segunda-feira, julho 28, 2008

DOCE DE FRUTAS COM AMORAS





Ingredientes:
-2 mangas
-6 pêssegos
-2 fatias de abacaxi
-200 gr de açúcar
-200 gr de amoras
-1 pacote de natas
-1 iogurte natural
-5 folhas de gelatina

Preparação:
Numa tigela de ir ao micro-ondas deitar as amoras com 50 gr de açúcar. Aquecer 5 minutos na temperatura máxima. Com a varinha passar e reservar. Cortar as mangas, os pêssegos e as rodelas de ananaz aos pedaços. Levar ao micro-ondas com as 150 gr de açúcar na temperatura máxima durante 5 minutos com a varinha passar e reservar. Demolhar 3 folhas de gelatina e juntar ao último preparado. Mexer muito bem até dissolver a gelatina. Levar ao frigorífico até arrefecer bem. Bater as natas em chantilly e juntar o iogurte. Juntar as 2 folhas de gelatina derretidas e misturar tudo muito bem.Vai ao frigorífico durante 30 minutos. Quando tudo está bem fresco deitar o creme de amoras no fundo das taças. Depois a mistura da manga, pêssego e ananaz. Depois as natas e decorar a gosto.

Notas: eu fiz com estas frutas mas dá para fazer com fruta ao vosso gosto. E se quiser em vez de colocar o iogurte e as folhas de gelatina usa 2 pacotes de natas.

Estou no Facebook aqui!

A MINHA ODISSEIA (FUI À CHICHADA DAS AMORAS)



Bem, quando eu era criança e os meus irmãos. A minha mãe ia buscar leite à vacaria (ainda no tempo que nada fazia mal) Que saudades! Claro, nós íamos com ela. Temos diferença de ano e meio de cada . Apesar de naquele tempo não se chamar ( abandono de menores) podíamos ficar em casa mas nós gostávamos de ir. Principalmente no tempo das amoras. A minha mãe dizia logo: Zézinho , Belinha e Paulinha não se sujem de amoras que as nódoas não saem da roupa.:)Está bem mãe :) Era ela virar costas lá íamos nós à chinchada. Depois claro, tínhamos de ouvir a minha mãe dizer: eu não disse (já estávamos todos sujos) mas felizes. E agora passados estes anos todos (sim porque já são muitos) . No ano passado num passeio com o marido a pé encontrei silvas com amoras:) Que felicidade parecia  quando era pequena fartei-me de apanhar as ditas. Claro cheguei a casa vou logo para os livros de receitas. Queria fazer uma tarte de amoras. Mas a paciência de procurar nos livros não era muita. E a filha disse queres que procure na net. Pronto passado 2 minutos apareceu com a receita. Eu fui logo fazer que delicia de tarte! Agora a minha odisseia de ontem. Fui de manhã cedo com o marido estava tão contente a apanhar amoras. Quando vejo umas, tão, mas tão grandes que não vi onde colocava os pés. E pronto tinha-me espalhado dentro das silvas. Quando o marido diz: não te mexas (como se eu pensa-se em mexer-me):)))) Ele veio fazer o resgate. Diz que eu tive sorte que sou leve.(Grande sorte cair dentro das silvas) E ele pode comigo senão tinha que cortar as silvas. Bem parece que andei à guerra com os gatos. Mas claro só vou esperar 2 dias até estar melhor dos arranhões e depois lá vou eu outra vez. Estas fotos foi da tarte que fiz ontem e já desapareceu. Foi esta tarte que me levou a pedir aos filhos ajuda para ir para a net e cá estou. Mas a surpresa maior foi quando eu fiz a dita tarte no inverno com amoras congeladas e vi que a receita era da Natércia .

receita



domingo, julho 27, 2008

A MINHA SALADA RUSSA COM ALCACHOFRAS


Eu utilizo sempre alcachofras na salada russa e noutras saladas.

Ingredientes:
-800 gr de macedónia.
-1 frasco de maionese médio.
-1 lata de alcachofras das grandes.
Cozer a macedónia com sal e reservar. Abrir a lata e cortar as alcachofras e deixar a escorrer.
Numa tigela misturar a macedónia e as ditas e a maionese. Envolver bem e deitar numa tigela de servir, levar ao frigorífico até à hora de servir. Quanto mais frio estiver melhor. Foi o acompanhamento de uns bifes de peru grelhados.

Notas: eu no verão utilizo sempre a maionese de compra. Por recomendação dum médico amigo diz que é melhor por causa da Salmonela. Bem salada mais simples e deliciosa não há.

sábado, julho 26, 2008

AS 10 MAIS#4#

Regras:
1- Publicar 10 fotos das nossas receitas preferidas(claro tinha muito mais).
2-Colocar o nome e link do blog da pessoa que me indicou.
3-Passar a 5 amigas(os) e deixar comentário no cantinho de cada.
Vamos lá então fazer os TPC de casa (sorrisos).
Primeiro:
A fofinha Mariana do doce Vanilla Bristo convidou-me. E como eu nunca gosto de deixar ninguém ficar á espera. (assim manda a boa educação).
Aqui vai as minhas receitas:

bolo de abóbora


bolo de brigadeiro


bavaroise de manga


torta de chocolate e limão


tarte de requeijão da janeca PONTE-DE-PÉROLA


minha cara de bacalhau


entrecosto com morcela do cupido


as favas da janeca


rolo de carne da dalila da madeira


raia com carinho da mãe


Agora vou passar a brincadeira para todos (as) que sintam vontade de fazer...

quinta-feira, julho 24, 2008

O MEU BOLO DE LARANJA COM SEMENTES DE PAPOILA





Anda todo o pessoal a fazer bolos com as sementes de papoila, eu também quiz experimentar o sabor das ditas. Só que fiz o meu bolo de laranja de sempre e acrescentei as ditas.
Ingredientes:
-280 gr de açúcar
-280 gr de manteiga
-280 gr de farinha
-6 ovos
-1 colher de (sopa) de fermento em pó
-raspa de 2 laranjas e sumo de 1,5
-50 gr de sementes de papoila
Calda:
-Sumo de 2 laranjas grandes.
-1 dl de água
-50 gr de açúcar
Preparação:
Bata a manteiga muito bem com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a raspa das laranjas e o sumo das mesmas. Junte os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Por fim, junte a farinha peneirada com o fermento. Envolva as sementes. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Deite dentro o preparado e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC, durante mais ou menos 25 minutos,(o teste do palito).
Desenforme o bolo e volte a colocar na forma pique o bolo todo com um espeto. E regue o bolo com a calda que fez. (A calda leva os ingredientes ao lume até derreter o açúcar). Foi a primeira vez que fiz um bolo com as sementes:gostamos...

Estou no Facebook aqui! 

quarta-feira, julho 23, 2008

BOLA DE CARNE


Retirei esta receita daqui .
Agora que estamos na altura de pic-niques, acho esta receita deliciosa.

Ingredientes:
-6 ovos.
-3 chávenas de (chá) de farinha.
-1 chávena de (chá) de óleo.
-1 chávena de (chá) de leite.
-2 colheres (chá) de fermento.
-1 colher (chá) de sal
-carnes diversas (chouriço, paio, frango, bacon, fiambre etc. etc.

Preparação:
Unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha.
Liga-se o forno a 180ºC. Mistura-se e batem-se todos os ingredientes, excepto as carnes.
Envolve-se as carnes e deita-se tudo dentro da forma e leva-se ao forno para cozer e alourar. Claro, o teste do palito. Janeca obrigada por partilhares esta maravilha...

Estou aqui no Instagram e Facebook!

terça-feira, julho 22, 2008

LOMBO DE PORCO COM PRESUNTO E AMEIXAS SECAS

Ingredientes:

 -1 lombo de porco aberto 
-batatinhas novas descascadas 
-3 cebolas roxas 
-5 dentes de alho 
-fatias de presunto 
-ameixas secas 
-banha 
-vinho branco 
-colorau,sal e ervas de provence 

Receita: 

Faz uma pasta com a banha, sal, colorau e as ervas de provence. Reserva. Com o lombo aberto cobre com o presunto. Depois cobre com ameixas. Com cuidado embrulha como uma torta. Ata o dito com fio de cozinha. Depois barra com a pasta que reservou. Num tabuleiro de barro corta as cebolas às rodelas e os alhos até cobrir o fundo do tabuleiro. Por cima coloca a carne e à volta as batatinhas. Rega com um pouquinho de vinho branco. Vai ao forno pré-aquecido a 200 graus. Vai regando as batatinhas e carne com o próprio molho. Claro a cozedura depende do forno de cada. 

 Nota: tenham atenção ao sal por causa do presunto. A minha família adora este lombo pelo sabor agridoce...

domingo, julho 20, 2008

CRUMBLE DE PÊSSEGO



Já tinha postado aqui de maçã. Como sabem agora com o calor a fruta coitadinha não dura muito. Tinha uns pêssegos maduros resolvi fazer um Crumble.

Ingredientes:
-6 pêssegos.
-Meia chávena de açúcar amarelo.
-sal um pouquito.
-1 colher de( sopa) de farinha.
-1 colher de (chá) de canela.
Cortei os pêssegos aos quadradinhos. Numa taça misturei o açúcar, sal,canela e farinha.
Polvilhei por cima dos pêssegos e misturei.
Coloquei o preparado na tarteira e prensei.

Crumble:
-Meia chávena de manteiga.
-Meia chávena de açúcar amarelo.
-Três quartos de chávena de farinha.
-Canela.
Amassei bem o açúcar com a manteiga. Juntei a farinha, canela e misturei com os dedos. Polvilhei por cima dos pêssegos. Coloquei a tarteira no forno já pré-aquecido a 180ºC. Quando o crumble estava alourado tapei com folha de alumínio e deixei cozer os pêssegos. Servi morno com gelado de baunilha .

Notas: Crumble é uma sobremesa Americana que serve para aproveitar frutas.

sábado, julho 19, 2008

DOBRADA COM GRÃO E FARINHEIRA

Eu já tinha postado aqui a minha dobrada com feijão branco. Eu sei que está muito calor. Mas o marido adora estas comidas em qualquer altura do ano. Então disse-me apetecia lhe dobrada. Ok, fiz só para ele o filho não gosta. A filha diz: não me apetece! Um daqueles dias que quando olho para a mesa parece que foi pedido à lista. Mas fico feliz! Porque não consigo obrigar a minha família a comer o que não gosta. Prefiro ter mais trabalho. Vamos à receita:

Ingredientes:
-Dobrada.
-2 Farinheiras.
-Grão.
-1 Chouriço.
- 2 Cenouras.
-1 Cebola.
-Louro,sal,piripiri
-azeite.

Lavei a dobrada muito bem com água e vinagre. Cozi na panela de pressão com um pouco de sal. Quando cozida corto aos bocados e reservo. Cozi o grão e reservei. Cozi as farinheiras e cortei uma às fatias. A outra retirei a pele e desfiz a dita na própria água. Reservei. Num tacho de barro piquei a cebola,cortei o chouriço às rodelas e as cenouras e o louro. Juntei azeite vai ao lume a cozinhar até a cebola estar translúcida. Juntei a dobrada e baixei o lume para o mínimo. Deixei misturar os sabores deitei um pouco da água da farinheira. Deixei a dobrada cozinhar mais um pouco. Juntei o resto da água e o grão. Deixei cozinhar sempre em lume brando rectifiquei o sal e deitei o piri-piri e deixei apurar. Juntei as rodelas da farinheira e apaguei o lume,tapei o tacho e acabou de apurar. Pronto escusado será de dizer; quando o marido quando chegou a casa e se sentou para o jantar, se deliciou...

sexta-feira, julho 18, 2008

BOLO MARAVILHA



Ingredientes:
-2 chávenas e meia de farinha.
-1 chávena e três quartos de açúcar.
-1 colher de (chá) de fermento.
-1 colher e meia de ( chá) de bicarbonato.
-1 colher de (chá) de sal refinado.
-2 colheres de (chá) de canela.
-2 chávenas de puré de maçã(eu costumo fazer este bolo quando as maçãs estão na fruteira reclamando de esquecimento!!!).
-1 chávena de nozes partidas miúdas.
-150 g de manteiga derretida.
Colocar a farinha, açúcar, fermento, bicarbonato, sal, e canela numa tigela.
Juntar a manteiga e o puré de maçãs. Bater com a batedeira 2 minutos.
Juntar os ovos e bater mais 2 minutos. Por fim juntar as nozes partidas envolver bem.
Colocar em forma untada e enfarinhada e vai ao forno a 180ºC.(O teste do palito)...

terça-feira, julho 15, 2008

PUDIM DE MORANGOS E GELATINA





Tinha 4 iogurtes naturais a pedir para serem usados. Uns morangos a dizerem que já tinham tido melhores dias. Pensa Isabel, não se pode deitar nada fora. Tinha uma gelatina de maracujá. Deitei 2 pacotinhos da gelatina num tacho, juntei 80 g de açúcar e uma chávena e meia de água. Levei ao lume a ferver deixei ferver durante 5 minutos. Deixei arrefecer e reservei. Lavei muito bem os morangos e cortei aos pedacinhos. Juntei os iogurtes e envolvi muito bem, quando bem envolvido juntei a gelatina. Deitei numa forma e foi ao frigorífico durante 5 horas. Para desenformar coloquei a forma em água quente estilo vap-vut. Depois é só comer uma sobremesa fresquinha. Claro que podem alterar a fruta e gelatina ao vosso gosto. E podem utilizar natas em vez de iogurtes...

Estou no Facebook aqui!

FRANGO COM ERVILHAS TORTAS



Foi a primeira vez que comi ervilhas tortas!!!!
Ingredientes:
-1 frango
-sal, pimenta
-sumo de 1 limão
-azeite
-1 cebola
-5 dentes de alho
-1 lata de cogumelos
-mais ou menos 2 dl de vinho branco
-meio kilo de ervilhas tortas
-100g de amêndoas palitadas
-2 colheres de (sopa) de manteiga
Preparação:
Corte o frango em pedaços (eu retiro sempre a pele ao frango) menos quando é para assar. Tempere com sal,pimenta e o sumo do limão. Deixe tomar de gosto por uma hora. Aqueça o azeite e core os pedaços de frango até ficarem lourinhos. Junte a cebola às rodelas e os alhos cortadinhos e deixe cozinhar.Adicione os cogumelos cortados ao meio e regue com o vinho branco. Deixe cozinhar um pouco. Mais ou menos 15 minutos. Por fim, junte as ervilhas e cozinhe por mais uns 10 minutos. Rectifique os temperos. À parte core as amêndoas na margarina. Junte ao frango. Servi com puré de batata que é o que os filhos pediram...

sábado, julho 12, 2008

CLAFOUTIS DE CEREJAS ( DO CUPIDO)


Pronto mais uma receita do Cupido . Mas como já devem ter percebido eu gosto e admiro bastante esta cozinha. Nunca na minha vida tinha feito Clafoutis mas adoramos. Só alterei tirei os caroços das cerejas á mão (bolas sujei-me fiquei toda salpicada de pingos de cereja). Por acaso estava vestida de branco e a roupa pode ir para a lexivia senão já era. Muito se riram os meus filhos!!!Mas como devem compreender os dentistas estão caríssimos e eu tinha medo que a minha família partisse algum dente:). Agora vamos á receita:
Ingredientes:
-200 g de açúcar.
-2 colheres de (sopa) bem cheias de amido de milho.
-100 g de miolo de amêndoas moído (usei 150g).
-5 ovos.
-3 colheres de (sopa) de natas.
-1 calíce de aguardente velha (enganei-me o marido disse que aquela não era velha ops já estava).Era nova
-600 g de cereja com caroço(coloquei sem caroço e coloquei 800 g).
-Açúcar em pó para polvilhar(esqueci-me a minha cabeça não anda boa).
-Manteiga para untar.
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com um pouco de açúcar. Reservar.
Misturar muito bem o açúcar com o amido de milho e as amêndoas moídas numa tigela grande.
Juntar os ovos. Adicionar as natas e a aguardente e bater até a massa ficar homogénea.
Espalhar as cerejas pela forma.
Verter a massa sobre as cerejas. Levar ao forno por 20.25 minutos a 180 graus. Retirar o Clafoutis do forno e polvilhar com um pouco de açúcar em pó(esqueci-me). Servir ligeiramente morno ou frio. É uma maravilha...

Estou no Facebook aqui!

quinta-feira, julho 10, 2008

TARTE DE NOZ E TÂMARAS SECAS

Vou postar uma foto com as ameixas, alperces e tâmaras. Quando fiz esta tarte aqui
Havia quem não soube-se, o que era ameixas e alperces secos. Eu disse que depois postava uma foto. Mas infelizmente estive ausente e como não deixo nada por cumprir. Vem atrasado mas merece a pena, porque vem acompanhar outra deliciosa tarte.



Ingredientes:
-1 massa folhada fresca.
-180 g de tâmaras secas.
-200 g de miolo de noz.
-120 g de açúcar.
-1 laranja grande(raspa).
-4 ovos.
-2 pacotes de natas.
Preparação:
Unte uma tarteira com manteiga, e forre com a massa folhada. Retire os caroços às tâmaras, corte-as ao meio e coloque-as na tarteira junto com o miolo de noz cortado miúdo.
Numa tigela , misture o açúcar com a raspa da laranja, os ovos e as natas. Transfira para a tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 40 minutos. Na parte mais baixa do forno. Desenforme a tarte morna...



terça-feira, julho 08, 2008

TORTILHA [A MINHA]

A minha como quem diz! Quem me ensinou a fazer esta tortilha foi o meu tio Filipe, é espanhol de Valadollid. Vamos à receita. 

Ingredientes: 

-Uma frigideira boa anti-aderente 
-2 Cebolas grandes cortada as rodelas 
-5 Batatas grandes descascadas e cortada as rodelas nem muito grossas nem muito finas 
-Azeite o suficiente para deitar abundantemente sem cobrir 
-salsa 
-sal e pimenta q.b. 
-8 ovos 

O segredo do meu tio é que a frigideira é só para a tortilha. Não a utilizo para mais nada. Deito na frigideira as cebolas e batatas cortadas às rodelas rego com azeite abundante. Tapo a frigideira com papel de alumínio. Levo ao lume no mínimo durante 10minutos tapado. Retiro o alumínio e deixo cozinhar mais 10 minutos sempre no mínimo. Com uma estápula de madeira verifico se as batatas já estão cozinhadas . Numa tigela grande bato os ovos com o sal, pimenta e salsa picada.Verto para a tigela o conteúdo da frigideira e envolvo bem sem bater que é para não partir as batatas. Levo a frigideira ao lume a aquecer e deito o conteúdo da tigela em lume médio. Com a estápula verifico nas pontas se já está cozinhada e com uma tampa dum tacho que seja maior que a frigideira. Vira a frigideira sobre a dita e volta a colocar no outro lado a tortilha para acabar de cozer.(Eu tenho uma tampa especial que comprei em Espanha que é mesmo para virar as tortilhas).

Nota: a minha frigideira o diâmetro dela é de 30 cm...

FRUTA GELATINADA





Tinha fruta a pedir para ser comida!!! Mas não me apetecia fazer salada da dita. Puxa pela cabeça Isabel. Fiz gelatina de morango 1 caixa(2 pacotinhos). Reservei. Descasquei pêssegos e kiwis cortei aos bocadinhos. Lavei morangos e cortei aos bocados. Quando a gelatina estava fria misturei a fruta e levei ao frigorífico. De vez em quando ia mexendo para a fruta não ir para baixo e ir gelatinando com a fruta. Pronto ficou uma sobremesa fresca e deliciosa...

domingo, julho 06, 2008

BOLO DOURADO





Este bolo fiz logo na altura que a Natércia fez. Mas como tenho tudo atrasado só vêm agora.

Ingredientes:
-6 ovos
-300 gr de açúcar amarelo
-50 ml de óleo
-50 ml de água morna
-150 g de miolo de noz
-200 gr de farinha
-1 colher de (café) de canela em pó
-1 colher de (sobremesa) de fermento em pó.

Para o creme:
-50 ml de leite
-150 gr de açúcar amarelo
-30 gr de farinha
-2 ovos
-2 gemas
-1 colher de (café) de aroma de baunilha
-miolo de noz para enfeitar. (não usei)
Bata bem as gemas com o açúcar amarelo até obter um preparado cremoso. Adicione o óleo e água. Bata mais um pouco e junte o miolo de noz. Peneire a farinha com o fermento e a canela. Adicione ao preparado de gemas alternando com as claras batidas em castelo. Verta na forma e leve a meio do forno a 180ºC por 40 minutos. Retire e deixe arrefecer. Prepare o creme. Ferva o leite. À parte junte o açúcar amarelo com a farinha, os ovos e as gemas. Verta o leite aos poucos e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire, adicione a baunilha e deixe arrefecer,mexendo de vez em quanto. Cubra o bolo com este creme e decore a gosto com as nozes

Notas: eu dividi o bolo em 2 e recheei com o creme. Não utilizei nozes na decoração.

P.S. Natércia obrigada por partilhares esta delicia.

Estou no Facebook aqui!

A TOMATADA


Eu sou uma mulher que adora coisas simples! Este é um dos pratos que eu adoro. Eu gosto de fazer nesta altura, que é quando começa a aparecer o tomate (massudo) . Eu chamo esse nome aquele tomate grande, muito vermelhinho. Bem vamos lá à receita: eu faço na minha frigideira da paella. Corto às rodelas 2 cebolas grandes, 1 pimento grande e carnudo limpo de sementes. Rego abundantemente com azeite e levo a lume brando até a cebola começar a ficar translúcida. Junto 5 bons tomates pelados e cortados aos pedacinhos. Deixo cozinhar sempre em lume brando e vou mexendo, junto meia colher de (café) de açúcar(por causa da acidez do tomate) tempero com sal marinho e pimenta. Junto 4 ovos e deixo escalfar neste molho. É só servir. Simples ou com esparguete.

quinta-feira, julho 03, 2008

BOLO COCADA DE CHOCOLATE

Em Maio estava na papelaria do hospital, a dar uma vista de olhos nas revistas de culinária. E vi este bolo na Tele Culinária de Maio especial, chocolate e coco quem resiste? Eu não... Vamos lá à receita:

Para a massa:
-200 g de açúcar
-180 g de farinha
-90 g de chocolate em pó
-3 ovos
-2 dl de leite
-1,5 dl de óleo
-1 colher de (sopa) de fermento em pó
-manteiga para untar, farinha para polvilhar.

Para o recheio:
-100 g de coco ralado
-1 lata de leite condensado
-2 dl de leite bem gelado
-4 colheres (sopa) de açúcar
-1,5 dl de água.
Para a cobertura:
-200 g de chocolate em barra
-1,5 dl de natas.

Ligue o forno a 180ºC. Barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha, o chocolate em pó e o fermento, junte depois os ovos, o óleo e o leite e bata muito bem até ficar uma massa lisa. Verta para a forma e leve ao forno durante 25 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Prepare o recheio: Deite, para um tacho, o leite condensado, a água e o coco ralado, mexa e leve ao lume, mexendo sempre, até ver o fundo do tacho ao passar a colher. Retire e deixe arrefecer. Misture o leite gelado com o açúcar e reserve á parte. Agora a cobertura: Leve ao lume um tacho com as natas, deixe ferver, retire do lume, junte o chocolate partido em pedaços e deixe repousar durante 10 minutos. Depois mexa até ficar um creme liso e deixe arrefecer. Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, regue a rodela inferior com metade do leite gelado com açúcar e depois espalhe em cima a mistura do coco. Reponha a outra metade do bolo, regue com o resto do leite, deixe secar um pouco, cubra todo o bolo com o creme de chocolate e sirva. Se quiser, polvilhe com coco ralado.

MIMINHOS DA BOMBOM #1


Em Maio recebi uma encomenda. Eram estes miminhos da Bombom, as sementes de Phisális, uns saquinhos lindos bordados para nozes e louro. O do louro até trazia o dito dentro que é do quintal da bombom. Foram logo para a minha cozinha, até a decoração está em azul igual ao bordado. Acompanhar uma pequena cartinha muito carinhosa. Quando recebi a encomenda "chorei que nem uma Madalena arrependida". Tanto carinho de uma pessoa que não me conhece pessoalmente(eu já por si sou muito chorona e então nesta face da minha vida estou muito mais sensível). Um muito obrigada querida Bombom(Fátima). As sementes foram logo no outro dia para o vaso, não foram logo nesse dia porque quis um vaso do Ikea. Quando começar a dar o fruto eu depois tiro uma foto e posto...