo no outro dia para o vaso, não foram logo nesse dia porque quis um vaso do Ikea. Quando começar a dar o fruto eu depois tiro uma foto e posto...

terça-feira, julho 01, 2008

FAVAS



Já tinha postado as minhas favas aqui . Mas quando vi estas da Janeca com farinheira. Não resisti. E logo naquela semana uma amiga da minha mãe levou-lhe favas da quinta dela. Claro (!)Quem adorava favas era o meu pai como a filha. A minha mãe não gosta. Mas, com a paciência dela descascou para cima de 5 kg das ditas. A filha vêm toda contente para casa com a parte mais chata das favas feita. Agora vamos à receita:

1-Num tacho coloquei o entrecosto cortado aos bocadinhos. O chouriço de carne cortado ás rodelas, um pouco de colorau,1 dl de vinho branco e 1 colher de (sopa) de banha. Deixei fritar em lume médio. Quando pronto reservar.

(Cozer uma farinheira à parte "pronto sou glutona cozi 2 farinheiras") e reservar.

2-Entretanto num tacho piquei 1 cebola grande, 2 alhos picados,1 folha de louro, um pouco de azeite, deixei cozinhar a cebola até estar translúcida. Em seguida adicionei um pouco de polpa de tomate e sal.(Atenção: os enchidos já são salgados).

3-Juntei ao preparado as favas cobertas com água (coloquei também um pouco da água das farinheiras) e um raminho de cheiros (folha de alho, hortelã e coentros tudo atado). "Claro não usei folha de alho nem sabia o que era". Agora já sei a Janeca explicou-me. Quando ferver, baixa-se o lume para o mínimo, adiciono em cima das favas a morcela e o chouriço das ditas.

4-A meio da cozedura juntei o preparado do entrecosto com o chouriço de carne. Que já tinha sido frito e deixei apurar. As favas acabaram de cozer sempre em lume brando. Retifiquei o sal.

Cortar as farinheiras em rodelas e servir acompanhada com os restantes enchidos.

P.S. Janeca as tuas favas são mesmo um "manjar dos DEUSES" . A partir do dia que as fiz ficaram a ser as minhas favas. Obrigada por partilhares esta delícia...

domingo, junho 29, 2008

TARTE DE LIMÃO





Bem, depois da minha ausência, comecei logo com uma tarte. Esta receita é do livro«As 100 mais famosas sobremesas do mundo». É uma receita da Grécia um país que eu adoro.

Os "Gregos utilizam o limão nos pratos e doces tradicionais. Os limões são conhecidos na Grécia desde as épocas mais remotas. Hoje em dia, são um dos ingredientes mais utilizados na cozinha deste país. Esta é uma tarte leve, ideal para o Verão. Se desejar pode utilizar laranjas em vez de limões. No entanto um pouco de sumo de limão continua a ser imprescindível para apurar o sabor."

Vamos á receita:
Para a massa quebrada:
-220 g de farinha
-110 g de manteiga
-1 pitada de sal
-50 g de açúcar em pó
-1 gema de ovo.
Para o creme de limão:
-2,5 dl de leite
-30 g de açúcar
-3 gemas de ovo
-30 g de maisena
-sumo de 1 limão e raspa de 2 grandes

Para a massa de merengue:
-5 claras de ovo
-150 g de açúcar
-100 g de açúcar em pó.

1-Coloque a farinha numa tigela e faça uma cova no meio. Deite aí a manteiga em pedacinhos, o açúcar, a gema e o sal. Prepare a massa quebrada. Com a massa, forme uma bola, envolva-a em folha de alumínio e deixe-a a repousar durante 1 hora no frigorífico.
2-Com o rolo, tenda a massa e forre a forma. Pressione-a contra as bordas da forma e corte a massa que sobrar. Leve a forma a cozer, com papel vegetal e cubra com feijão seco. Leve ao forno previamente aquecido(190ºC,) durante 15 minutos. Retire o feijão e o papel e deixe cozer durante mais 10 minutos, até ficar com um tom dourado.
3-Para preparar o creme, ferva o leite com o açúcar. Bata as gemas de ovo com a maisena, adicione 1 a 2 colheres do leite quente, mexa bem e ligue esta mistura com o leite, continuando sempre a mexer com a vara de arames. Deixe que o leite ferva bastante tempo. De seguida, junte o sumo e a raspa da casca de limão.
4-Entretanto, numa tigela sem ponta de gordura, bata as claras em castelo. Pouco a pouco, vá adicionando o açúcar, continuando sempre a bater as claras, até obter um creme consistente. Com uma espátula de madeira, misture o açúcar em pó previamente peneirado. Junte metade das claras em castelo ao creme de limão, continuando sempre a bater com a vara de arames. Deixe que todo este preparado ferva de novo .
5-Deite o creme de limão quente sobre a base de massa quebrada da tarte. Alise bem a superfície. Barre o resto das claras em castelo sobre a tarte. Leve-a ao forno previamente aquecido. Coloque a tarte debaixo da grelha até que as claras em castelo fiquem ligeiramente dourado...

sábado, junho 28, 2008

DEJÁ-VÚ (INFELIZMENTE)


Venho agradecer todas as mensagens, que me têm enviado. De apoio e força. Quando entrei neste mundo virtual em Novembro nunca me passou pela cabeça que receberia tanto carinho nestas duas faces mais tristes da minha vida. A doença e partida do meu pai em 2 de Março, e agora a doença da minha mãe. Eu disse que não voltava a comentar a doença da minha mãe. Sim porque quando fiz o meu blog era só para postar receitas e não só. Mas acho que com o carinho que recebo diariamente, eu "devo "uma explicação. Pois como sabem, a minha mãe dois dias antes e na véspera do meu pai partir passei 10 horas nas "urgências" do hospital com ela. O meu querido pai partiu e a minha querida mãe foi sempre piorando. Claro eu pensando e os médicos que seria só tristeza e a dita "erisipela" que apareceu. Mas infelizmente não, a "dita "foi só uma manifestação do mal que tinha. 

 Tem um "LINFOMA" (CANCRO) e é dos galopantes. A minha mãe neste espaço de tempo tem passado no hospital. Já fez 2 biópsias, e claro, o resultado é dos piores. Eu passo os dias no hospital e falando com os médicos da minha mãe e o médico do meu pai. Eles dizem-me que a minha querida mãe têm muito pouco tempo de vida. Mas o médico oncologista falou com ela e disse que se ela fizesse quimioterapia que melhorava, e ela disse que sim (claro falaram sem eu estar presente como foi com o meu pai). Se não, eu não aceitava,(ou aceitava, bastava a minha mãe querer). A minha mãe está muito fraca emagreceu 36 kg desde Março, não têm apetite e precisa de ajuda. Começou dia 26 com a quimio, e teve ontem alta foi para casa do meu irmão para Cascais, vamos ver se recupera um pouco o animo. Mas quando fui buscar a minha mãe "é o dejá-vú" de quando trouxe o meu pai para casa , e ele partiu passado 1 mês. A minha mãe disse-me coisas que só uma pessoa que sabe que vai partir. Pediu aos meus filhos para não a esquecerem. E a mim disse-me coisas muito fortes , e eu não pude lhe dizer para se calar porque senti que ela precisava de desabafar. 

 Ontem eu e o meu irmão choramos os dois, ver o sofrimento do meu pai há tão pouco tempo e agora o da minha mãe. A minha mãe diz que é o meu pai que a está a chamar, o meu irmão e eu pensamos que eles viveram juntos 54 anos e sentem saudades, porque eles viviam muito um para o outro. Sim eu sei que a doença da minha mãe já estaria lá, mas estava adormecida. E com tristeza ela acordou em força, porque a minha mãe têm o carinho e AMOR dos filhos, netos(4), que não a deixam um segundo que seja. Como devem compreender por este motivo eu tenho estado ausente (além que estou com uma depressão) Claro, já estou a ser medicada há 1 mês. Senão já tinha encostado às "BOXS". Vou continuar a postar, preciso de ter a cabeça ocupada, porque como os médicos dizem a luta pior vêm ai. E lá estamos outra vez (eu e o meu irmão) no mesmo filme. Só que este chama-se MÃE!!!!!Minha querida MÃE tu sabes que te AMO.